Segundo a agência, o sistema mudou os sinais a laser a uma distância de 351 milhões de quilômetros, excedendo todos os objetivos técnicos estabelecidos
A NASA anunciou a conclusão bem -sucedida de um experimento que pode vez A maneira como a humanidade comunica com Navios espaciais em missões de longa distância. Tecnologia de comunicação óptica no espaço profundo, conhecido como Comunicações ópticas de espaço profundo (DSOC)foi testado a bordo da missão Psique e completou o dele 65º e último ensaio depois dois anos de operações.
Segundo a agência, o sistema trocou sinais de laser a uma distância de 351 milhões de quilômetrosAssim, substituindo todos os objetivos técnicos estabelecidos.

““A NASA está colocando os Estados Unidos a caminho de Marte e o avanço das tecnologias de comunicação a laser nos aproximam da possibilidade de Transmitir vídeos em alta definição e Envie dados valiosos Da superfície marciana mais rápido do que nunca”Disse Sean Duffy, administrador interino da agência.A tecnologia desbloqueia descobertas E estamos comprometidos com teste e prove as habilidades necessárias para ativar o Foi dourado na exploração. ”
Transmissão em fótons entre a NASA e Psychche
- Usos do DSOC vigas a laser para Codificar informações digitais em pulso de luzsubstituindo as frequências de rádio usadas por décadas pela Deep Space Network;
- O sistema permite que os dados viajem Milhões de quilômetros com alta eficiência;
- Para isso, um laser de alta potência localizado na instalação de Table Mountain, Califórnia (EUA), envia o sinal inicial, que é capturado pelo Psychche Transceptor. O navio então direciona seu próprio feixe de volta para Telescópios terrestresonde detectores sensíveis capturam a luz fraca e Sistemas de decodificação avançada reconstruir os dados originais;
- Ao longo dos testes, o DSOC transmitiu 13.6 Informações Terabits – volume considerado muito acima das expectativasDe acordo com a NASA;
- Um dos marcos foi alcançado em 11 de dezembro de 2023apenas dois meses Após o lançamento, quando a investigação transmitiu um vídeo em Definição ultra-alta o 30,6 milhões de quilômetroscom 267 megabits por segundomais rápido que muitas conexões residenciais da Internet;
- Em 3 de dezembro de 2024Um novo registro foi estabelecido, com o envio de dados para 494 milhões de quilômetrosdistância superior à média entre a Terra e Marte.
Leia mais:

Desafios e inovações
Os testes enfrentaram obstáculos, como a necessidade de extrema precisão no salto de vigas a laser, agravadas por movimento constante Terra e Psychche, bem como condições climáticas adversas e incêndios florestais no sul da Califórnia.
Para contornar parte dessas dificuldades, um Antena experimental de rádio e laser híbrida No complexo de comunicações espaciais de Goldstone, também na Califórnia. O equipamento testou novas formas de captura de sinal, apontando para futuros sistemas que podem Combine as duas tecnologias para oferecer maior resiliência em missões mais distantes.
“As necessidades de transferência de dados evoluem com a exploração espacial”, disse Kevin Coggins, administrador assistente da NASA Space Communications and Naveigation (SCAN) em comunicado.
“Missões futuras exigirão astronautas Envie imagens de alta resolução e dados do instrumento da lua e de Marte para a terra. Melhorar Nossas habilidades de comunicação de rádio com os benefícios das comunicações ópticas permitirão NASA atende a esses novos requisitos. ”
Com o final dos testes, a agência avalia que a comunicação a laser pode papel central Nas missões tripuladas a Marte e outras iniciativas de exploração em regiões cada vez mais distantes do sistema solar.


Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.