O capitão da Air India teria feito um apelo assustador quando saiu de casa no dia do acidente mortal.
Sumeet Sabharwal deu uma mensagem assustadora a um segurança em seu complexo de apartamentos de Mumbai antes de ir para o cockpit do voo 171.
“Por favor, cuide de Papa. Voltarei em breve”, disse o piloto de 56 anos à guarda Sunil Lokhande, de acordo com O telégrafo.
Foi a última coisa que ele disse em casa antes de morrer no acidente de horror em 12 de junho.
Lokhande, o segurança da residência de Sabharwal em Jal Vayu Vihar, Mumbai, lembrou o que agora pode ser entendido como o adeus final do piloto.
Ele disse ao Telegraph: “Não posso esquecer o último momento, quando ele passou a mão pelos cabelos, como sempre o fez, e disse: ‘Como você está Sr. Lokhande. Por favor, cuide do papai e voltarei em breve’.
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“Ele sorriu e foi embora. Você nunca imaginou que ele levou qualquer tristeza por dentro.”
Agora, os investigadores dizem que o piloto pode ter girado manualmente os dois interruptores de combustível guardados para a posição de “corte”-um movimento que especialistas em aviação dizem que só poderia ter sido deliberado.
De acordo com as gravações do cockpit, o co-piloto pode ser ouvido perguntando: “Por que você cortou?”
Sabharwal respondeu, aparentemente estranhamente calmo: “Eu não o fiz.”
Mas os investigadores dos EUA, revisando os dados de voo, dizem que os interruptores foram invertidos um segundo – e depois voltados em dez segundos depois, tarde demais para reiniciar os motores.
O Boeing 787 Dreamliner mergulhou em um hotel que abrigava estudantes de medicina apenas 30 segundos após a decolagem.
Um total de 241 passageiros e tripulantes, além de 19 pessoas no chão foram mortas na tragédia.
Apenas uma pessoa – Vishwash Ramesh – milagrosamente sobreviveu.
Três dias antes do acidente, Sabharwal teria dito ao pai idoso, Pushkaraj, que estava planejando renunciar à Air India e se mudar para casa permanentemente para cuidar dele.
Seu ex -colega Neil Pais disse ao Telegraph: “Ele estava realmente considerando a aposentadoria antecipada nos próximos dois anos.
“Seu pai é muito velho, e ele ia cuidar dele em tempo integral. Esse era o plano.”
Sabharwal teria lutado com o luto após a morte de sua mãe em 2022.
Ele também se separou de sua esposa e se mudou de Dehli para Mumbai para estar mais perto de seu pai.
Piloto veterano sob escrutínio
O capitão Sabharwal registrou mais de 15.000 horas de vôo e era conhecido como um folheto calmo e capaz.
Ele nunca esteve envolvido em um grande incidente até o voo 171.
Mas sua saúde mental está agora sob revisão.
Apesar de passar em um exame médico de classe I em setembro, o Telegraph relata que os investigadores indianos estão investigando alegações que ele se despediu anteriormente para a depressão.
Amigos e colegas o descreveram como humilde, gentil e intensamente privado.
Alguns o chamavam de “herói”, outros “saco triste” – um apelido de seus dias de escola voadora por causa de seus olhos melancólicos.
‘Mão humana envolvida’
Especialistas em aviação dizem que os interruptores usados para cortar combustível são fisicamente protegidos e exigem ação manual deliberada para se mover.
Não há cenário de emergência em que os dois motores sejam desligados após a decolagem.
O capitão Steve Scheibner disse: “Quando você coloca os dois interruptores de corte de combustível para cortar, isso abastece os motores e ambos chamam.
“Não existe um universo em que exista algum procedimento na história do voo comercial, onde você coloca os dois interruptores de controle de combustível para cortar, deixe -os lá por 10 segundos, logo após a rotação”.
Ele acrescentou Havia uma “mão humana” por trás da tragédia do vôo ai 171 – e insistiu A própria aeronave não era a culpa.
O piloto experiente e o respeitado analista de aviação, disse Piers Morgan Sem censura: “Minha opinião é que o avião estava operando exatamente da maneira que foi projetada, acho que não havia nada de errado com essa aeronave em particular.
“Algumas coisas são claras e algumas coisas são claras, seja intencional, colocando os interruptores de controle de combustível para cortar ou não intencionais, são duas coisas diferentes.
“Mas eu realmente acredito firmemente que tinha que haver uma mão humana em ambos para que eles cortassem.”
Investigação em andamento
O Departamento de Investigação de Acidentes de Aeronaves da Índia (AAIB) divulgou um relatório preliminar, confirmando que os interruptores foram invertidos, mas parando de atribuir culpa.
As autoridades americanas acreditam que as evidências sugerem uma ação humana deliberada.
Algumas fontes afirmam que uma investigação criminal pode ser justificada se o acidente ocorreu em solo americano.
A Air India diz que está cooperando totalmente, mas se recusou a comentar as descobertas.
“Continuamos lamentando a perda”, disse um porta -voz.
“Dada a natureza ativa da investigação, não podemos comentar detalhes específicos e encaminhar todas essas perguntas ao AAIB”.
Principais conclusões do relatório preliminar da Air India
- Desligamento duplo do motor – Os interruptores de corte de combustível foram movidos de ‘corrida’ para ‘corte’
- Confusão entre pilotos – Cockpit Audio confirma que um piloto perguntou ‘Por que você cortou’, o outro respondeu ‘eu não’
- Rato implantado – Como visto nas imagens do CCTV antes do acidente, a turbina Ram Air (rato) que atua como uma fonte de energia de backup em caso de emergências implantadas
- Relunda do motor tentou – Os interruptores de combustível foram encontrados retornados para ‘executar’ no local do acidente
- 32 segundos – o tempo Aeronaves estava no ar antes de travar
- Incompatibilidade de alavancas de empuxo – As alavancas de impulso encontradas no Idle, mas os dados da caixa preta mostram que o impulso de decolagem ainda estava envolvido
- Passe de teste de combustível – combustível estava limpo sem contaminação
- Configuração normal de decolagem – retalhos e trem de pouso configurados corretamente
- Sem atividade de aves – céu limpo, boa visibilidade, ventos leves
- Credenciais piloto claro – Medicamente apto e descansado
- Nenhuma sabotagem detectada – Embora a FAA tenha alertado sobre uma vulnerabilidade conhecida de comutação de combustível não verificada pela Air India
- Carregamento de aeronaves – O voo estava dentro dos limites de peso e equilíbrio