Tudo sobre Elon Musk
O maior foguete do mundo explodiu novamente, e desta vez nem precisou decolar para que isso acontecesse. Na noite da quarta -feira passada (18), a SpaceX informou que a Starship estava realizando um teste de incêndio estático (no qual seus seis motores de raptor são ativados) quando uma falha fez com que o veículo explodisse. Em uma nova atualização, a empresa parece ter descoberto a causa do incidente.
“A análise inicial indica a possível falha de um tanque pressurizado, conhecido como COPV (vaso de pressão composto revestido), contendo nitrogênio gasoso na área do cone nasal da nave estelar, mas a revisão completa dos dados está em andamento”. escreveu a empresa.
A SpaceX também garante que o incidente não afete a operação do Falcon 9, foguetes reutilizáveis que já realizaram centenas de voos pela empresa. “Não há semelhança entre os COPVs usados no Starship e o SpaceX Falcon Rockets”, acrescenta o texto.
Anomalia! Pouco antes do navio 36 ser incendiado, ele explodiu na SpaceX Masseys!
Viver em x e yt: pic.twitter.com/cfzhdesgae
– NSF – Naspaceflight.com (@nasaspaceflight) 19 de junho de 2025
Segundo a empresa, ninguém ficou ferido e uma zona de segurança foi mantida durante toda a operação. Além disso, as análises indicam que os produtos de fumaça e explosão não representam um risco para a população que vive em torno da Starbase em Boca Chica, Texas (EUA).
Leia mais:
Testes independentes anteriores, conduzidos com materiais estelares – incluindo análise de toxicidade – confirme que eles não têm riscos químicos, biológicos ou toxicológicos
SpaceX

Explosão ocorreu durante o teste
A nave estelar consiste em dois estágios: o navio e a hélice (chamados super pesados). A explosão ocorreu no navio antes de um teste de disparo estático, quando os motores são acionados enquanto o veículo permanece no chão.
O teste ocorreu na Base de Massey da Starship, uma plataforma diferente da usada para lançamentos. Portanto, não houve danos à estrutura da qual o foguete geralmente decola.
Dias difíceis para naves estelares
Se 2024 terminou com um avanço no maior programa de foguetes do mundo, 2025 está seguindo da maneira oposta. Elon Musk projetou cerca de 25 lançamentos em 2025, mas até agora houve apenas três, todos falharam.
Na última, realizada em maio, o segundo estágio (que nomeia o complexo do veículo) sofreu um vazamento de combustível. O navio Starship deve ir para o Oceano Índico e pousar perto da Austrália. No entanto, depois de perder o controle de direção durante o voo, ele não pôde se posicionar corretamente na reentrada.
Para reduzir os riscos, um sistema de segurança liberou a pressão interna da nave estelar. Mesmo assim, o contato foi perdido após 46 minutos de voo e o navio foi destruído.

Nas duas missões anteriores deste ano, o navio foi perdido em menos de 10 minutos de voo. Agora, um novo revés ocorre mesmo antes de o décimo lançamento ser feito.
A nona investigação de vôo ainda não foi concluída, e Starship só pode voar novamente após a autorização da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). No momento, não há previsão para o décimo voo.