Alex Rivlin estava planejando tirar férias na Europa e usou a IA para encontrar um número de telefone de uma empresa de cruzeiro

Tudo sobre Inteligência artificial
Um novo caso registrado nos Estados Unidos ilumina um sinal de alerta para o uso da inteligência artificial. Um usuário foi vítima de um golpe depois de usar a ferramenta para encontrar o número de telefone de uma empresa de cruzeiro.
Alex Rivlin, que administra um imóvel em Las Vegas, disse que estava planejando tirar férias na Europa. Para isso, procurou ajuda na tecnologia, pesquisando o contato de uma empresa responsável por fornecer o serviço.

O número real do Caribe não era o real
- O homem disse que ligou para o número e conversou com um suposto representante real do Caribe.
- Ele também disse que o atendente ofereceu vários pacotes, afastando qualquer possível desconfiança.
- Depois de fechar um acordo, ele identificou acusações suspeitas em seu cartão de crédito.
- Foi apenas nesse momento que ele percebeu que havia caído em um golpe.
- Rivlin então cancelou o cartão e as cargas foram revertidas.
- Apesar do final feliz, este é outro caso que mostra que você não pode confiar 100% na IA.
Leia mais

Como as informações falsas são transmitidas pela IA?
De acordo com um relatório de The Washington PostOs criminosos adicionam o número de telefone falso nos sites de avaliação on -line. Ao pesquisar no Google, o mecanismo de pesquisa usa algumas dessas páginas. Se a mesma informação for repetida em vários deles, a visão geral da IA sugerirá o contato como se fosse real.
Isso significa que a inteligência artificial também é vítima dos golpistas. Mesmo assim, os especialistas em segurança digital argumentam que as empresas de tecnologia usam apenas bancos de dados de informações.

Em um comunicado, um porta -voz do Google disse que os resultados da pesquisa da Web são eficazes para direcionar as pessoas a informações oficiais do atendimento ao cliente para tipos de pesquisa comuns. E que a empresa adota medidas para identificar possíveis fraudes.
A principal recomendação para evitar cair nesses golpes é suspeitar dos resultados oferecidos pela inteligência artificial. Isso não quer dizer que a ferramenta esteja constantemente vinculada, mas a busca de informações no site oficial da empresa pode ser uma solução muito mais eficaz.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.