22.1 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025

Luz intensa à noite eleva risco de doenças cardíacas; entenda

TecnologiaLuz intensa à noite eleva risco de doenças cardíacas; entenda


A pesquisa recomenda alinhar a iluminação doméstica ao ciclo circadiano para proteger a saúde vascular

Imagem: Fuyu Liu/Shutterstock

Compartilhe este artigo

Um estudo internacional liderado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica e de Saúde de Flinders, com colegas do Reino Unido e dos EUA, revelou que altos níveis de exposição à luz à noite aumentar significativamente O risco de doença cardiovascular.

A pesquisa analisou dados de mais de 88 mil participantes do biobank do Reino Unido, que usou Sensores de luz no pulso por uma semana entre 2013 e 2016. Os diagnósticos foram acompanhados até 2022. O estudo foi publicado no servidor Medrxiv.

cardiovascular
Alta exposição à luz durante o sono aumenta até 56% de chances de doença cardiovascular (Mi_viri/Shutterstock)

Doença leve e cardíaca

  • Ao relacionar a exposição à luz noturna aos registros do NHS (Serviço de Saúde Inglês), os pesquisadores identificaram um associação em um padrão de dose-resposta com cinco doenças graves: Doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e derrame (derrame);
  • Os participantes do maior percentil de exposição à luz noturna tiveram um risco entre 23% e 56% Maior para desenvolver essas condições em comparação com os menos expostos – mesmo após ajustes a fatores como idade, sexo, estilo de vida, sono, genética e status socioeconômico;
  • As mulheres apresentaram um risco maior para insuficiência cardíaca e doença coronarianaEnquanto o mais jovem mostrou maior vulnerabilidade à insuficiência cardíaca e à fibrilação atrial.

Leia mais:

Os cientistas defendem políticas de iluminação mais saudáveis ​​em residências e espaços urbanos (Imagem: Denis Mironov/Shutterstock)

Riscos para o corpo

Os pesquisadores explicam que a luz artificial noturna pode desregulamentar os ritmos circadianosprejudicando as funções cardiovasculares e metabólicas.

O desalinhamento biológico pode levar a alterações hormonais, aumento da pressão arterial, disfunção endotelial, inflamação, maior risco de trombose e arritmias.

Dado isso, os autores recomendam Reduza a exposição a luz intensa à noiteAdotando estratégias, como controle de iluminação em residências, hospitais e cidades, respeitando os ciclos naturais do corpo. Esta prática pode ser um complemento importante às políticas tradicionais de prevenção cardiovascular.

Cardiologista com modelo cardíaco em uma tabela de clínica
Mais de 88.000 pessoas foram analisadas em um estudo que relata a luz noturna a infarto, derrame e arritmias (imagem: pamai/istock manassrante)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

pizza restaurantebarttong : sua pizza favorita entrega rápida. Necessary to navigate the complexities of professional liability with confidence and competence. jaffna kings player name avg fantasy pts(batting) avg fantasy pts(chasing) avg fantasy pts(recent matches) r gurbaz 14.