17.8 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 12, 2025

França tem seus primeiros bilionários da IA — e eles são da Mistral

TecnologiaFrança tem seus primeiros bilionários da IA — e eles são da Mistral


O presidente Emmanuel Macron prometeu que a França se tornaria um Centro Europeu Para empresas de inteligência artificial (IA). E o plano parece estar em caminho certo – graças aos três fundadores da AI Mistral, que acabaram de se tornar os primeiros bilionários do setor no paísAssim, De acordo com Bloomberg.

Startup atingiu o valor de mercado 11,7 bilhões de euros (R $ 73,9 bilhões, em conversão direta) Após uma rodada de financiamento que pretendia coletar 1,7 bilhão de euros (R $ 10,7 bilhões). Entre os investidores estão o fabricante de chips ASMLa empresa de investimentos do setor de tecnologia Global DST e o banco público francês BPIFRANCE.

Medch mestral
CEO da Mistral, Arthur Measch, em um evento com Macron, Jensen Huang, de Nvidia, e Maurice Lévy, ex -diretor executivo da Publicis (Imagem: Reprodução)

Agora, o CEO da empresa, Arthur Mensch33, e co -folhadores Timothee Lacroix, 34, e Guillaume Lample, 34, cada um tem um patrimônio líquido de US $ 1,1 bilhão (R ​​$ 5,92 bilhões)De acordo com os bilionários do Bloomberg. O trio tem pelo menos 8% Participação em Mistral, fundada em 2023, em Paris (França).

A França Startup está se expandindo

  • Mensch é a pessoa encarregada de liderar os esforços para captação de recursos para a startup, que recebeu apoio público de Macron;
  • Formado na mais prestigiada Escola de Engenharia na França, o École PolytechniqueEle teve um tempo de três anos no Google Deepmind. Lample, cientista -chefe da Mistral e Lacroix, diretor de tecnologia, trabalhou no Meta antes do próprio negócio;
  • No momento, 350 funcionários trabalhar para startup em um prédio no centro de Paris, bem como escritórios em EUA, Reino Unido, Luxemburgo e Cingapura;
  • O valor total dos contratos da empresa é 1,4 bilhão de euros (R $ 8,84 bilhões)De acordo com o relatório.
Medch mestral
Mensch participa de um evento que oficializou a criação do maior campus de pesquisa da IA ​​da Europa em Paris (Imagem: Reprodução)

Leia mais:

Divirtando a disputa

O principal produto de Mistral é o seu chatbot chamado “Le chat“Além de outros generais de modelos de idiomas (LLMS). O objetivo é se colocar como um Alternativa européia Para Chatgpt, do US Openai e Deepseek, da China.

Entre Recursos já disponíveis no LE Chatsão a geração de Agentes da IAAssim, Pesquisa profundaInsights sobre dados estatísticos, Análise de imagemAlém de aplicações para Marketing, finanças, engenharia, computação, recursos humanos e conformidade.

““Temos um certo peso em nossos ombrosPorque nós somos a única empresa européia que fornece [IA generativa]“Mensch disse em entrevista a TV Bloomberg Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça) no início deste ano. “O independência O que temos é algo que valorizamos muito … Não estamos à venda“Ele disse.

Le -bate -papo Mistral
O Le Chat quer se colocar como uma alternativa européia para Chatgpt e Deepseek (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Recentemente, dois modelos de inteligência artificial desenvolvidos pela startup francesa apresentados Respostas altamente perigosas e eticamente alarmanterelacionado a Exploração sexual infantilDe acordo com um novo relatório da empresa de segurança dos EUA Enkrypt ai.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Family fun park coming to gloucester park.