O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) continuará, durante julho de 2025, para uma série de ações focadas em reduzir a linha de espera para benefício contínuo (BPC). Pelo menos seis serviços da Extra estão programados para ocorrer nos fins de semana, bem como três esforços conjuntos completos que incluirão avaliação social, experiência médica e análise administrativa.
A medida, de acordo com o INSS, busca expandir o acesso ao benefício de idosos e pessoas com deficiências de baixa renda, acelerando processos que, em alguns casos, aguardam meses por análises. As ações se concentrarão em estados com maiores demandas reprimidas, com prioridade para regiões metropolitanas e municípios com um alto número de ordens acumuladas.
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Ações em dois formatos: serviço social e esforços conjuntos completos

Serviço social como uma porta de entrada para acelerar os processos
Parte significativa dos serviços será realizada através do serviço social do INSSIsso fará com que a escuta qualificada dos beneficiários, o esclarecimento de dúvidas e a indicação para análise técnica. Em junho, 524 tais ligações foram realizadas nos Jacarepaguá, São Gonçalo, Praça da Bandeira, Avenida Brasil e agências de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.
Nesses cuidados, os profissionais de serviço social identificaram questões pendentes nos processos, orientaram os candidatos em relação à documentação necessária e facilitaram o progresso da análise, que contribuiu diretamente para a concessão mais ágil do BPC.
Mutirões com análise completa e experiência médica
Os esforços conjuntos completos, que também incluem a participação de conhecimentos médicos federais, foram promovidos no mês passado nas agências de Araruama, na Praça da Bandeira e na unidade do Presidente Antonio Carlos, no centro do Rio. Essas ações permitiram, em um dia, todas as etapas necessárias para conceder o benefício: avaliação social, experiência médica e análise administrativa.
Este modelo será mantido em julho, com foco especial no caso de pessoas com deficiência, que exigem avaliação funcional da equipe de especialistas. O objetivo é garantir que o segurado tenha o direito reconhecido com a velocidade e que as etapas não sejam fragmentadas ao longo de semanas ou meses.
O que é o BPC e quem tem direito?
Benefício garante renda para pessoas sem contribuição para o INSS
O benefício contínuo (BPC) é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante o pagamento de um salário mensal mínimo (R $ 1.412 em 2025) a pessoas que não podem ser apoiadas ou apoiadas por suas famílias. O benefício é voltado para:
- Idosos com 65 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que tenham impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Além da idade ou condição de incapacidade, é necessário que a renda mensal por pessoa da família seja inferior a 25% do salário mínimo, ou seja, até R $ 379,50 por membro.
É importante destacar que o BPC não requer contribuições antes do INSS, diferentemente de outros benefícios da Previdência Social. Tampouco autoriza o 13º salário ou pensão da morte, mas é um direito fundamental garantido pela assistência social brasileira.
Como participar de esforços e cuidados extras?
Critérios de programação e prioridade
Para participar das ações agendadas em julho, as partes interessadas devem ter uma solicitação de BPC já em processo com o INSS ou são chamados pelo município. Em alguns casos, o atendimento é direcionado a processos com documentários pendentes, ausência de avaliação social ou experiência médica pendente.
O INSS relatou que a programação para chamadas extras será feita através de chamadas telefônicas, aplicação Meus inss ou conexão pelo número 135. As dificuldades de mobilidade seguradas podem ter suporte adicional para participar das agências.
Além disso, os processos mais antigos, casos com relatos de vulnerabilidade social e aqueles que já foram submetidos a estágios anteriores, mas aguardam a avaliação final será priorizada.
Resultados das chamadas em junho Reforce a estratégia

Quase mil serviços de extra foram feitos no mês anterior
Em junho, o INSS representou 996 visitas complementares ao BPC apenas no estado do Rio de Janeiro. Esse volume significativo indica a eficácia das ações para reduzir gargalos no sistema de concessão.
Entre os casos comparecidos, muitas pessoas envolvidas com deficiência aguardam conhecimentos ou perguntas sobre documentos obrigatórios. Segundo os técnicos do INSS, a presença de profissionais especializados no mesmo ambiente simplificou o processo de centenas de ordens.
Espera -se que, com a continuidade dessas ações em julho, o número de concessões aumenta significativamente, trazendo alívio a milhares de famílias vulneráveis.
Especialistas suportam a estratégia INSS
A medida é considerada positiva para reduzir as desigualdades
Para especialistas em políticas públicas, esforços e cuidados conjuntos extraordinários são uma resposta necessária às longas filas que se formaram nos últimos anos no INSS, agravadas pela pandemia e pela escassez de servidores.
De acordo com a assistente social Clarice Mendes, que segue de perto o progresso dos processos, “o BPC é uma das principais maneiras de combater a extrema pobreza no Brasil, e as ações que reduzem o tempo de espera são essenciais para garantir a dignidade para as famílias”.
Ela também ressalta que o trabalho integrado entre trabalho social, experiência médica e análise administrativa pode se tornar um modelo a ser replicado em outros benefícios de atendimento.
PRÓXIMOS PASSOS
Espera -se que o INSS divulgue novas datas e lugares nas próximas semanas de julho, com expansão esperada para outros estados além do Rio de Janeiro. O município também trabalha para incorporar permanentemente o modelo de serviço concentrado e integrado, como uma estratégia contínua de lidar com a fila.
Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital