15.9 C
São Paulo
terça-feira, agosto 26, 2025

O plano da IBM para redefinir os limites da computação quântica

TecnologiaO plano da IBM para redefinir os limites da computação quântica


As empresas apostam em arquitetura híbrida que combina Quantum, HPC e iria resolver problemas além do alcance dos computadores clássicos

Imagem: SHU Studio/Shutterstock

Compartilhe este artigo

IBM e AMD anunciou uma parceria Desenvolver uma nova arquitetura de computação híbrida que combina computação quântica com computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial.

As empresas confiam que essas tecnologias podem “abordar problemas reais -mundiais a velocidade e escala sem precedentes”.

Logotipo da AMD em uma tela de smartphone
A parceria entre a IBM e a AMD integra máquinas quânticas e supercomputadores tradicionais para acelerar descobertas em ciência, medicina e finanças (imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Como funciona a abordagem híbrida

  • A idéia é permitir que cada tecnologia resolva partes específicas de um problema de maneira complementar: enquanto os computadores quânticos simulam átomos e moléculas, os supercomputadores clássicos analisam grandes volumes de dados.
  • Essa abordagem pode acelerar descobertas em áreas como medicamentos, materiais, finanças e logística, indo além do que os sistemas tradicionais podem.
  • As empresas estão explorando como integrar as CPUs, GPUs e FPGAs da AMD com computadores quânticos da IBM para criar algoritmos não publicados.
  • Uma primeira demonstração deve ocorrer ainda este ano, também apoiando o plano da IBM de desenvolver computadores quânticos defeituosos até o final da década.

Leia mais:

A computação quântica híbrida pode ter um impacto direto em áreas como descoberta de medicamentos, logística e otimização de processos (foto: dkosig/istock)

Impacto e parcerias globais

“A computação quântica simulará o mundo natural e representará informações de uma maneira totalmente nova”, disse Arvind Krishna, CEO da IBM.

“Enquanto fazemos parceria com a IBM, vemos enormes oportunidades para acelerar a descoberta e a inovação”, acrescentou Lisa Su, CEO da AMD.

Além dessa colaboração, a IBM já avança em outros projetos globais, como a instalação do IBM Quantum System dois no Japão, em parceria com Riken, e iniciativas com a Cleveland Clinic e a Lockheed Martin.

A Global Alliance procura explorar o potencial da abordagem híbrida (imagem: abaixo do céu/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

New york city helicopter crash latest : authorities search for answers after 6 killed – abc news. Can ai defense contracts push palantir shares higher ?.