11.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 12, 2025

Como o faraó Tutancâmon morreu? Veja as descobertas

TecnologiaComo o faraó Tutancâmon morreu? Veja as descobertas


A tumba de Tutancâmon foi descoberta intacta há mais de 100 anos, tornando -se uma das descobertas mais importantes da arqueologia moderna. A descoberta da tumba intacta no vale dos reis, perto de Luxor, trouxe revelações sobre a história, o modo de vida e as características do antigo Egito. Mas um ponto sobre a vida do rei Tut permanece cercado por mistérios: sua morte.

Durante décadas, muitos especularam sobre a morte do Faraó e até hoje o tema ainda causa debate os arqueólogos. No entanto, existem algumas hipóteses atualmente aceitas.

Qual é a causa da morte?

Uma série de testes de DNA feitos em 2010 revelou que o Tutancâmon sofria de malária e possivelmente uma infecção grave na perna causada por uma ferida aberta. Segundo os pesquisadores, essa combinação de problemas pode ter levado à sua morte prematura.

A deficiência de locomoção e doença mararica sofrida por Tutancâmon é apoiada pela descoberta de bastões e uma farmácia da vida após a morte em sua tumba em seu grave

Zahi Hawass, no estudo publicado em Jama

No entanto, isso não é unânime. Em 2017, o Pesquisador egiptólogo Sofia Aziz Ele sugeriu que Tutancamon pudesse ter morrido depois de se machucar enquanto dirigia uma carruagem bêbada. Parece uma conclusão louca, mas tem evidências.

Múmia do TutanMon com máscara funerária

Aziz disse que, por exemplo, o estoque de vinho encontrado na tumba pode ser uma indicação de sua vida boêmia. Segundo o pesquisador, ele teria quebrado a perna enquanto dirigia sua carruagem.

Mas essa história é vista com muito ceticismo, além de outras hipóteses que envolvem, por exemplo, que o faraó teria sido assassinato por um golpe na cabeça, o que nunca foi provado.

Hoje, apesar da controvérsia, a versão mais aceita é a infecção causada pela fratura da perna, o que levaria o líder egípcio à morte.

O arqueólogo examina uma múmia dentro da tumba de Tutancâmon, o menino faraó do Egito. Imagem: Instituto Griffith, Universidade de Oxford/Reprodução

Quem era Tutancamon?

Tutancâmon era um jovem faraó que reinou sobre o Egito antigo durante a décima oitava dinastia, entre aproximadamente 1332 aC e 1323 AC, ele é lembrado por sua ascensão precoce ao trono, assumindo o poder aos nove anos de idade. Como sua subida ao poder, sua morte também foi cedo e até hoje é uma fonte de debate. Teorias recentes sugerem que uma fratura na perna combinada com a malária pode ter contribuído para sua morte.

Tutancâmon é provavelmente o faraó mais conhecido do Egito antigo, que muitos pensaram que isso se deve à importância de seu reinado, mas, apesar dos legados deixados por Tut, sua fama é devido a outro motivo, o que ocorreu séculos após sua morte.

Tutancâmon
Reconstrução 3D do corpo do faraó. Imagem: Divulgação da BBC

A fama de Tutancâmon é por causa da descoberta de sua tumba em 1922. A descoberta da tumba intacta no vale dos reis, perto de Luxor, trouxe revelações sobre a história, o modo de vida e as características do Egito Antigo. Mas por que apenas a tumba de Tut trouxe esses detalhes?

Os imperadores egípcios tinham o hábito de estar “enterrado” com muitos de seus pertences, incluindo jóias e muito ouro. Ao longo dos séculos, a maioria dos túmulos foi saqueada no Egito antigo, mas isso não aconteceu com o de Tutancamon, que ainda é o único encontrado intacto.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Stuart broad archives | swiftsportx. Rules of civil procedure and national codes in civil law systems—but the core principles remain consistent globally. Deaf communication deaf stack.