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sábado, setembro 20, 2025

Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico

TecnologiaNoruega testa avião elétrico de carga em marco histórico


Alia, da Beta Technologies, viajou 160 km com bateria, reforçando os avanços na aviação de baixa emissão e transporte sustentável

Imagem: Beta Technologies

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Uma raridade da aviação, o plano elétrico Alia, da American Beta Technologies, fez um vôo de 160 km entre Stavanger e Bergen, Noruega, consumindo apenas bateria, conforme explicado por uma história de BBC.

O modelo, capaz de transportar até 560 kg, completou a viagem em 55 minutos, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com o transporte rodoviário.

Alia pode voar até 400 km com uma única carga e recarregar completamente em menos de 40 minutos. Além da carga, o modelo pode ser configurado para transporte médico ou de passageiros, com até cinco assentos.

Aeronaves elétricas reduz o tempo de viagem em comparação com o transporte rodoviário e pode ser adaptado para carga, passageiros e transporte médico – Imagem: Beta Technologies

Recentemente, um voo de demonstração levou passageiros para o Aeroporto JFK em Nova York. A Beta, que tem a Amazon como investidor e UPS como cliente, espera obter a certificação americana ainda este ano.

Desafios de propulsão elétrica

  • Apesar do avanço, a gama limitada de baterias continua sendo o principal obstáculo.
  • As melhores baterias de lítio ainda têm uma densidade de energia muito mais curta que o combustível de aviação, tornando desafiador os vôos de longa distância.
  • Projetos europeus, como Pipistrel Velis Electro, têm certificação, mas estão restritos a treinamento e rotas curtas.
  • Até gigantes como a Airbus já se retiraram de projetos elétricos devido a essas limitações.

Leia mais:

Voos de demonstração reforçam a importância de aeronaves elétricas e híbridas para reduzir as emissões de carbono e os custos operacionais – Imagem: Beta Technologies

Caminhos híbridos e futura aviação

Para superar as restrições, startups como aeroespacial cardíaco estão desenvolvendo aeronaves híbridas, que combinam baterias de combustível convencionais, permitindo voos mais longos e mais passageiros. A beta também planeja aeronaves híbridas e autônomas para fins civis e de defesa.

Os sistemas híbridos oferecem emissões mais baixas, decolagens mais silenciosas e maior flexibilidade operacional, enquanto a tecnologia totalmente elétrica continua sendo a base para os avanços ambientais.

Especialistas afirmam que o futuro da aviação exigirá combustíveis sustentáveis, soluções de hidrogênio ou híbrido, mas ainda existem desafios técnicos e comerciais significativos a serem superados.

O Aeroespacial Coração tem planos para um avião híbrido que pode alternar entre baterias e combustível de aviação – Imagem: Aeroespacial do coração
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Layse Ventura

Editor de SEO

Layse Ventura é um jornalista (UERJ), mestre em engenharia e gerenciamento de conhecimento (UFSC) e pós -graduação em BI (conquista). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, redator e SEO.



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