Neste domingo (24), haveria o 10º lançamento do teste de nave estelar – o maior e mais poderoso foguete em toda a história da exploração espacial. No entanto, cerca de cinco minutos após o horário originalmente programado para iniciar a transmissão ao vivo pela SpaceX, o perfil oficial da empresa em X anunciou o cancelamento.
Após a conclusão das investigações sobre problemas que ocorrem durante o nono teste de vôo e em um próximo teste de terra, foram implementadas mudanças de hardware e procedimentos operacionais para aumentar a confiabilidade do veículo.
Destacando -se do décimo vôo da Starship do décimo décimo
– SpaceX (@spacex) 24 de agosto de 2025
“Cancelando o décimo vôo da nave estelar programado para hoje para permitir tempo para resolver um problema nos sistemas de solo”, diz o breve comunicado publicado às 20:13 (GMT). Esta decisão foi tomada logo após a SpaceX começar a fornecer os dois estágios do foguete com propulsor de metano líquido.
Existem duas datas de lançamento reservadas para os próximos dias-25) e terça-feira (26).
“Os testes de voo continuam a fornecer um aprendizado valioso para apoiar o projeto de veículo estelar da próxima geração [segundo estágio] e super pesado [primeiro estágio]”Diz SpaceX em um comunicação. De acordo com a empresa, “com a produção acelerada na StarFactory, Starbase e a construção de uma nova infraestrutura de lançamento e teste no Texas e na Flórida, o Starship está pronto para continuar a Itera para um sistema de lançamento rápido e totalmente reutilizável”.
Leia mais:
História do voo SpaceX Megafogute
O megafogute de 120 metros -metros consiste em duas partes, ambas projetadas para serem totais e rapidamente reutilizáveis: uma enorme hélice de 70 metros -alta chamada super pesada e um estágio de 50 metros chamado Starship, que nomeia o conjunto.
Lembre -se abaixo dos nove voos de teste complexos de teste.
Abril de 2023
A nave estelar explodiu ainda acoplada a super pesada. As falhas nos motores ativaram um sistema de destruição de naves espaciais.
Novembro de 2023
A nave estelar se separou de super pesada e o propulsor explodiu. Na época, a SpaceX identificou a necessidade de fazer 17 correções no megafogute. O navio, que perdeu um sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodiu em órbita.
Março de 2024
Em um grande avanço, o terceiro teste durou 50 minutos. A nave estelar foi destruída, mas nunca havia ido tão longe. Apesar do sucesso da decolagem, a equipe perdeu o contato com o navio pouco antes do horário programado para pouso.
Junho de 2024
Pela primeira vez, Starship pousou no Oceano Índico e o super pesado no Golfo do México, conforme planejado.
Outubro de 2024
Pela primeira vez, vimos um foguete reverso! O quinto teste de vôo estelar teve como objetivo dar mais um passo em direção à reutilização completa e rápida do veículo. Para esse fim, a SpaceX planejou o primeiro retorno ao lançamento e captura de hélice super pesado, bem como a outra reentrada controlada por estelar – um mergulho alvo definido no Oceano Índico. Sucesso!

Novembro de 2024
Outro voo de sucesso! No entanto, a hélice foi redirecionada para um mergulho controlado no Golfo do México. Por outro lado, sendo capaz de desencadear um de seus seis motores no espaço, o navio deu um passo crucial para futuras missões.
Janeiro de 2025
O sétimo voo estelar não foi a maneira como pensamos e resultou em uma explosão – mas a SpaceX garante que ele já divulgou o problema de lançamento.
Março de 2025
O oitavo voo estelar não saiu como planejado. Após cerca de oito minutos a partir do lançamento, o estágio superior do foguete começou a girar incontrolavelmente e perder a altitude, o que resultou em uma explosão.

Maio de 2025
Pouco mais de 80 dias após o oitavo lançamento, o Starship decolou novamente. Foi a primeira vez que um propulsor super pesado foi reutilizado (o mesmo modelo que voou no sétimo teste). Uma falha geral impediu o reforço de realizar alguns testes programados para a escalada e descida. O estágio superior já alcançou a trajetória suborbital planejada para cumprir os objetivos pendentes dos vôos anteriores, mas também enfrentou problemas e, eventualmente, se transformou incontrolavelmente no espaço, que desencadeou a auto -destrevia.