Aposições de “aprendizado guiado” na etapa -explicações, vídeos e testes de passo para desenvolver pensamento crítico

Tudo sobre Google

Tudo sobre Inteligência artificial
Na véspera do novo ano letivo, Google anunciado O lançamento do “Guided Learning” sobre Gemini, uma nova ferramenta que atua como um tutor de inteligência artificial. A proposta é ajudar os alunos a entender profundamente o conteúdo, em vez de apenas fornecer respostas prontas.
O apelo responde às críticas recentes de que os chatbots podem minar o aprendizado, fornecendo respostas diretas que eliminam o processo de raciocínio.
Tanto o Google quanto o OpenAI – que lançaram recentemente o modo de estudo no ChatGPT – estão reposicionando suas ferramentas como plataformas de aprendizado interativas e críticas.

Detalhes sobre a nova ferramenta
- O aprendizado guiado permite que Gemini analise os problemas passo a passo, adaptando explicações ao perfil de cada usuário.
- A ferramenta usa imagens, diagramas, vídeos e testes interativos para reforçar o aprendizado e testar o entendimento do conteúdo.
- De acordo com Maureen Heymans, vice -presidente de aprendizado e sustentabilidade do Google, o recurso é um “parceiro de pensamento colaborativo” para ajudar os usuários em todas as etapas de seus objetivos, desde a preparação de testes até a exploração de hobbies.
Leia mais:

Guias de estudo personalizados
A Gêmeos também incorpora automaticamente os recursos visuais do YouTube em respostas e pode criar cartões de memória flash e guias de estudo personalizados com base em testes e materiais escolares.
O Google também anunciou que estudantes do Brasil, EUA, Japão, Indonésia e Coréia terão acesso gratuito por um ano ao Plano AI Pro, que inclui o Gemini 2.5 Pro, Notebooklm, Veo 3, pesquisas profundas, entre outros recursos premium.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.