Alia, da Beta Technologies, viajou 160 km com bateria, reforçando os avanços na aviação de baixa emissão e transporte sustentável
Uma raridade da aviação, o plano elétrico Alia, da American Beta Technologies, fez um vôo de 160 km entre Stavanger e Bergen, Noruega, consumindo apenas bateria, conforme explicado por uma história de BBC.
O modelo, capaz de transportar até 560 kg, completou a viagem em 55 minutos, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com o transporte rodoviário.
Alia pode voar até 400 km com uma única carga e recarregar completamente em menos de 40 minutos. Além da carga, o modelo pode ser configurado para transporte médico ou de passageiros, com até cinco assentos.

Recentemente, um voo de demonstração levou passageiros para o Aeroporto JFK em Nova York. A Beta, que tem a Amazon como investidor e UPS como cliente, espera obter a certificação americana ainda este ano.
Desafios de propulsão elétrica
- Apesar do avanço, a gama limitada de baterias continua sendo o principal obstáculo.
- As melhores baterias de lítio ainda têm uma densidade de energia muito mais curta que o combustível de aviação, tornando desafiador os vôos de longa distância.
- Projetos europeus, como Pipistrel Velis Electro, têm certificação, mas estão restritos a treinamento e rotas curtas.
- Até gigantes como a Airbus já se retiraram de projetos elétricos devido a essas limitações.
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Caminhos híbridos e futura aviação
Para superar as restrições, startups como aeroespacial cardíaco estão desenvolvendo aeronaves híbridas, que combinam baterias de combustível convencionais, permitindo voos mais longos e mais passageiros. A beta também planeja aeronaves híbridas e autônomas para fins civis e de defesa.
Os sistemas híbridos oferecem emissões mais baixas, decolagens mais silenciosas e maior flexibilidade operacional, enquanto a tecnologia totalmente elétrica continua sendo a base para os avanços ambientais.
Especialistas afirmam que o futuro da aviação exigirá combustíveis sustentáveis, soluções de hidrogênio ou híbrido, mas ainda existem desafios técnicos e comerciais significativos a serem superados.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.
Layse Ventura é um jornalista (UERJ), mestre em engenharia e gerenciamento de conhecimento (UFSC) e pós -graduação em BI (conquista). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, redator e SEO.