16.4 C
São Paulo
domingo, agosto 3, 2025

INSS começa a devolver descontos ilegais em julho; veja se você tem direito

NotíciasINSS começa a devolver descontos ilegais em julho; veja se você tem direito


De 24 de julho o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) começa a devolver o valores inadequados de desconto de segurados e aposentados. Com 1,5 milhão de retornos com lotes bimetrais, o sistema fornece Correção do IPCA – Desde que o procedimento seja autorizado pela Suprema Corte federal.

Desde 14 de maioaposentados e pensionistas podem contestar descontos não reconhecidos através do Meus inssda Central 135 ou nos correios, marcando o início do processo administrativo. Em caso de falta de prova pelas entidades envolvidas, o INSS Começa a cobrar ou leva a AGU para recuperar os valores.

INSS
Imagem: Freepik e Canva

Leia mais:

  • STF assume que as pesquisas de INSs após o Onyx e Pinato são citadas, entenda
  • INSS prepara uma grande mudança no salário da maternidade
  • A aposentadoria é mais difícil? Veja nova regra em vigor

INSS Coup: contexto e motivos legais

Por que os descontos ilegais acontecem?

Muitos aposentados e aposentados Eles descontaram valores sem autorização, geralmente por entidades associativas que iniciam cobranças sem contrato formal ou sem apoio legal. Após queixas e investigação, o INSS Ele encontrou irregularidades que levaram à adoção do reembolso.

Decisão judicial e caminhos legais

Na audiência de conciliação realizada em 24 de junho com o STFO retorno foi formalmente apresentado com datas e volumes esperados. A proposta aguarda a validação final do ministro responsável, mas já possui apoio legal que permite que o INSS inicie o processo.

Correção do IPCA

Para garantir o valor real retornado, todos os valores serão corrigidos pelo Índice nacional de preços ao consumidorimpedir que os aposentados percam o poder de compra para atrasos no pagamento.

Cronograma de retorno

A partir de 24 de julho

O primeiro lote será Lançado em 24 de julhocom retorno automático a 1,5 milhão de segurados. Os mesmos dados da conta bancária beneficiados serão usados.

Pagamentos a cada 15 dias

Os lotes seguirão a cada 15 dias a partir do primeiro. O processo segue enquanto houver beneficiários na linha de reembolso.

Prazo final dependente do total de casos

O ritmo segue até descarga de todos os valores reconhecido como ilegal. O cálculo do prazo considera a quantidade de pessoas e o volume de retornos.

Quem pode ser compensado

Aposentados e aposentados

Todos os beneficiários que identificados descontos ilegais Por entidades associativas, provando desacordo, estará no grupo contemplado pelos lotes.

Herdeiros falecidos

Para FASEOs herdeiros legais ou de inventário podem solicitar o retorno do que foi descontado indevidamente nos últimos cinco anos. O procedimento requer documentos como o CPF do falecido, certidão de óbito e inventário.

Como garantir a lei

Quem identificou cobranças inadequadas faz parte do processo automáticoMas aqueles que não apontaram descontos devem usar os canais disponíveis para reclamar de cobranças que ainda não entraram no sistema.

Como encontrar descontos nos meus inss

Passo a passo no aplicativo ou site

  1. Faça login com CPF e Gov.br.
  2. Visite “Consulte os descontos de entidades associativas”.
  3. Identifique dívidas e clique em “Não autorizo ​​o desconto”.
  4. Receba protocolo e aguarde a resposta da entidade.

Opção de telefone

Chamar 135De segunda a sábado, das 7h às 22h. Digite o CPF e autorize o serviço para verificar os descontos.

Cuidado nos correios

Vá para uma agência que oferece o serviço, com documento fotográfico. Solicite consulta com desconto e registre a contestação.

Representante legal

Aqueles com mobilidade reduzida podem ser representados pela procuração registrada e autenticada. Há restrições para mudança de dados, apenas consulta e contestação.

Como seguir o pedido de retorno

Siga por meus inss

  1. Acesse o aplicativo ou site.
  2. Vá para “Consulte o pedido”.
  3. Toque em “detalhes” na solicitação de análise.
  4. Veja se a entidade já respondeu.

Resposta da entidade

Se a entidade responder alegando ter documentos ou procedimentos judiciais, o O beneficiário tem 30 dias contestar a resposta através do aplicativo ou nas agências dos correios.

Pendente e prazos

Mesmo após 15 dias úteis da defesa, o sistema pode levar tempo para atualizar. Continue verificando regularmente.

O que acontece se a entidade não pagar

Coleta administrativa

Sem resposta ou sem prova, o INSS Questões Guias de coleta sindical (GRU). Quando a entidade paga, o valor é depositado em sua conta.

Processo

Se os 5 dias úteis expirarem, o INSs dirige o Agu buscar uma compensação na justiça e prestação de contas dos membros da entidade.

Medidas para evitar golpes

Canais oficiais

O INSS Não envie mensagens do WhatsApp, chamado SMS ou e -mail com links para o concurso. Basta usar o site, aplicativo ou telefone 135.

Proteja seus dados

Nunca digite senhas ou códigos por e -mail ou telefone. O acesso deve ser feito apenas pelo governo oficial ou agências reconhecidas.

Contatos suspeitos

Se você receber um contato estranho dizendo que pode avançar a devolução, não forneça dados. Denunciar a Polícia Federal ou Procon local.

Por que esse retorno é importante

Defesa da lei do consumidor

O retorno demonstra a atuação efetiva do estado de garantir que o beneficiário não seja penalizado por acusações que não autorizaram.

Práticas de associativas irregulares de combate

Ao manter entidades associativas, o INSS envia alerta para fins mais éticos e transparentes.

Transparência na gestão pública

O processo centralizadoCom os prazos, o registro de protocolos e o cronograma público garante o controle sobre os recursos e o respeito pelo cidadão.

Possíveis dificuldades e como resolvê -las

Problemas técnicos no sistema

As falhas no aplicativo ou site podem impedir a contestação. Nesses casos, procure o Central 135 ou vá aos correios para se registrar manualmente.

Interpretação da resposta da entidade

Se a entidade afirma ter documentação, o INSS garante o direito de defesa. Envie contestação informando a discordância por meio de meus INSs ou postagem.

Pagamentos parciais

Se o reembolso chegar a um valor menor, registre uma nova contestação informando o valor incompleto e aguarde um novo lote.

Dicas para acelerar o processo

Atualizar registro Gov.br

Verifique se o CPF, a conta bancária e os dados pessoais são atualizados no Meus inss.

Salvar protocolos

Escreva ou remova a impressão do número do protocolo; Será útil no caso de divergências ou instabilidade no sistema.

Veja frequentemente

Siga através do aplicativo ou Telefone 135evitando surpresas ou erros ao receber.

INSS
Imagem: Freepik e Canva

De 24 de julhoO INSS começa o retorno de quantidades indevidamente descontadas de aposentados, pensionistas e herdeiros, Respeitando a correção pelo IPCA e cronograma bimestral. O processo, embora automático para aqueles que já contestaram, requer atenção aos prazos, monitoramento e uso de canais oficiais. Relatar e evitar golpes garantem que os recursos sejam retomados de acordo com a lei.

Se você tinha descontos associados indevidos, entre no Meus inssLigue para 135 ou vá para os correios, registre a contestação e siga. Compensação pode significar um retorno financeiro importante e um exercício de cidadania. Verifique sua direita e garante seu reembolso.

Agora faça sua contestação e siga os lotes. Recupere qual é o seu direito. A justiça começa com sua ação.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares