Tudo sobre Estados Unidos
Um relatório oficial emitido pelo Escritório Representante dos Estados Unidos (USTR) confirma que o Brasil está em monitoramento pelos EUA desde 2022. A razão por trás desse comportamento é o PIX: o sistema de transferência bancária gratuito, instituído pelo Banco Central até 2020.
No documento, há a seguinte passagem:
Os Estados Unidos estão monitorando de perto os desenvolvimentos relacionados ao mercado eletrônico de pagamento de varejo no Brasil para garantir que o banco central [BC] O brasileiro facilita condições equitativas para todos os participantes do mercado, dado o duplo papel de BC como regulador e operador do PIX, um serviço de pagamento de varejo real.
– Escritório Representante dos Estados Unidos (USTR)
O relatório pode ser lido na íntegra Clicando aqui.

Também de acordo com o documento do USTR, o uso de pix no Brasil Institutos “Barreiras ao comércio exterior“. Eles argumentam que Pix poderia até afetar exportações futuras, investimentos e comércio dos EUA e 63 outros territórios, como o Reino Unido e o próprio Brasil.
Para aqueles que estão com pressa:
- O Escritório Representante dos Estados Unidos (USTR) Ele estava de olho em Pix desde 2022, como aponta um documento on -line emitido pelo escritório;
- Nesta semana, o líder do USTR Jamieson Greer, veio publicamente informar que Pix está oficialmente sob investigação pelo governo dos EUA;
- Analistas financeiros reverberam que esse interesse do governo dos EUA é principalmente para ver Pix como um método concorrente contra outras soluções de pagamento de nós advertidas.
Leia mais:
Para que serve o USTR?
O USTR é um braço do Escritório Executivo da Presidência dos EUA. Em geral, eles são responsáveis por tarefas que envolvem o desenvolvimento e a coordenação política do comércio internacional em contato com os EUA; O que explica por que esse departamento, exclusivamente, é tão interessante no sistema financeiro brasileiro.

Na quinta -feira passada (16), o escritório representativo dos Estados Unidos chegou publicamente ao público e confirmou que uma investigação foi iniciada para analisar os hábitos comerciais do Brasil, como o PIX.
Jamieson Greer, que atua como o principal líder da USTR, relataram que a investigação era uma ordem direta do atual presidente Donald Trump.
A justificativa do presidente é a seguinte: [abrimos uma investigação para] ““Aumentar os ataques do Brasil às empresas de mídia social dos EUA, bem como outras práticas comerciais injustas que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovações tecnológicas dos Estados Unidos.““
Analistas de mercado financeiro reverberam, no entanto, que A atitude de Trump em investigar “práticas injustas” do sistema financeiro do Brasil tem mais a ver com a concorrênciade acordo com profissionais ouvidos por Agência Brasil.
Embora o PIX seja gratuito e público, outros métodos de pagamento, desenvolvidos nos EUA (mas também operando no Brasil), são o segundo, ‘prejudicando’ a economia dos EUA.