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Benefício do INSS cresce 10% ao ano e gera pressão nas contas públicas

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O benefício de benefício contínuo (BPC), pago aos idosos e pessoas com deficiência em vulnerabilidade pelos INSs, tornou -se um dos principais pontos de preocupação nas finanças públicas brasileiras. Em abril de 2025, os gastos com o programa atingiram R $ 10,7 bilhões, um crescimento real de 10% no mesmo mês de 2024. Com um ritmo de expansão mais rápido do que outros programas sociais, o BPC aborda o nível de Bolsa Familia, iluminando o aviso do presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.

Com 6,4 milhões de beneficiários em 2024, o BPC excedeu as estimativas iniciais e continua a crescer, puxado por mudanças legais, decisões judiciais e um processo de burocracia que facilitou o acesso. A previsão do governo é que, mantendo esse ritmo, o programa excede a Bolsa Familia em despesas entre 2028 e 2031.

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Entenda o que é o BPC

BPC INSS
Imagem: Freepik e Canva

Um direito garantido pela Constituição

O BPC É um benefício previsto na Constituição Federal, destinada a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que provam baixa renda familiar. Ele garante o pagamento de um salário mínimo mensal (atualmente R $ 1.518) e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mas financiado diretamente pelo Tesouro Nacional-que o torna uma despesa obrigatória e sem limite de orçamento pré-estabelecido.

Ao contrário de programas como a Bolsa Familia, que podem ser ajustados de acordo com a disponibilidade do orçamento, o BPC não pode ser limitado administrativamente. Esse recurso torna seu controle tributário mais difícil e seu crescimento mais impactante nas contas públicas.


Por que o BPC está crescendo tão rápido?

As mudanças legais aumentaram a concessão do benefício

Desde 2020, o Congresso Nacional e o poder executivo promoveram mudanças significativas nas regras de concessão do BPC. Entre as principais mudanças estão:

  • Lei nº 13.982/2020: Flexível O critério de renda per capita, de “menor” a “igual ou inferior” a um quarto do salário mínimo.
  • Lei nº 14.601/2023: autorizou o acúmulo do BPC com outros programas de transferência de renda.
  • Lei nº 14.176/2021: Avaliação social remota instituída, acelerando a análise de solicitações.

Além disso, as ordenanças ministeriais simplificaram as demandas documentais e tornaram o processo de concessão mais ágil. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, essas mudanças foram necessárias para garantir o acesso ao direito das populações anteriormente excluídas por barreiras burocráticas.


Judicização como um motor do aumento das despesas

Outro fator decisivo no crescimento do BPC é a judicização. Muitos pedidos de benefícios são negados administrativamente, mas acabam sendo concedidos por decisões judiciais. Os tribunais autorizaram o pagamento mesmo em casos que não atendem a todos os critérios legais, especialmente renda.

A prática cria um efeito dominó: aumenta o número de beneficiários e reduz o poder do governo de revisar e controlar o banco de dados. Até 2024, o número de beneficiários aumentou 10% em comparação com 2023, que já havia registrado um aumento de 11%. Essa tendência coloca o BPC como um dos programas mais crescentes entre as políticas sociais do país.


Comparativo com Bolsa Familia

Avanço do BPC e a retração da Bolsa Familia

À medida que o BPC cresce, a Bolsa Familia, a principal vitrine social do governo Lula, registrou uma queda nos pagamentos. Em abril de 2025, o programa transferiu R $ 13,7 bilhões para as famílias brasileiras, uma redução real de 7% no mesmo mês do ano anterior.

Segundo o governo, a retração se deve à melhoria da renda familiar, impulsionada pela redução do desemprego e formalização do mercado de trabalho. Em 2024, cerca de 1,3 milhão de famílias deixaram a Bolsa Familia porque excederam o critério de renda – quase o dobro do número registrado em 2023.

No entanto, a diferença entre os dois programas é notável:

Recurso BPC Bolsa da família
Valor por beneficiário R $ 1.518 R $ 667,49 (média por família)
Natureza legal Obrigatório Discricionário (ajustável)
Crescimento anual +10% a +11,3% -7%
Fonte de financiamento Tesouro nacional Orçamento da União

Debates em resistência ao governo e político

Haddad Ir
Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Haddad apresenta dados, mas mudanças enfrentam oposição

Em uma reunião com líderes do partido realizada em 8 de junho, o ministro das Finanças, Fernando Haddad, apresentou gráficos mostrando a escalada do BPC. Embora o programa não tenha sido alvo das medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo, ele foi citado como um ponto de atenção nos debates internos.

O Planalto Palace reconhece que o crescimento do BPC é insustentável a longo prazo, mas enfrenta obstáculos políticos para propor mudanças. Mudanças nos critérios de elegibilidade ou cálculo são observadas com suspeita de parlamentares e movimentos sociais, que defendem a manutenção do benefício como um direito social básico.

A pressão fiscal gerada pelo BPC ocorre no momento em que o governo precisa atingir os objetivos da nova estrutura tributária, o que limita o crescimento real das despesas públicas a 2,5% ao ano. O aumento acelerado em um benefício obrigatório compromete esse esforço.


O que está em jogo

Sustentabilidade tributária x Proteção Social

O crescimento do BPC ilustra um dilema recorrente na política brasileira: como equilibrar a responsabilidade fiscal com a garantia de direitos sociais. Para os especialistas, o problema não está no valor do benefício, mas na velocidade com que a base de beneficiários cresce, sem instrumentos eficazes de contenção.

Embora a Bolsa Familia possa ser redimensionada de acordo com a situação fiscal, o BPC não oferece essa flexibilidade. Se nenhuma medida for tomada, o risco é para o orçamento federal ser lançado, comprometendo investimentos em outras áreas essenciais.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com



Fonte Seu Crédito Digital

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