Nesta segunda -feira (16), o Banco Central (BC) lança oficialmente o Pix automático. O esporte já foi lançado em Banco do Brasil (BB) Algumas semanas atrás. Agora estréia em todas as outras instituições financeiras do Brasil.
Nova modalidade: pix automático
- Esta modalidade é um recurso de pagamento recorrente que usa, como base, o tipo de transferência instantânea;
- Este novo sistema se assemelha ao dívida automática. Isto é, taxas mensais fixas, como escola, academia, água e luz, podem ser agendadas para pagamento recorrente com pix;
- E, de fato, o BC quer Retire débito automático e o bilhete mensal de cobrança. Então, um livreto suficiente!
- Todas as empresas que desejam ingressar na necessidade do sistema Parceria aberta com bancosNo entanto, o sistema é considerado mais fácil;
- O coletor também pode ativar o pix automático via Códigos QR. Da mesma forma, é ele quem precisa definir a data de pagamento, que é frequentemente discutida e avisada com antecedência;
- Por sua vez, o cliente pode usar o aplicativo do banco para gerenciar O pix automático, assim como ocorre hoje com dívida automática.
Em BB, será duas funções exclusivas: Cronograma de cobranças com até 90 dias (Os outros devem liberar dez diasno máximo) e o recebimento de valores em Até seis contas diferentes. Em outras instituições financeiras, o pix automático deve chegar em 16 de junho.
Pix: Caso de sucesso verdadeiro
Pix se tornou Modelo global para pagamentos digitais E hoje é considerado um Caso de sucesso internacional em sistemas de pagamento reais de tempo. No Brasil, sua adoção por lojistas para compras on -line tem rapidamenteconsolidando como O principal método de pagamento no comércio eletrônico em 2024.
De acordo com o BC e os dados de dados análises A partir de pagamentos e inteligência de mercado de comércio (PCMI), Pix alcançou a participação de 40% no volume de transações do comércio eletrônico brasileiro, até superando os cartões de crédito nacionais, que representavam 34% de transações. Com isso, o pix se tornou O método de pagamento mais usado no país para compras on -line.
Em termos gerais, o desempenho de Pix em 2024 é impressionante: eles foram gravados 57 bilhões de transaçõesmovendo um volume de US $ 3,8 trilhões (R $ 21,06 trilhões, em conversão direta). Aproximadamente 75% da população brasileira já usa o sistema.
“Antes do pix, as transferências e pagamentos dependiam dos escorregões de compensação sobre dias úteis ou documentos e TEDs com o prazo, por exemplo. Pix transformou o ecossistema financeiro brasileiro Ao criar uma alternativa a esses processos burocráticos lentos e dispendiosos, oferecendo uma solução de pagamento instantânea, acessível 24/7 e com liquidação imediata ”, diz Marcos Nicolau, diretor de EFI Bank Anti -Fifth.
““Pix transformou radicalmente a maneira como o brasileiro se relaciona com o dinheiro. Ele fez mais pagamentos Rápido, acessível e seguroeliminando barreiras de tempo e espaço e simplificando a experiência dos pagamentos digitais. Hoje, é comum ver de grandes empresas a pequenos fornecedores de rua usando o PIX como a principal forma de recebimento ”, explica Murilo Rabusky, diretora de negócios da Lina Open X.
“Acreditamos que o PIX não apenas democratizou o acesso ao sistema financeiro, mas abriu um novo capítulo de digitalização no Brasil. ”

Os dados do BC para novembro de 2024 mostram que o sistema já se acumula 817 milhões de chaves registradasAssim, 547 milhões de contas e 182 milhões de usuários.
“A informatização dos meios de pagamento tem sido a base para a modernização do sistema financeiro, tornando -o mais ágil, seguro e inclusivo. Isso fornece mais autonomia e facilidade aos usuários, com uma experiência de uso significativamente superior ”, diz Nicolau.
“Embora o banco central tenha projetado o pix com metas de crescimento, Poucos arborizados o grau de adesão e interrupção que provocaria “, ele reconhece.” A combinação de usabilidade simplificada, usuário gratuito e integração via API para empresas criou o cenário ideal para sua adoção. ”
“A informatização dos pagamentos não é apenas importante, é essencial para garantir Agilidade, rastreabilidade, transparência e segurança em transações“Diz Rabusky.
“Meios tradicionais, como dinheiro ou cheques e menos eficientes, são mais suscetível o Fraudes e operações informais. No ambiente digital, você pode integrar serviços, gerar dados em tempo real e fornecer experiências mais inteligentes e automatizadas para o consumidor e os negócios. É um passo fundamental Para um ecossistema financeiro mais moderno e eficiente ”, continua ele.
Além de PIX e cartões de crédito, outros métodos de pagamento também foram usados no comércio eletrônico brasileiro em 2024, de acordo com o comércio eletrônico da Biblioteca de Dados da PCMI: cartão de crédito internacional (10%), deslizamento bancário (8%), carteira digital (7%), cartão de débito (1%) e o modelo “Comprar agora pagar mais tarde” (1%).
Em 2025, os meios de pagamento permanecem firmes: em 3 de marçoFérias de carnaval, o pix foi usado em 77% de compras online e feitas por Mais de 40 mil empresasDe acordo com dados de pagamentos de atum. A discrepância em relação a outros meios é evidenciada nos números: Nupay, método de pagamento exclusivo de Nubank, obteve 12,5%; cartões de crédito, 9,92%; e os escorregões, 0,28%.

Leia mais:
Evolução do meio de pagamento mais amado no Brasil
A evolução do pix segue em ritmo rápido. “Desde o seu lançamento, o banco central introduziu novos recursos que expandem o escopo de uso da ferramenta”, como Retirada de pix, alteração de pix e pix na aproximação (NFC). Também destacando iniciativas, como Pix por biometria, parcelamento pix, pix garantido, pix internacionalAlém do pix automático.
No entanto, a popularização do sistema também trouxe desafios. “Há uma ótima direção do banco central para aumentar a conscientização sobre a população sobre como evitar fraudes e golpes – e este é um ponto importanteDesde, de acordo com o relatório de Silverguard de dezembro de 2024, 97% da fraude relatada em seu sistema foram ‘Fraude de pagamento push autorizada)em que a vítima faz a transferência depois de acreditar em uma história bem projetada de engenharia social ”, alerta o diretor de Anti -Grade do EFI Bank.
De acordo com o mesmo relatório, o número de fraude por transação via pix é 100 vezes menor que se registrou no cartão de crédito. Para reforçar a segurança, o BC implementou autenticação obrigatória, criptografia e rastreabilidade de informações de transaçõesAlém de Transferir limites noturnos e mecanismos, como o Mecanismo de retorno especial (Med) e marcadores de fraude em dicto.
“Pix hoje é O maior caso de inclusão financeira digital bem -sucedida no Brasil e um modelo observado pelo mundo. Ele já é papel da rotina econômica do país ”, conclui o executivo, apontando que a plataforma deve continuar a se expandir com características sofisticadas e Interoperabilidade com moedas digitaiscomo o Drex.
Rabusky ressalta que “o potencial [do Pix] e enorme: Ele pode se tornar base Para novas modalidades de crédito, parcelas e recorrências. O limite está na capacidade de inovar que podemos construir nesta base. ”
Com essa ampla aceitação e crescimento acelerado, o pix é estabelecido como O método de pagamento alternativo mais inovador da América Latina e um pilar fundamental do comércio e no Brasil.