Os pesquisadores também identificaram que a dieta vegana pode ajudar na perda de peso, além de criar um microbioma intestinal saudável
Os alimentos que você consome afetam diretamente sua saúde. Isso não é novo, mas novos estudos têm descoberto novas informações importantes sobre a relação entre dieta e combate a algumas doenças.
Este é o caso de um novo trabalho publicado na revista Fronteiras em nutrição. Nele, os pesquisadores do Comitê de Medicina Responsável identificaram que os alimentos presentes na dieta vegana podem ajudar na prevenção do diabetes.

O consumo de alimentos veganos diminui a carga ácida do corpo
- Segundo a equipe de pesquisa, o veganismo é capaz de diminuir significativamente a carga ácida do corpo em comparação com a dieta mediterrânea.
- Os pesquisadores explicam que esse efeito é causado pela ingestão de produtos como carne, ovos e laticínios.
- Isso pode causar inflamação crônica que interrompe o metabolismo e pode levar ao aumento do peso corporal.
- No entanto, ao substituir alimentos de origem animal por produtos baseados em plantas, como frutas e vegetais, é possível promover a perda de peso e criar um microbioma intestinal saudável.
- Ao mesmo tempo, a adoção desta dieta pode reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes, pois a carga ácida é um fator de risco para a doença.
Leia mais

A dieta vegana também pode ajudar na perda de peso
No novo estudo, os cientistas analisaram 62 pacientes adultos com excesso de peso. Eles foram divididos em dois grupos. O primeiro adotou uma dieta mediterrânea, enquanto a segunda consumiu apenas alimentos veganos com baixo teor de gordura.
O tempo total da experiência foi de 36 semanas. No final deste período, os pesquisadores calcularam a carga ácida de cada participante. Este trabalho é realizado a partir da análise da potencial carga de ácido renal (PAL) e da produção líquida de ácido endógeno (NEAP). Uma pontuação mais alta nesses indicadores sugere uma maior carga de ácido na dieta.

A equipe observou que as duas pontuações diminuíram significativamente na dieta vegana, mas não mostraram mudanças significativas na dieta mediterrânea. A redução da carga ácida ainda promoveu uma perda média de peso de quase seis libras nos participantes que adotaram o veganismo.
Os principais alimentos utilizados na dieta vegana analisada foram vegetais (principalmente folhas verdes, brócolis, beterraba, aspargos, alho, cenoura e repolho), frutas (como maçãs, cerejas, damascos ou melão), legumes (por exemplo, lentils, bico, pavões, feijões ou soja (quinoa).

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.