15.9 C
São Paulo
sexta-feira, julho 25, 2025

Meta quer substituir seu mouse e teclado por uma pulseira

TecnologiaMeta quer substituir seu mouse e teclado por uma pulseira


A pulseira captura sinais elétricos dos músculos e oferece nova maneira de controlar computadores e telefones celulares

Imagem: Meta Reality Labs

Compartilhe este artigo

A Meta, uma empresa por trás do Facebook e Instagram, desenvolveu uma pulseira experimental que captura sinais elétricos gerados pelos músculos do antebraço para controlar computadores e smartphones – tudo sem toque físico.

Usando eletromiografia (EMG) e inteligência artificial, o dispositivo interpreta os impulsos musculares desencadeados por comandos cerebrais, permitindo ações como mover um cursor, abrir aplicações ou até escrever no ar.

Aprimore seu trabalho com ai!

Aprenda a criar agentes de inteligência artificial que trabalham 24 horas para você!
Conhecer o curso de IA e automação de agentes com N8N Impacta em parceria com o Visual digital.

Oferta exclusiva: assine o plano anual do Clute Digital apenas para R $ 58,99 e obtenha 10% de desconto imediato no curso.
A economia é maior que o valor da assinatura!

Aproveite esta oportunidade e dê o próximo passo em direção à automação inteligente!

Inscreva -se agora e salve!

Segundo os pesquisadores, a pulseira pode capturar esses sinais antes mesmo de um movimento ser executado fisicamente – apenas a intenção. Com a prática, os usuários podem controlar sistemas ativando apenas algumas fibras musculares.

A tecnologia lê impulsos musculares e pode funcionar com gestos mínimos – Imagem: Meta Reality Labs
  • O projeto faz parte dos esforços do objetivo para criar maneiras mais intuitivas e acessíveis de interação digital sem a necessidade de telas ou teclados.
  • Ao contrário de tecnologias invasivas, como chips cerebrais (o caso Neuralk de Elon Musk), a pulseira de gols não requer cirurgia e pode ser usada por ninguém.
  • Ela também é promissora para pessoas com deficiências motoras, como testes com pacientes com lesões na medula espinhal.

Leia mais:

A tecnologia lê intenções de movimento e pode ser alternativa para pessoas com deficiência – Imagem: Meta Reality Labs

Pesquisas sobre o protótipo iniciadas anos atrás

A tecnologia é o resultado de anos de pesquisa iniciada no Startup CTRL Labs, adquirido pelo objetivo em 2019. Com a ajuda da IA, dados de 10.000 usuários foram analisados para tornar o sistema preciso e adaptável.

A empresa já testa a pulseira com óculos inteligentes e planeja integrá-la a futuros produtos, tornando a realidade agir com o controle digital com gestos-ou a intenção de gestos-sem a simplicidade nunca vista.

O estudo sobre o protótipo é publicado na revista Natureza.

O dispositivo captura sinais elétricos e permite controlar computadores com gestos – ou apenas sua intenção – imagem: Meta Reality Labs
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares