13 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 13, 2025

ligações de telemarketing deixarão de ter prefixo 0303

Tecnologialigações de telemarketing deixarão de ter prefixo 0303


Empresas e entidades que fazem um grande volume de chamadas telefônicas não precisam mais identificar suas chamadas usando o prefixo 0303. A decisão é do Conselho de Administração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O código não -geográfico (CNG) de So -chamado foi criado em 2021 para proteger o consumidor de chamadas indesejadas, dando a opção de responder ou não. A triagem aplicada a serviços de telemarketing ativos – telecomunicações, varejo, crédito, seguro, imóveis.

No dia 7, no entanto, o consultor Vicente Bandeira de Aquino, relator do caso, atendeu a uma solicitação enviada em uma petição assinada por várias entidades, incluindo a Legião de Good Will (LBV) e a União Nacional de Telefone, Mobile e Serviço Pessoal (Conexis Brasil Digital), De acordo com AgÊncia Brasil.

O argumento

O conselheiro destacou a contestação feita por diferentes entidades, de vários setores, que, segundo ele, enfatiza a relevância e o impacto do assunto. Na sua opinião, Aquino reconheceu que as pessoas provavelmente não respondem à conexão identificada pelo número 0303.

“O uso desse recurso de numeração para serviços de telemarketing produziu uma estigmatização das chamadas que a usam”, disse Aquino, avaliando que a obrigação transmitia à população a idéia de que qualquer chamada com prefixo 0303 seria inocente.

“Reconheço, portanto, a aversão demonstrada pelos usuários às chamadas e considero, portanto, que o uso desse código não é obrigatório”, argumentou Aquino, propondo que a identificação se torne opcional. A proposta foi aprovada pelos outros conselheiros da Anatel.

(Imagem: Carmenmurillo/Istock)

Leia mais:

Origem verificada

Ao mesmo tempo, o Conselho de Administração de Anatel decidiu antecipar O período de adesão das empresas que realizam mais de 500 mil ligações por mês para Serviço de origem verificada. As empresas terão 90 dias para se adaptar ao processo.

A identificação permanece opcional, permitindo ao consumidor saber exatamente quem está fazendo a chamada. A autenticação se torna obrigatória para chamadas grandes, fornecendo dados e informações da ANATEL que permitem desempenho mais preciso e eficaz no combate ao abuso.

  • O que é identificação? É a apresentação de informações visuais ao usuário receptor, como o nome do callor, imagem (logotipo) e propósito da conexão;
  • Qual é a diferença para a autenticação? Autenticação é o processo técnico de validar o número de origem da chamada – ou seja, se o número realmente corresponde ao usuário que está originando a conexão.
Anatel antecipado período de adesão das empresas de telemarketing para o serviço de origem verificado (Pawel Kacperrek/Istock)

A Anatel decidiu que a autenticação é universal em toda a rede dentro de três anos, conforme estabelecido no novo regulamento de serviços gerais de telecomunicações. A agência também elaborará um plano de ação para rastrear todos os agentes envolvidos na cadeia de mensagens.

“Com essas medidas, a Anatel reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos do consumidor e promovendo um ambiente de telecomunicações mais seguro, transparente e confiável para toda a sociedade”, diz o comunicado.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Latest sport news. Rules of civil procedure and national codes in civil law systems—but the core principles remain consistent globally. South africa recognizes sign language as 12th national language.