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segunda-feira, setembro 22, 2025

Amazon enfrenta julgamento por dificultar cancelamento do Prime

TecnologiaAmazon enfrenta julgamento por dificultar cancelamento do Prime


A FTC acusa a gigante do comércio eletrônico de enganar milhões de clientes e transformar o cancelamento da assinatura em um “labirinto digital”

Imagem: KK Stock/Shutterstock

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A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) começou nesta semana um processo civil contra a Amazon, acusando a empresa de enganar quase 40 milhões de clientes, dificultando o cancelamento do Prime, seu serviço de assinatura com mais de 200 milhões de membros.

O caso, que será julgado em Seattle, é considerado um teste para a ofensiva da FTC contra práticas digitais enganosas, conhecidas como Padrões escuros.

Sede da FTC
A agência regulatória dos EUA deseja proibir táticas que dificultem o fim da assinatura Prime e segure executivos individuais (Imagem: DCstockphotograph/Shutterstock)

Assinatura fácil, cancelamento difícil

  • De acordo com a FTC, a Amazon criou um verdadeiro cancelamento “Maze” – apelidado de “Iliad” – que exigia navegar em quatro páginas e escolher entre 15 opções antes de terminar a assinatura.
  • A agência também acusa a empresa de ocultar informações gratuitas de coleta e teste.
  • A Amazon nega irregularidades e afirma que sempre ofereceu meios simples para o cliente cancelar.

Impacto potencial e precedente

O juiz John Chun já decidiu que a Amazon violou as leis de proteção ao consumidor ao cobrar antes de divulgar os termos do serviço, mas o júri ainda decidirá se houve um consentimento adequado e se o cancelamento era realmente simples.

Três executivos da Amazon, incluindo Neil Lindsay e Jamil Ghani, podem ser mantidos individualmente se houver prova de má conduta.

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Amazon Prime
O processo da FTC busca punições e reembolsos; A empresa nega práticas enganosas e diz que o cancelamento sempre foi simples – imagem: maxshot.pl/shutterstock

A ação faz parte de uma estratégia mais ampla da FTC para conter as armadilhas digitais usadas por empresas de tecnologia, academias e até aplicativos de transporte.

Para especialistas, o caso pode estabelecer um precedente importante. “Se suas práticas forem consideradas uma violação da lei, todos prestarão atenção”, disse Prentiss Cox, professor de direito da Universidade de Minnesota.

Apesar do risco legal, os analistas acreditam que o impacto financeiro será limitado: 95% dos membros do Prime não planejam cancelar suas assinaturas.

Caixa de papelão com uma fita com o logotipo do Amazon Prime
Se contra a Amazon, você pode definir o futuro das regras sobre armadilhas digitais em serviços de assinatura online (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

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Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.



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