Um júri federal de Miami decidiu que o Tesla tem responsabilidade parcial Para um acidente fatal, ocorreu em 2019, envolvendo o sistema de assistência gerencial Piloto automático. A montadora recebeu ordens para pagar US $ 242,5 milhões (cerca de US $ 1,34 bilhão) para as vítimas – valor que corresponde à sua parte da falha no caso, considerando danos compensatórios e punitivos.
O veredicto ressalta que Tesla era 33% responsável pelo acidenteEnquanto o motorista do veículo recebeu os outros 67%. O valor atribuído à empresa inclui US $ 42,5 milhões em danos compensatórios proporcionais e US $ 200 milhões em dano punitivocomo estes foram atribuídos exclusivamente ao fabricante. O valor total de compensação, considerado para todos os réus, veio a US $ 329 milhões (R $ 1,8 bilhão).
O caso marca uma das primeiras decisões judiciais importantes contra a Tesla relacionada à tecnologia de assistência ao motorista. O acidente resultou na morte da jovem Naibel Benavides Leon, 20e deixou ferimentos graves para o namorado, Ângulo de Dillon.
De acordo com o júri, o sistema de piloto automático e o motorista não libertaram a tempo de evitar colisões com um SUV em um cruzamento. A responsabilidade foi dividida: dois terços atribuídos ao motorista e um terço a Tesla. O motorista foi processado separadamente.
O estudo ocorreu em um momento estratégico para Tesla, que está iniciando os testes de sua rede de Robotáxis Em Austin, Texas. Esta nova fase usa uma versão mais avançada do sistema de assistência, chamado Completo autônomo (FSD).
Acusação de negligência no uso de piloto automático
Durante o julgamento, os advogados da promotoria argumentaram que a Tesla projetou o piloto automático a ser usado apenas em rodovias com acesso controlado, mas não restringiram o uso de outras maneiras. Além disso, eles destacaram declarações públicas de Elon MuskFundador e CEO da empresa, dizendo que o sistema dirigia “melhor que os humanos”.

“O piloto automático foi promovido com promessas exageradas que colocar vidas em risco”, Ele disse Brett SchreiberAdvogado da família das vítimas, em comunicado ao TechCrunch. “As mentiras de Tesla transformaram nossas ruas em faixas de teste para uma tecnologia falha fundamentalmente. ”
Divisão de valores: quanto Tesla terá que pagar
Embora o valor total da indenização tenha sido fixado em US $ 329 milhõesO júri dividiu a responsabilidade entre os envolvidos. O Tesla foi considerado responsável por um terceiro do acidente, sendo responsável por pagar cerca de US $ 42,5 milhões em danos compensatóriosvalor em relação ao material e dano físico sofridos pelas vítimas.
Além disso, o júri determinou que a montadora deveria pagar sozinho os US $ 200 milhões em danos punitivospara permitir o uso do piloto automático fora das condições apropriadas e promovido à tecnologia considerada enganosa. Adicionando os dois tipos de indenização, o valor que a Tesla deve pagar totaliza aproximadamente US $ 242,5 milhões.
Defesa e intenção de Tesla de apelar
Tesla, por sua vez, desafiou a decisão e afirmou que ela quer julgamento. Para a empresa, houve “erros substanciais de direito e irregularidades no julgamento”. Em uma nota enviada ao TechCrunch, a empresa disse que Nenhum carro em 2019, nem mesmo atual, seria capaz de evitar o acidente.
“Este veredicto está errado e Prejudicar os avanços na segurança automotivaEm risco os esforços da indústria para desenvolver tecnologias que salvam vidas ”, disse Tesla. Segundo a montadora, o acidente não deve ser atribuído ao piloto automático, mas ao fracasso do motorista, o que se responsabilizaria desde o início.
Leia mais:
História de confiança excessiva no sistema
- O caso reflete um Padrão de confiança exagerada No piloto automático, alimentado por declarações dos executivos da Tesla.
- O próprio Elon Musk reconheceu, em uma teleconferência de 2018, que muitos motoristas se tornam Comixado Ao usar sistemas de assistência ao gerenciamento.
- “Eles se acostumam demais. Não é que eles não entendam o que o piloto automático faz, eles acham que sabem mais do que realmente sabem”, disse Musk na época.
- Esta percepção já havia sido apontada pelo Conselho Nacional de Segurança de Transporte (NTSB)que investigou outro acidente fatal em 2018 envolvendo piloto automático.
- A agência concluiu que a Tesla ignorou várias recomendações de segurança feitas após a análise de caso, na qual o driver Eu estava tocando no meu telefone celular no momento da colisão.
