A tecnologia espera aumentar a agilidade na solução de problemas

Tudo sobre Inteligência artificial
A Eletrobras fez uma parceria com a empresa C3 AI para usar a inteligência artificial na operação de redes de eletricidade no Brasil. O objetivo é monitorar e resolver falhas em tempo real, modernizando a transmissão elétrica no país.
As duas empresas confirmaram a negociação em comunicado à agência Reuters.

Eletrobras usará IA na grade de energia brasileira
Com a parceria, a Eletrobras adotará a inteligência da grade da IA do sistema AI C3. O EE já foi implementado em dez subestações energéticas da empresa no ano passado e agora chega a todas as redes elétricas do operador.
Vale lembrar que a Eletrobras é o maior operador de eletricidade do Brasil, representando 37% do sistema nacional interconectado. Existem mais de 74 mil quilômetros de linhas.
O objetivo da empresa é usar o IA para monitorar e resolver falhas em tempo real, tornando a operação mais segura e confiável. Para isso, o sistema AMA identifica grupos de incidentes, determina os locais ou equipamentos afetados e fornece suporte para uma rápida tomada de decisão – algo que levaria minutos ou horas.
A implementação espera superar os desafios comuns no Brasil, como danos causados por incêndios próximos a redes elétricas (que são muito comuns). De acordo com a Pablo Flores, gerente de proteção executiva, automação e controle da Eletrobras, a empresa espera responder a incidentes de maneira mais eficaz e ágil.
O valor do contrato não foi divulgado.

IA e redes elétricas tornaram -se uma combinação comum
Eletrobras não é o primeiro a implementar a inteligência artificial em sua operação.
Outras empresas de todo o mundo usaram a tecnologia para se preparar para uma operação maior e mais complexa, especialmente diante da iminência de eventos climáticos extremos, aumento da demanda e diversificação de matrizes elétricas.

Leia mais:
- Uma das razões para aumentar a demanda por eletricidade no Brasil e no mundo tem a ver com a inteligência artificial – especialmente data centers;
- Os data centers são centros de processamento de dados, uma instalação que mantém servidores, computadores e outros equipamentos responsáveis pela operação de IA. E eles gastam muita energia;
- Isso já se tornou um problema no Brasil, como nos Estados Unidos e na Europa, onde a operação desses centros deve aumentar o preço da energia e da terra para a instalação;
- Aqui, vários projetos de data centers estão saindo do papel, esperando um grande aumento no consumo de eletricidade – equivalente ao de 16,4 milhões de casas.
Aprenda os detalhes aqui.