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domingo, julho 27, 2025

Dia dos Namorados: veja como se proteger de golpes nesta data

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Com o dia dos namorados se aproximando, milhares de brasileiros se preparam para mostrar afeto através de presentes, flores e surpresas. Esse movimento aquece o comércio e anima os lojistas em todo o país. No entanto, a data também se tornou uma placa completa para golpistas virtuais que aproveitam a pressa e a emoção dos consumidores.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febbraban), este é um dos períodos em que as fraudes digitais crescem mais. Sites falsos, redes sociais enganosas e promoções fraudulentas ganham espaço com promessas irresistíveis, mas ocultam armadilhas perigosas. Neste artigo, mostramos os principais tipos de golpes praticados, como identificá -los e especialmente como evitá -los.

Leia mais: O golpe errado de pix pode deixá -lo com a perda; Entenda como funciona

Armadilhas que parecem reais: promoções irresistíveis e perfis falsos

Na imagem, um caderno aberto com um coração vermelho em miniatura apoiado no teclado.
Imagem: Oatawa / Shutterstock.com – Edição: Seu crédito digital

No desejo por um bom negócio, muitos consumidores são atraídos por ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras e geralmente não são. Febraban adverte que os criminosos investem na criação de sites e perfis de redes sociais falsas, cheias de depoimentos falsos e produtos de preços extremamente baixos.

Ivo Mosca, diretor de inovação de Febbraban, explica:

“Os bandidos criam perfis falsos que investem para aparecer nas páginas e histórias de redes sociais, incluindo depoimentos de falsos compradores”.

Para se proteger, é essencial verificar a reputação da loja on -line em queixas especializadas, verifique se os perfis têm selo de autenticação e observar comentários reais de outros usuários.

Amor ou fraude? O golpe do falso pretendente

Um dos esquemas que mais cresce nos últimos anos é o “golpe de romance”, que se intensifica em datas como o Dia dos Namorados. De acordo com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), os criminosos aproveitam os pedidos de relacionamento e as redes sociais para fingir o envolvimento emocional com as vítimas e, mais tarde, pedir dinheiro com diferentes desculpas.

Esses golpistas geralmente evitam reuniões reais, não fazem videochamadas e mantêm o relacionamento apenas no ambiente virtual. Depois de obter a confiança da vítima, surgem pedidos de ajuda financeira para supostos problemas de saúde, ingressos ou emergências familiares. Depois de enviar o dinheiro, o criminoso desaparece.

Leandro Vilain, CEO da ABBC, Alert:

“Os golpistas aproveitam as datas comemorativas para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas, explorando a emoção e a corrida das vítimas”.

A ABBC recomenda atenção com muitos perfis produzidos, histórias bem -sucedidas de realidade e declarações de amor exageradas no início da conversa.

Entrega falsa sopra e máquinas adulteradas

Outra modalidade de fraude envolve supostas entregas de presentes ou presentes. O scammer entra em contato afirmando que a pessoa foi apresentada, mas para receber é necessário pagar uma taxa, geralmente via cartão. No momento da coleta, ele usa uma máquina com tela danificada, carregando quantidades muito mais altas.

Além disso, em alguns casos, os criminosos pedem à vítima que envie uma selfie para “provar o recebimento”. Esta imagem pode ser usada para aplicar outros golpes, como abertura de contas em nome da vítima ou dos movimentos bancários.

Call center falso: um golpe cada vez mais comum

Os criminosos também ocorrem por instituições financeiras ou operadores telefônicos, solicitando informações confidenciais, como senhas, números de cartões e códigos enviados pelo SMS. Lembre -se: nenhuma empresa séria solicita esse tipo de dados por telefone.

A orientação é clara: ao receber esse tipo de conexão, desconecte e entre em contato diretamente com o banco ou transportadora, de preferência usando outro dispositivo.

Lojas online e físicas: cuidados indispensáveis

Em compras on -line:

  • Tenha cuidado com os links recebidos pelo WhatsApp ou SMS. Priorize o acesso direto ao site da loja.
  • Use o cartão virtualque pode ser descartado após a compra, aumentando a segurança.
  • Verifique o nome do beneficiário Ao fazer pagamentos via pix ou bilhete.
  • Nunca salve senhas automaticamente em sites ou aplicativos.

Em lojas físicas:

  • Você deve passar pelo cartão na máquina e verifique o valor antes de inserir a senha.
  • Nunca entregue seu cartão a terceiros E evite que seja retirado.
  • Pergunte à prova de compra impressa.
  • Desconfie de máquinas com exibição danificada ou ilegível.

Seus direitos como consumidor

Procon-Sp reforça que o consumidor pode desistir da compra feita na Internet até sete dias Após o recebimento do produto, sem justificativa e sem custo. Além disso, todas as promoções devem ser claras, com termos detalhados e visíveis, e os preços devem sempre estar atualizados, tanto à vista quanto no prazo.

Pagamentos com cartão de crédito não pode ter valor mínimo necessárioadverte o órgão.

O que fazer se cair em um golpe?

Balões de coração ao lado de um casal apaixonado pelo Dia dos Namorados
Imagem: 16:00 Produção / Shutterstock.com

Se você perceber que foi vítima de uma fraude, tome as seguintes medidas imediatamente:

  1. Notifique o banco e o operador do cartão para tentar bloquear a transação.
  2. Comunicar a polícia e registrar um relatório policial.
  3. Entre em contato com o seu operador de telefoneSe o seu telefone foi roubado ou clonado.
  4. Bloqueie o dispositivo remotamenteSe possível, para evitar o acesso a pedidos bancários.
  5. Relate o golpe para procon e ver o site da ABBC para obter mais diretrizes

Com informações de Mercado – Folha



Fonte Seu Crédito Digital

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