17.3 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

o acidente fatal que encerrou o avião supersônico

Tecnologiao acidente fatal que encerrou o avião supersônico


O plano de avião supersônico era um símbolo do poder aeronáutico e tecnológico da Europa e poderia viajar distâncias na metade do tempo de uma aeronave comum. No entanto, 25 anos atrás, um acidente fatal envolvendo o avião deixou mais de 100 mortos e terminou a idade da aviação supersônica comercial.

O incidente foi o único de Concorde em cerca de 30 anos de operação, mas abalou a confiança dos passageiros para sempre.

Concorde até voa novamente após o acidente, mas não recuperou a confiança do público (imagem: André Cros/Wikimedia Commons)

Conhecer o plano supersônico Concorde

Concorde foi projetado na década de 1960 como uma parceria entre o Reino Unido e a França para competir com a tecnologia aeronáutica dos Estados Unidos. Ele estreou em 1969, operado pela Air France e British Airways e se tornou um verdadeiro símbolo da aviação.

O avião atingiu uma velocidade de Mach 2, duas vezes a velocidade do som, e poderia percorrer distâncias na metade do tempo em que outras aeronaves. Por exemplo, o modelo atravessou o Oceano Atlântico em cerca de três horas (para ter uma idéia, um voo comum de Nova York para Londres leva sete horas).

Concorde também era exclusivo. Ele medeia 62 metros de comprimento, tinha apenas 100 passageiros por vez e era caro a ser operado (principalmente devido ao custo do combustível), geralmente apenas uma opção para clientes ricos.

Além do custo de operação e dos ingressos, o som supersônico também dificuldade em expandir esse tipo de modelo, que foi limitado a algumas rotas.

Concorde de avião supersônico
Os custos de operação dificultaram a popularizar o plano supersônico (Imagem: Kurkoe/Wikimedia Commons)

O acidente que terminou a fama do concorda

Em 25 de julho de 2000, o voo Air France 4590 decolou do aeroporto de Charles de Gaulle em Paris, França, e cerca de um minuto depois. Ele caiu em um hotel na cidade de Gonesse, na região metropolitana da capital, e foi fatal, matando 109 pessoas a bordo e quatro pessoas no chão.

Um avião McDonnell Douglas DC-10 que decolou minutos mais cedo na mesma pista soltou um pedaço de metal de 43 centímetros-uma parte da carcaça protetora de titânio. Quando era a vez de Concorde, ele passou por cima do objeto e teve um de seus pneus quebrados.

Durante a decolagem, os fragmentos de borracha dos pneus soltaram e atingiram o tanque de combustível, causando um vazamento. Então o combustível oco entrou na combustão e pegou fogo na asa esquerda. O avião supersônico não conseguiu ganhar altitude e colidiu com o hotel pouco mais de um minuto depois de deixar o chão.

Concorde de avião supersônico
Após o acidente, as autoridades do aeroporto reforçaram protocolos de segurança (Imagem: Steve Fitzgerald/Wikimedia Commons)

O julgamento levou muito tempo para sair

Como o UolO relatório de investigação levou cerca de 18 meses para se preparar. Veja o que aconteceu a seguir:

  • Na época, as autoridades da França mantinham a Continental Airlines, que operavam o McDonnell Douglas DC-10, por falhas de manutenção que causaram queda de metal;
  • Em 2010, a empresa foi considerada culpada de homicídio culposo (quando não tem intenção de matar) e foi multado em 200 mil euros;
  • Um dos membros da equipe de manutenção foi condenado a 15 meses de prisão por colocar a peça da maneira errada. Ele se virou e foi absolvido.

Leia mais:

Acidente terminou a carreira de 30 anos de Concorde

O acidente foi o único registrado envolvendo Concorde. Após o caso, as autoridades do aeroporto reforçaram os processos de inspeção e manutenção das faixas.

Os vôos de aeronaves supersônicos foram temporariamente suspensos e o modelo obteve melhorias, como tanques de combustível blindados e pneus mais resistentes. Ele novamente voou no ano seguinte em 2001, mas o ataque de Twin Towers nos Estados Unidos compartilhou a confiança do público novamente na aviação.

No final, a Concorde nunca recuperou os clientes e foi aposentada pelas duas companhias aéreas em 2003, após 34 anos do primeiro voo.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.