17.1 C
São Paulo
terça-feira, setembro 23, 2025

PF investiga fraudes milionárias no Caixa Tem

Na manhã da última sexta -feira...

Rover cancelado pela NASA ganha nova chance de explorar a Lua

TecnologiaRover cancelado pela NASA ganha nova chance de explorar a Lua


A NASA anunciou que a Blue Origin, Jeff Bezos Space Exploration Company, foi escolhida para “ressuscitar” uma missão cancelada em 2024 por cortes no orçamento. O contrato, parte do programa Artemis, prevê um investimento de até US $ 190 milhões para lançar o Rover Viper e colocá -lo no centro sul da Lua no final de 2027.

Sigla em inglês para “Robot Polar Explorer para estudar compostos voláteis”O equipamento foi projetado para procurar gelo e outros recursos na superfície lunar. Esses dados ajudarão a planejar missões futuras, incluindo Marte, e estabelecerá presença humana permanente na lua por volta de 2030. A idéia é transformar o satélite em um ponto de apoio para viagens mais distantes.

Em poucas palavras:

  • Mission Viper, cancelado pela NASA em 2024, será retomado;
  • A agência contratou origem azul para enviar Rover para o centro sul da lua;
  • O equipamento buscará gelo lunar, essencial para água, oxigênio e combustível futuro;
  • O Polo Lunar do Sul oferece recursos estratégicos para a presença humana permanente;
  • Ao longo de 100 dias, a Viper investigará o solo lunar, coletando dados e amostras.
Cancelado em 2024, o Rover Viper foi “ressuscitado” pela NASA para coletar informações sobre a localização e a concentração de voláteis e outros recursos no centro sul da Lua. Crédito: Ames Research Center/NASA

O objetivo é apoiar a presença humana a longo prazo na superfície lunar

O pólo sul lunar é considerado uma região rica em água congelada. A Viper investigará a quantidade e a facilidade de acesso a esse recurso, fundamental para a produção de água potável, oxigênio e combustível de foguetes. O hidrogênio e o oxigênio extraídos do gelo podem fornecer missões prolongadas.

Em um comunicaçãoSean Duffy, administrador interino da NASA, disse que a entrega de Rover demonstra como a agência está “alavancando a indústria americana para apoiar a presença a longo prazo na superfície lunar”. O veículo enfrentará regiões permanentemente sombreadas, fornecendo informações sobre possíveis locais de aterrissagem de astronautas e o ambiente extremo da lua.

Esta é a segunda missão lunar concedida pela agência à Blue Origin. O primeiro, programado para ser lançado ainda este ano, usará o módulo de pouso robótico da Lua Blue Moon (MK1) para levar outros equipamentos científicos ao Polo Sul. Viper viajará em um segundo módulo da mesma linha, atualmente em produção.

O conceito artístico mostra o módulo de pouso da Lua Azul da Blue Origin 1 e o Rover Viper da NASA na superfície lunar. Crédito: origem azul

Originalmente, Rover seria levado para a Lua em 2023 pelo módulo Griffin de Astrobótico. Atrasos nos testes de desenvolvimento e espaço adiaram a data várias vezes. Em julho de 2024, com custos esperados, a NASA cancelou a missão, mesmo com a Viper já reunida, o que levou a uma economia de cerca de US $ 84 milhões (depois de investir quase US $ 450 milhões).

Leia mais:

A NASA considera a contratação da empresa privada como uma solução melhor

A agência até considerou parcerias com empresas privadas para dividir custos e levar Rover para a Lua. Se não houvesse interessado, o plano era desmontá -lo e aproveitar seus principais instrumentos em outros robôs lunares. Em maio, no entanto, essa pesquisa foi fechada e a NASA prometeu apresentar uma nova estratégia para o futuro do projeto.

O caminho escolhido estava terceirizando a missão pelo CLPS (sigla em inglês para serviços de carregamento lunar). De acordo com o chefe de missões científicas da NACA NASCI, a solução privada permite manter o foco em explorar a água lunar e desenvolver métodos para aproveitar os recursos locais. “Essa capacidade de desembarque do setor privado garante que nossa exploração a longo prazo seja robusta e acessível”.

Se tudo acontecer como planejado, a Viper gastará cerca de 100 dias terrestres coletando amostras e dados no Pólo Sul. A NASA cuidará da operação científica, enquanto a origem azul será responsável pelo pouso, integração com o módulo da lua azul e transporte para a lua.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Read more about our 3d construction projects.