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terça-feira, agosto 26, 2025

Starship: décimo voo é adiado novamente

TecnologiaStarship: décimo voo é adiado novamente


Nesta segunda-feira (25), haveria o décimo lançamento do Starship Test-o maior e mais poderoso foguete em toda a história da exploração espacial. No entanto, cerca de um minuto cerca de um minuto antes do horário originalmente agendado para o lançamento, o perfil oficial da SpaceX, que transmitiu o lançamento ao vivo, encerrou a cobertura.

De acordo com o X da empresa espacial, o lançamento foi adiado devido a condições climáticas. A janela de lançamento da ANOVA foi confirmada pela empresa para isso Terça -feira (26)para o 20:30 (horário de Brasília). O Visual digital fará uma transmissão ao vivo para cobrir a viagem de Starship ao espaço pela décima vez, logo após “Procure notícias digitais“.

O lançamento já havia sido adiado

Originalmente programado para domingo (24), o lançamento foi suspenso cerca de 17 minutos antes do horário programado.

“Cancelando o décimo vôo da nave estelar programado para hoje para permitir tempo para resolver um problema nos sistemas de solo”, diz o breve comunicado publicado às 20:13 (GMT). Esta decisão foi tomada logo após a SpaceX começar a fornecer os dois estágios do foguete com propulsor de metano líquido.

De acordo com a SpaceX, após a conclusão das investigações sobre a perda de nave estelar em seu nono teste de voo e sobre a anomalia durante um teste de solo, foram implementados Alterações de hardware e procedimentos operacional para aumentar a confiabilidade do navio.

O SpaceX pode lançar Starship nesta terça -feira (26) (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Quais são os objetivos deste voo de nave estelar?

De acordo com a SpaceX, após a conclusão das investigações sobre a perda de nave estelar em seu nono teste de voo e a anomalia durante um teste de terra, foram feitas mudanças de hardware e operação para aumentar a confiabilidade do navio.

Neste voo, o objetivo é expandir ainda mais os testes de reforço Super pesadocom Múltiplas queimaduras de combustível planejado.

Objetivos semelhantes aos das missões anteriores também serão repetidos, incluindo o Primeiro lançamento Nave estelar e Experimentos de reentrada múltiplos.

A hélice, neste voo de teste, conduzirá vários experimentos para Coletar dados de desempenho Sob condições reais, tanto em perfis de voo futuros quanto nos cenários padrão.

Como da última vez, o propulsor super -em Golfo do Méxicoem High-Seae não retornará No local de lançamento, como ocorreu em testes anteriores.

Após a separação dos estágios, a hélice girará em um direção controlada Antes de iniciar a queima de Boostback. Esta manobra foi demonstrada pela primeira vez no Vôo nove e requer menos propulsor em reserva, permitindo o uso de mais combustível durante a subida, para que uma massa de carga adicional entre em massa entre em órbita.

O estágio superior da nave estelar terá vários objetivos no espaço, incluindo a implementação de Oito simuladores de StarlinkSemelhante aos satélites Starlink da próxima geração. Os simuladores seguirão a mesma trajetória suborbital Nave estelar e será desativado Após a reentrada na atmosfera. A reinição de um único motor também está previsto Raptor em órbita.

Um número significativo de sinais foi removido da espaçonave mira áreas vulneráveis Em todo o veículo, durante a reentrada na atmosfera, o que poderia permitir que o estágio superior retorne ao local de lançamento – um estágio que deve acontecer em testes futuros. Várias opções de placas de metal, incluindo uma com resfriamento ativotestaria materiais alternativos para proteger a nave estelar durante este momento turbulento.

O perfil de reentrada do Starship foi projetado para enfatizar intencionalmente os limites estruturais dos retalhos traseiros do estágio superior, enquanto no ponto de pressão dinâmica máxima de entrada.

“Os testes de voo continuam a fornecer um aprendizado valioso para apoiar a naves estelares da próxima geração e um projeto super pesado”, diz SpaceX em um comunicação. Segundo a empresa, “com produção acelerada na StarFactory, Starbase e a construção de uma nova infraestrutura de lançamento e testes no Texas e na Flórida, Starship Está pronto Continuar iterando para um sistema de lançamento rápido e totalmente reutilizável. ”

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Fachada spaceX
A empresa é pressionada, mas ainda atrai capital (imagem: TADA Images/Shutterstock)

História do voo SpaceX Megafogute

Lembre -se, abaixo, os nove vôos de teste do complexo de veículos estelares.

Abril de 2023

A nave estelar explodiu ainda acoplada a super pesada. As falhas nos motores ativaram um sistema de destruição de naves espaciais.

Novembro de 2023

A nave estelar se separou de super pesada e o propulsor explodiu. Na época, a SpaceX identificou a necessidade de fazer 17 correções no megafogute. O navio, que perdeu um sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodiu em órbita.

Março de 2024

Em um grande avanço, o terceiro teste durou 50 minutos. A nave estelar foi destruída, mas nunca havia ido tão longe. Apesar do sucesso da decolagem, a equipe perdeu o contato com o navio pouco antes do horário programado para pouso.

Junho de 2024

Pela primeira vez, Starship pousou no Oceano Índico e o super pesado no Golfo do México, conforme planejado.

Outubro de 2024

Pela primeira vez, vimos um foguete reverso! O quinto teste de vôo estelar teve como objetivo dar mais um passo em direção à reutilização completa e rápida do veículo. Para esse fim, a SpaceX planejou o primeiro retorno ao lançamento e captura de hélice super pesado, bem como a outra reentrada controlada por estelar – um mergulho alvo definido no Oceano Índico. Sucesso!

Novembro de 2024

Outro voo de sucesso! No entanto, a hélice foi redirecionada para um mergulho controlado no Golfo do México. Por outro lado, sendo capaz de desencadear um de seus seis motores no espaço, o navio deu um passo crucial para futuras missões.

Janeiro de 2025

O sétimo voo estelar não foi a maneira como pensamos e resultou em uma explosão – mas a SpaceX garante que ele já divulgou o problema de lançamento.

Março de 2025

O oitavo voo estelar não saiu como planejado. Após cerca de oito minutos a partir do lançamento, o estágio superior do foguete começou a girar incontrolavelmente e perder a altitude, o que resultou em uma explosão.

Maio de 2025

Pouco mais de 80 dias após o oitavo lançamento, o Starship decolou novamente. Foi a primeira vez que um propulsor super pesado foi reutilizado (o mesmo modelo que voou no sétimo teste). Uma falha geral impediu o reforço de realizar alguns testes programados para a escalada e descida. O estágio superior já alcançou a trajetória suborbital planejada para cumprir os objetivos pendentes dos vôos anteriores, mas também enfrentou problemas e, eventualmente, se transformou incontrolavelmente no espaço, que desencadeou a auto -destrevia.

Duas naves estelares
Starship teve problemas em seu nono voo (imagem: luckyluke007/shutterstock)

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