16.3 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 18, 2025

Lula assina MP com incentivos para data centers no Brasil

TecnologiaLula assina MP com incentivos para data centers no Brasil


Com o escritor, o governo brasileiro oferece isenção de centerões de tributação, em troca de investimentos locais e uso de energia limpa

(Imagem: Alexlmx / Shutterstock.com)

Compartilhe este artigo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinado nesta quarta -feira (17) a medida provisória que estabelece o EscritaPlano Nacional de Incentivos para a Instalação de Data centers no brasil.

A medida fornece isenção de imposto como IPI, PIs/PASEP e Cofins na compra de equipamentos de tecnologia de informações e comunicação, bem como isenção do imposto sobre a importação se os produtos não forem fabricados no país. Por outro lado, as empresas devem investir na indústria nacional, alocar parte dos serviços aos mercados domésticos e seguir sustentabilidade no uso de energia e água.

Segundo o governo, o MP antecipa mudanças previstas no Reforma tributária de 2027Garantir que as empresas não adiassem investimentos importantes para o setor. Os benefícios serão válidos por até cinco anos e a adesão à escrita será opcional. O ministro das Finanças, Fernando Haddadafirmou que a medida é essencial para garantir o Soberania digital e reduzir a dependência do processamento de dados no exterior.

escrita
Impostos zero do governo federal sobre data centers (Imagem: Reprodução/Canalgov)
  • A medida prevê um renúncia a impostos estimado em aproximadamente R $ 7,5 bilhões nos próximos três anos.
  • Empresas que ingressam no programa terão IPI, PIs/PASEP, cofins e imposto sobre importação Na aquisição de equipamentos de TIC para data centers.
  • O governo avalia que esses estímulos têm o potencial de atrair até R $ 2 trilhões em investimentos Nos próximos dez anos.
  • Segundo Haddad, atualmente sobre 60% dos dados do Brasil Eles são processados ​​em estruturas fora do país, especialmente nos Estados Unidos.
  • A idéia da redação é trazer esse processamento para o território nacional, garantindo mais barato e serviços de seguro Para os brasileiros, além de promover o desenvolvimento da indústria local.

Condições para adesão e contrapartes

Para obter os benefícios, as empresas terão que investir 2% de seus recursos em pesquisa e desenvolvimento em cadeias produtivas digitais no Brasil. Além disso, pelo menos 10% dos serviços prestados deve estar destinado ao mercado doméstico, reforçando o objetivo do governo de aumentar o Auto -suficiência digital.

O MP prevê o uso de energia limpa ou renovável por projetos (Imagem: MDV Edwards / Shutterstock.com)

Os projetos a serem implementados devem seguir os critérios de sustentabilidadeusando energia limpa ou renovável e baixo consumo de águagarantir a eficiência próxima a 0%. MP também prevê mecanismos para incentivar Redistribuição de data centers em todo o paísOferecendo reduções em contrapartes a empresas que abrem unidades fora do sudeste.

Leia mais:

Cenário atual e objetivos de escrita

O Brasil atualmente tem cerca de 165 data centers, ocupando o 10ª posição no mercado mundial. A maioria das instalações está concentrada no sudeste, e a Redata pretende tornar o país mais competitivo, atraindo investimentos bilionários e fortalecendo a infraestrutura de comunicações.

Chip Brasil
O governo brasileiro visa a auto -suficiência tecnológica do país (Imagem: Novikov Aleksey / Shutterstock.com)

Com isso, o governo procura reduzir para apenas 10% o volume de dados processados ​​fora do Brasil, aumentando o Auto -suficiência tecnológica do país.

Ana Luiza Figueiredo

Editor

Ana Luiza Figueiredo é um repórter da aparência digital. Graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlânia (UFU), ela era roteirista do Blues Content, criando conteúdo de TV e Internet.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares