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quarta-feira, agosto 13, 2025

ligações de telemarketing deixarão de ter prefixo 0303

Tecnologialigações de telemarketing deixarão de ter prefixo 0303


Empresas e entidades que fazem um grande volume de chamadas telefônicas não precisam mais identificar suas chamadas usando o prefixo 0303. A decisão é do Conselho de Administração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O código não -geográfico (CNG) de So -chamado foi criado em 2021 para proteger o consumidor de chamadas indesejadas, dando a opção de responder ou não. A triagem aplicada a serviços de telemarketing ativos – telecomunicações, varejo, crédito, seguro, imóveis.

No dia 7, no entanto, o consultor Vicente Bandeira de Aquino, relator do caso, atendeu a uma solicitação enviada em uma petição assinada por várias entidades, incluindo a Legião de Good Will (LBV) e a União Nacional de Telefone, Mobile e Serviço Pessoal (Conexis Brasil Digital), De acordo com AgÊncia Brasil.

O argumento

O conselheiro destacou a contestação feita por diferentes entidades, de vários setores, que, segundo ele, enfatiza a relevância e o impacto do assunto. Na sua opinião, Aquino reconheceu que as pessoas provavelmente não respondem à conexão identificada pelo número 0303.

“O uso desse recurso de numeração para serviços de telemarketing produziu uma estigmatização das chamadas que a usam”, disse Aquino, avaliando que a obrigação transmitia à população a idéia de que qualquer chamada com prefixo 0303 seria inocente.

“Reconheço, portanto, a aversão demonstrada pelos usuários às chamadas e considero, portanto, que o uso desse código não é obrigatório”, argumentou Aquino, propondo que a identificação se torne opcional. A proposta foi aprovada pelos outros conselheiros da Anatel.

(Imagem: Carmenmurillo/Istock)

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Origem verificada

Ao mesmo tempo, o Conselho de Administração de Anatel decidiu antecipar O período de adesão das empresas que realizam mais de 500 mil ligações por mês para Serviço de origem verificada. As empresas terão 90 dias para se adaptar ao processo.

A identificação permanece opcional, permitindo ao consumidor saber exatamente quem está fazendo a chamada. A autenticação se torna obrigatória para chamadas grandes, fornecendo dados e informações da ANATEL que permitem desempenho mais preciso e eficaz no combate ao abuso.

  • O que é identificação? É a apresentação de informações visuais ao usuário receptor, como o nome do callor, imagem (logotipo) e propósito da conexão;
  • Qual é a diferença para a autenticação? Autenticação é o processo técnico de validar o número de origem da chamada – ou seja, se o número realmente corresponde ao usuário que está originando a conexão.
Anatel antecipado período de adesão das empresas de telemarketing para o serviço de origem verificado (Pawel Kacperrek/Istock)

A Anatel decidiu que a autenticação é universal em toda a rede dentro de três anos, conforme estabelecido no novo regulamento de serviços gerais de telecomunicações. A agência também elaborará um plano de ação para rastrear todos os agentes envolvidos na cadeia de mensagens.

“Com essas medidas, a Anatel reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos do consumidor e promovendo um ambiente de telecomunicações mais seguro, transparente e confiável para toda a sociedade”, diz o comunicado.



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