Nesta sexta -feira (11), o governo federal decretou dois programas para reduzir os impostos de carros populares.
O decreto – sancionado pelo Presidente Lula e a ser publicado em edição extra do Gazette Oficial Federal (DOU) – regula o programa de movimentos bem conhecido e cria o carro sustentável.
O carro sustentável é um programa que limpa a coleta do imposto sobre produtos industrializados (IPI) de veículos compactos com alta eficiência energética e fabricados no Brasil.
O que os carros precisam ter direito ao IPI Zero?
Para ter direito ao IPI Zero, ou “IPI verde”, como foi apelidado, os carros precisam:
- Emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro;
- Contêm mais de 80% dos materiais recicláveis;
- Ter fabricação brasileira – etapas como soldagem, pintura, fabricação e montagem de motores;
- Seja enquadrado em uma das categorias de carros compactos existentes.
Isso limitará a aplicação da nova regra imediatamente a 100% de carros elétricos, pois grande parte desse tipo de veículo vendido no Brasil é importado. No entanto, alguns híbridos nacionais do Flex, como os modelos Toyota, já podem participar.
Quanto aos outros veículos, o decreto definiu um novo cálculo de IPI, a ser colocado em prática em 90 dias.
Na nova tabela, a taxa básica se torna 6,3% para carros de passageiros e 3,9% para comerciais leves, a serem ajustados pelo sistema de adição e diminuição.
Para esse fim, os critérios adotados serão eficiência energética, tecnologia de propulsão, potência, nível de segurança, índice de reciclabilidade, entre outros.
Além disso, veículos com melhores indicadores de eficiência energética terão impostos em impostos, e aqueles com avaliação pior terão adições.
A taxa de redução nas taxas é de 60% para os carros vendidos no país, para considerar o número de carros vendidos em 2024.
Até agora, não foi dito, quanto os carros serão mais baratos, no entanto, o governo declarou que esses descontos dependerão da eficiência energética de alguém.
Um exemplo: um carro de passageiro híbrido-Flex pode ter sua taxa minimizada até 1,5 pontos percentuais. Se também for qualificado para os critérios de eficiência do motor, perde mais um ponto e, se atender à reciclabilidade do nível 1, perde outro ponto. Assim, o IPI deste veículo seria reduzido de 6,3% para 2,8%.
O governo afirmou que o programa não será um impacto fiscal.

E mover isso?
O Programa Mover é de responsabilidade do Ministério do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado pelo vice -presidente Geraldo Alckmin.
Este projeto cria uma política de diretrizes sustentáveis para produzir veículos no Brasil. Existem R $ 19 bilhões disponíveis em créditos financeiros para empresas com endosso e aptidão para participar do programa.
Ele oferece benefícios fiscais às empresas que investem em ações sustentáveis e cria novas obrigações para o marketing de carros novos.
As empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias sustentáveis para a indústria automotiva serão qualificadas para receber créditos financeiros.
Ainda assim, o governo pode estabelecer obrigações ambientais para o comércio de veículos, tratores e novos ônibus. Alguns dos critérios que serão levados em consideração são eficiência energética e reciclabilidade do veículo.
Finalmente, o projeto cria IPI “Verde”, que será reduzido a veículos menos poluentes.
IPI “Verde”: que elétrico e híbridos terão o benefício?
De acordo com InsideVsOs modelos mais beneficiados para IPI verde são os híbridos flexíveis existentes no país. Os exemplos são o Toyota Corolla Altis Hybrid, fabricado em Indaiatuba (SP) e Toyota Cross Hybrid, fabricado em Sorocaba (SP).
Como eles usam o motor de combustão flexível e o motor elétrico, esses dois modelos podem ter até 3,5 pontos percentuais na taxa de IPI.
Por sua vez, a GWM está se preparando para produzir Haval H6 Hev e PHEV em Iracemápolis (SP) e está disponível para participar da redução de impostos. No futuro, ambos os modelos terão um motor híbrido capaz de executar em etanol.
O BYD em breve começará a montar carros elétricos e plug-in em Camaçari (BA), a partir de 2026. Os primeiros veículos a deixar a fábrica serão Dolphin Mini, Song Pro e King, no regime SKD e adicionarão peças adicionais gradualmente.
Marcas, como Stellantis, Renault e Toyota, trabalham na expansão da produção nacional de eletrificados, especialmente híbridos para aproveitar as notícias.
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As montadoras já estão reduzindo os preços de seus carros
Stellantis, Renault e Volkswagen assumiram a frente e já diminuíram os preços de alguns de seus carros para aproveitar as novas implementações do governo. O Visual digital Eu já tinha antecipado o assunto aqui.
Stellantis
Stellantis, que gerencia, no Brasil, várias marcas, Fiat, Jeep e Abarth, começou a melhorar o Fiat Mobi e Fiat Argo:
- Mobi Like: De R $ 80.990 por R $ 67.990; Redução de R $ 13 mil;
- Mobi Trekking: De R $ 82.990 por R $ 73.290; Redução de R $ 9,7 mil;
- Argo Drive 1,0 mt: De R $ 94.990 por R $ 86.990; Redução de R $ 8 mil.
Volkswagen
A VW começou com Saveiro, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus:
- Saveiro robusto CS (cabine simples): De R $ 109.490 por R $ 88.687; Redução de R $ 20.803;
- Polo Highline: De R $ 131.650 por R $ 120.240; Redução de R $ 11.410;
- Virtus Highline: De R $ 155.490 por R $ 144.080; Redução de R $ 11.410;
- Novo T -Cross 200 TSI: De R $ 154.990 por R $ 144.854; Redução de R $ 10.136;
- New Nivus Highline: De R $ 163.290 por R $ 146.490; Redução de R $ 16.800.
Renault
Os franceses seguiram a linha Fiat e a aposta em seu modelo popular, The Kwid:
- Renault Kwid Zen: De R $ 78.690 por R $ 67.290; Redução de R $ 11.400;
- Renault Kwid Intense: De R $ 81.790 por R $ 71.290; Redução de R $ 10.500;
- Renault Kwid icônico: De R $ 85.190 por R $ 75.690; Redução de R $ 9,5 mil;
- Renault Kwid Outsider: De R $ 85.290 por R $ 75.290; Redução de R $ 10.000.

E quem está fora?
Mesmo assim, a maioria dos carros 100% elétricos à venda no Brasil, importados, não pode participar do projeto.
Isso inclui Byd Dolphin, Dolphin Mini, Yuan Plus, Seal, Renault Kwid E-Tech, Jac E-JS1, Peugeot E-2008, Fiat 500E, Volvo EX30 e XC40 Recharg, Mini Cooper SE e Zeekr X, que não são fabricados aqui.
E os híbridos com gasolina como combustível principal, como Kia Niro Hybrid e Honda Civic E: HeV e CRV E: CED, não terão os mesmos direitos e alguns podem até aumentar a taxa.
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