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terça-feira, setembro 23, 2025

O que está em jogo no julgamento do Google?

TecnologiaO que está em jogo no julgamento do Google?


O governo acusa a tecnologia gigante de controlar 87% do mercado de publicidade digital e propõe a venda de plataforma e a abertura de código

Imagem: Sockagphoto/ShutterTock

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O Departamento de Justiça dos EUA solicitou que o Google fosse dividido para resolver seu suposto monopólio na tecnologia de publicidade digital, em uma audiência começou na segunda -feira (22) no Tribunal Distrital Leste da Virgínia, conforme revelado por New York Times.

A juíza Leonie M. Brinkema decidirá nos próximos meses das medidas, que podem remodelar o setor.

Martelo da corte na frente do Google
O público desta semana pode redefinir o poder dos gigantes da tecnologia on -line e influenciar casos contra Meta, Amazon e Apple (Potashev Aleksandr/Shutterstock)

O governo defende a divisão estrutural

  • Na sua abertura, o Departamento de Justiça pediu ao Google que vendesse o software que conecta anunciantes aos editores e abriu o código de ferramentas usadas no espaço de publicidade de leilão.
  • “Não menos que um desinvestimento estrutural é suficiente para trazer mudanças significativas”, disse Julia Tarver Wood, advogada do governo.
  • O departamento afirma que o Google controla 87% do mercado de tecnologia de publicidade dos EUA e monopoliza três peças essenciais: o sistema de inventário do editor, as ferramentas de licitação do anunciante e a bolsa de anúncios.

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Google
Departamento de Justiça exige vendas de plataforma e abertura de código; Google defende mudanças limitadas para manter a concorrência (Imagem: Bluestork/Shutterstock)

O Google disputa e propõe alternativas

O Google argumentou que a proposta é “radical e imprudente”, oferecendo mudanças mais graduais no software, compatíveis com os concorrentes e ajustando os Adururders.

A juíza Brinkema já havia sinalizado que está considerando a divisão como uma opção, ao contrário de outro caso recente que envolve o monopólio de busca, onde a empresa evitou a venda do navegador Chrome.

Impacto potencial

Especialistas dizem que a decisão pode definir precedentes para processos antitruste, envolvendo outros gigantes da tecnologia, como Goal, Amazon e Apple.

O julgamento deve durar de duas a três semanas, e seus resultados podem influenciar como o governo e os tribunais tratam grandes empresas sobre o comércio e a comunicação digital.

O Google enfrenta o risco de dividir no julgamento histórico antitruste (Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.



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