O governo acusa a tecnologia gigante de controlar 87% do mercado de publicidade digital e propõe a venda de plataforma e a abertura de código

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O Departamento de Justiça dos EUA solicitou que o Google fosse dividido para resolver seu suposto monopólio na tecnologia de publicidade digital, em uma audiência começou na segunda -feira (22) no Tribunal Distrital Leste da Virgínia, conforme revelado por New York Times.
A juíza Leonie M. Brinkema decidirá nos próximos meses das medidas, que podem remodelar o setor.

O governo defende a divisão estrutural
- Na sua abertura, o Departamento de Justiça pediu ao Google que vendesse o software que conecta anunciantes aos editores e abriu o código de ferramentas usadas no espaço de publicidade de leilão.
- “Não menos que um desinvestimento estrutural é suficiente para trazer mudanças significativas”, disse Julia Tarver Wood, advogada do governo.
- O departamento afirma que o Google controla 87% do mercado de tecnologia de publicidade dos EUA e monopoliza três peças essenciais: o sistema de inventário do editor, as ferramentas de licitação do anunciante e a bolsa de anúncios.
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O Google disputa e propõe alternativas
O Google argumentou que a proposta é “radical e imprudente”, oferecendo mudanças mais graduais no software, compatíveis com os concorrentes e ajustando os Adururders.
A juíza Brinkema já havia sinalizado que está considerando a divisão como uma opção, ao contrário de outro caso recente que envolve o monopólio de busca, onde a empresa evitou a venda do navegador Chrome.
Impacto potencial
Especialistas dizem que a decisão pode definir precedentes para processos antitruste, envolvendo outros gigantes da tecnologia, como Goal, Amazon e Apple.
O julgamento deve durar de duas a três semanas, e seus resultados podem influenciar como o governo e os tribunais tratam grandes empresas sobre o comércio e a comunicação digital.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.