Todo mundo que dirige está sujeito em algum momento passando por uma Perrengue, como o carro quebra no meio de uma estrada. No entanto, o problema pode ficar ainda maior se o motorista não souber como lidar com a situação e acabar cometendo algumas violações de trânsito e, consequentemente, trazendo multas …
Para evitar ter uma perda financeira ainda maior devido às infrações, além de trazer pontos na sua carteira de motorista nacional (CNH), é importante conhecer a lei e, assim, agir da maneira certa se o seu carro parar na estrada. Aqui estão algumas situações que podem gerar uma multa para o motorista.
Eu tomo uma multa, por que meu carro parou na rua?
Seu carro parou na estrada? Qual foi o motivo? Você se lembrou de sinalizar a estrada? O veículo estava no meio da rua ou no mato? Essas e outras situações determinarão se você pode ser multado ou não. Veja cada um abaixo!
1. Crash seco
Imagem: Narong Khueankaew/Shutterstock
Se o seu carro estiver na estrada devido a um colapso a seco, ou seja, falta de combustível, saiba que você estará cometendo uma infração média, o que resulta em quatro pontos na carteira e uma multa de US $ 130,16. Além disso, o veículo pode ser removido como uma medida administrativa, conforme previsto no Arte. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Este é um caso de violação, porque a lei estabelece que é uma obrigação legal do motorista garantir que haja combustível suficiente para sua viagem. Para aplicar a multa, o agente de trânsito precisa garantir que o problema tenha sido causado pela falta de combustível.
Leia mais:
2. Falta de sinais na estrada

Qualquer que seja o problema do veículo, é necessário sinalizar a estrada para evitar acidentes e garantir a segurança de todas as passagens. Arte. 225 do CTB estabelece infração severa com 5 pontos na carteira e multa de R $ 195,23 para o motorista que “falha em sinalizar a estrada, a fim de impedir outros motoristas e, à noite, não mantenha as luzes externas ou omitir as etapas necessárias para tornar o local visível quando:
Eu – tenho que remover o veículo da pista de corrida ou permanecer no ombro;
II – A carga é derramada na estrada e não pode ser removida imediatamente. ”
Também vale a pena mencionar que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através do Resolução No. 036/98: “O motorista deve acionar imediatamente as luzes de aviso (piscando), fornecendo a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento semelhante a uma distância mínima de 30 metros da parte de trás do veículo”. Além disso, “o equipamento de sinalização de emergência deve ser instalado perpendicular ao eixo da estrada e com boa visibilidade”.
De acordo com o artigo 230 do CTB, se o veículo não possui o equipamento obrigatório ou é inoperante ou ineficiente, o motorista deve ser multado em R $ 195,23, pois estará cometendo uma infração grave, o que também resultará no CNH.
3. Repare o veículo no meio da estrada

Imagem: Boysolo/ShutterTock
O artigo 179 do CTB determina que o reparo do veículo não pode ser feito na estrada, a menos que não haja maneiras de removê -lo do local. Nesse caso, lembre -se de sinalizar corretamente a faixa.
Se houver a possibilidade de levar o carro para o ombro, faça isso, porque se você não o fizer, e o carro estará na estrada de corrida e estradas de trânsito rápido, a infração é considerada severa, com 5 pontos na carteira, uma multa de US $ 195,23 e a medida administrativa da remoção do veículo. De outras maneiras, a infração é leve, com três pontos na carteira e uma multa de R $ 88,38.
4. Ajustando o veículo através de outro carro único para este serviço

Não há como tirar o veículo da estrada? Inscreva -se e aguarde um guincho para removê -lo. De acordo com o CTB, os veículos que não se destinam a gritos não devem prestar esse tipo de serviço, pois geralmente usam um cabo ou corda flexível.
Arte. 236 impõe uma infração média de quatro pontos e uma multa de R $ 130,16. Esse tipo de reboque só pode ser feito em uma emergência, situações em que o carro deve ser removido do leito da estrada rapidamente para garantir a segurança de todos. No entanto, o deslocamento precisa ser pequeno.
Se o trailer for feito por uma motocicleta, a penalidade será grave, com cinco pontos na carteira e uma multa de R $ 195,23, além da apreensão do veículo.
5. Deixe objetos na pista após a resolução do problema

Tudo o que você usou para sinalizar a estrada deve ser removido após a reparação do veículo, porque se você não o fizer, estará cometendo uma infração média de quatro pontos, com uma multa de R $ 130,16. A determinação está no art. 226 do CTB.
Nesse caso, o agente de tráfego deve escrever o que o motorista deixou na pista, como ramificações, triângulos e outros itens de sinalização.