O primeiro árbitro negro da Premier League, Uriah Rennie, faleceu tragicamente aos 65 anos.
A lenda Rennie havia aberto recentemente uma condição rara que o deixou paralisado da cintura para baixo.
Uma vez descrito como o árbitro “mais apto” da divisão principal da Inglaterra, Rennie arbitrou mais de 300 partidas de vôo entre 1997 e 2008.
Mas depois de sentir intensa dor nas costas durante as férias na Turquia no ano passado, Rennie foi internado no Hospital Geral do Norte em outubro.
Ele disse ao BBC.
“No final do feriado, eu não conseguia dormir uma piscadela da dor e, quando cheguei em casa, eu mal conseguia andar.
“Passei um mês deitado de costas e outros quatro meses sentados na cama.
“Eles me mantiveram no hospital até fevereiro, encontraram um nódulo empurrando na minha coluna e era uma condição neurológica rara, para que não seja algo em que eles possam operar.
“Eu tive que aprender a me mudar de novo, estou preparando minhas pernas.”
Ele continuou: “Era estranho – eu fui de correr pela cidade para essencialmente estar em tração por tanto tempo.
“Eu não tive problemas anteriores nas costas, mas de repente não consegui me mudar e estava em uma unidade espinhal”.
Tendo sido um magistrado em Sheffield Desde 1996 e fez campanha por questões como melhorar a igualdade e a inclusão no esporte, Rennie estava prestes a iniciar um novo papel como chanceler da Universidade de Sheffield Hallam quando entrou no hospital.
Mais tarde, ele passou grande parte de seu tempo em fisioterapia e concluindo exercícios de movimento em sua casa.
Descrevendo seu estado de movimento há alguns meses, ele disse: “Eu posso mover meus pés e posso ficar com uma estrutura presa à minha cadeira de rodas, mas preciso trabalhar em meus glúteos.
“Eu balanço na minha cadeira fazendo meus exercícios, sou um paciente muito bom e compatível.
“Foi frustrante, mas a família e os amigos foram inestimáveis, o hospital foi absolutamente excelente e a universidade foi excepcional”.
Rennie fez história em 1997, quando se tornou o Premier Leagueo primeiro árbitro negro, oficiando uma partida entre Condado de Derby e Wimbledon.
Uma declaração da FA dizia: “O departamento de arbitragem da FA está triste ao saber da morte do ex -árbitro da FIFA e da Premier League, Uriah Rennie.
“Uriah será lembrado para sempre como um verdadeiro pioneiro do jogo. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Uriah neste momento”.
Homenos a Rennie estão chegando, com o Sheffield United postando nas mídias sociais: “O Sheffield United está triste ao saber da morte de Árbitro Popular e Transportador Uriah Rennie. Nossos pensamentos estão com seus amigos e familiares naquele momento”.
E o ex-atacante da Liga do Premier, Stan Collymore, disse: “Incrivelmente triste ao saber da morte do árbitro Uriah Rennie.
“Um pioneiro, pioneiro e uma boa referência sangrenta em paz, referência.”
A Sheffield FA também prestou homenagem a Rennie, dizendo: “Estamos profundamente tristes ao saber da morte de nossa antiga cadeira e árbitro pioneiro, Uriah Rennie.
“Uriah fez história como o primeiro árbitro negro da Premier League, oficiando mais de 300 jogos de primeira linha entre 1997 e 2008.
“Ele quebrou barreiras, moldou nossa comunidade de futebol e inspirou gerações vindouras.
“Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Uriah neste momento difícil”.