21.4 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 18, 2025

Tubarões-da-Groenlândia nascem em outro país, revela estudo

TecnologiaTubarões-da-Groenlândia nascem em outro país, revela estudo


Apesar do nome, Groenland Sharks-um dos maiores e mais longos do mundo, provavelmente nascido na Dinamarca. É isso que um estudo revelou após analisar registros históricos e espécimes de museus.

Sabe -se que esses tubarões habitam águas frias e profundas do Ártico e levam uma vida lenta e misteriosa. A pesquisa, publicado na revista Ecologia e evoluçãodescobriram que os tubarões desta espécie podem dar à luz em regiões profundas e intocadas perto do dorsal mesoatlântico.

Local onde os tubarões Groenland parariam seus jovens era mistério para a ciência

Uma das grandes incógnitas sobre esses tubarões era onde as mulheres impediriam seus jovens. Como os filhotes recém -nascidos medem aproximadamente 40 centímetros, os cientistas descartaram que nasceram em fiordes do Atlântico do Norte ou plataformas continentais. Além disso, fêmeas ou filhotes grávidas nunca foram registrados nessas áreas.

Aproximadamente 120 cm capturados em Vågsfjorden, no norte da Noruega, e solto com identificação se recapturado (Imagem: Martin Nielsen)

Depois de revisar as coleções de museus e bancos de dados científicos da Europa e da Rússia, os pesquisadores descobriram que os filhotes de recém -nascidos de Groenland, perto do Dorsal Mesoatlântico e do Mar de Irminger, ao sul da Islândia. A equipe também usou dados recentes de pescadores recreativos suecos, que capturam jovens tubarões com frequência.

O estudo conclui que os tubarões desta espécie devem dar à luz em regiões profundas e não qualificadas do oceano, longe da atividade de pesca comercial, De acordo com um comunicado. Os pesquisadores apontam que entender como os tubarões Groenland usam áreas em diferentes estágios da vida é crucial para proteger as espécies em nível internacional.

  • A espécie é classificada como “vulnerável” na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza).

Onde os tubarões vão na adolescência e na idade adulta

Ao analisar dados de mais de 1.600 cópias do tubarão Groenlândia capturadas no Atlântico Norte, os pesquisadores observaram que Skagerrak (entre Dinamarca, Noruega e Suécia) tem a maior concentração de tubarões jovens. Isso sugere que a região é um ponto importante de alimentação para “adolescentes” da espécie.

O tubarão Groenland quase sai da água no oceano; O barco aparece na parte inferior da foto
Aproximadamente 2,5 metros, capturados e liberados do navio de pesquisa da RV Sanna do Instituto de Recursos Naturais da Groenlândia, na região de Uummannaq, noroeste da Groenlândia (Imagem: Julius Nielsen)

Além disso, a pesquisa apontou como esses tubarões podem percorrer longas distâncias no Atlântico Norte ao longo de suas vidas, o que pode se estender a até 400 anos. Eles podem ir da área de nascimento no meio do oceano para habitats adultos em outras regiões.

Os tubarões jovens são frequentemente encontrados em Skagerrak, por exemplo. As fêmeas grandes, com mais de quatro metros de comprimento e 100 anos, são mais comuns em Subars com águas atlânticas quentes – por exemplo: o sudoeste da Groenlândia, Islândia e o Ártico Canadense.

Leia mais:

Por que os lagos rosa da Austrália estão desaparecendo

Você sabia que existem pelo menos 13 lagos rosa no mundo? Essa cor distinta é o resultado de fenômenos naturais, que atraem milhares de turistas, especialmente na Austrália, que abriga seis desses espaços.

Vista aérea do lago Hillier, o mais famoso lago rosa do mundo, que fica na Austrália (imagem: matteo_it/shutterstock)

O problema é que a sombra rosa está desaparecendo em vários desses lugares. Embora não pareça sério, esse fenômeno está relacionado à ação humana e à mudança climática, o que ilumina um aviso na comunidade científica.

Quer entender o que está acontecendo? Leia este artigo de Visual digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

ai blog example :.