A decisão integral atende à empresa japonesa solicitar que detém a patente para a conexão 4G em carros vendidos no Brasil
As operações byd chinesas sofreram um grande revés nesta semana. Isso ocorre porque os tribunais brasileiros determinaram a suspensão das vendas de modelos equipados com a Internet 4G. Lembrando que todos os carros oferecidos pela montadora tem o recurso.
A liminar do 1º Tribunal de Negócios do Rio de Janeiro atendeu a um pedido da ponte IP Kaisha de Deus. A empresa japonesa detém a patente PI 0908287-5 para a conexão em carros vendidos no Brasil.

BYD pode ser multado se você seguir usando a tecnologia
De acordo com a ordem judicial, a BYD deve suspender o uso da tecnologia dentro de cinco dias após a intimação. No caso de não conformidade com a medida, será aplicada uma multa diária de R $ 20 mil (inicialmente limitada a R $ 600 mil).
O fabricante chinês ainda deve parar de equipar seus veículos com o módulo patenteado pela IP Bridge e informar quantas unidades foram vendidas com o equipamento. Finalmente, a decisão estabelece que a Companhia prova, em dez dias, as ações tomadas para cumprir a ordem judicial.

De acordo com a IP Bridge, a BYD estaria usando a tecnologia sem autorização adequada. A Companhia afirma que mais de 85% dos fabricantes que usam o módulo de conectividade protegidos por patentes, válidos até 2030, já assinaram contratos de licenciamento.
Leia mais

O que a montadora chinesa diz
- Byd informou que ainda era formalmente citado sobre a decisão do tribunal.
- Ele também apontou que “a conectividade em carros é baseada em um amplo ecossistema, apoiado por várias patentes, pertencentes a diferentes titulares, sendo usados por fabricantes e fornecedores em todo o mundo”.
- E que, como o caso está sob justiça secreta, aguardará o acesso oficial ao arquivo para analisar o caso.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.