11.2 C
São Paulo
quinta-feira, julho 31, 2025

Vulcão russo entra em erupção após terremoto de magnitude 8,8

TecnologiaVulcão russo entra em erupção após terremoto de magnitude 8,8


A atividade sísmica registrada em Dawn de terça -feira (29) a quarta -feira (30), no extremo leste da Rússia, desencadeou a erupção do vulcão Klyuchevskoi, na península de Kamchatka. De acordo com a agência estadual RIA, o fenômeno ocorreu após uma série de terremotos que tinham como epicentro a região do próprio vulcão, considerado uma das áreas geologicamente mais ativas do planeta.

De acordo com Serviço geofísico unificado da Academia Russa de CiênciasA erupção começou com Lava incandescente pingando a inclinaçãoacompanhado por brilho intenso e explosões visíveis no cume. Apesar da magnitude do tremor e do aviso subsequente do tsunami, as autoridades locais relataram que os impactos foram considerados limitadosem o registro de feridos mortos ou graves.

A lava quente flui através da encosta ocidental durante a erupção do vulcão Klyuchevskoy (imagem: ramo de Kamchatka do Centro de Pesquisa Federal de Ciência / Telegrama / Telegrama de pesquisa da Academia da Academia)

Tremores e evacuações na Rússia

O terremoto de magnitude 8.8 levou o governo russo a desencadear protocolos de emergência em diferentes regiões do país. Na província de Kamchatka, o governador Vladimir Solodov afirmou que não houve vítimas, mas destacou um aumento significativo nos serviços de emergência chamados, incluindo Ataques de pânico.

Na ilha de Sakhalin, o governador Valery Limarenko Ele relatou que não foram registrados danos estruturais ou mortes. Mesmo assim, o estado de emergência foi decretado no distrito de Severo-Kurilsky, onde Mais de duas mil pessoas foram evacuadas Para áreas altas. O Ministério da Saúde relatou incidentes isolados, como o caso de uma pessoa que teria se machucado ao pular da janela durante o terremoto.

O ministério de emergência russo confirmou que o tsunami veio para Partes de inundação da cidade de Severo-Kurilsknas ilhas de Curilla, exigindo a retirada de Cerca de 300 pessoas do Porto. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram estruturas submersas e recipientes arrastados pela força da água. O Mídia estatal russa relata que algumas pessoas foram feridas, mas sem gravidade.

Alerta internacional e impacto global

O terremoto russo também provocou alertas de Tsunami em vários países ao redor do Pacífico. No Japão, Quase dois milhões de pessoas foram orientadas para evacuar Suas casas em mais de 100 municípios, de Hokkaido a Okinawa. Os sirenes soaram em várias cidades, os serviços de balsa e trem foram suspensos e os aeroportos tiveram que interromper as operações.

Terremoto na Rússia causa tsunami no Pacífico
Terremoto na Rússia causou alertas de tsunami em vários países do Pacífico (créditos: fotokita / istock)

A presidência russa afirmou que o Os sistemas de alerta funcionaram bemcontribuindo para conter os danos. Ainda assim, os efeitos do tremor excederam as fronteiras do país. Os Estados Unidos emitiram alertas para Costa oeste, Alasca, Oregon, Washington e São FranciscoDe acordo com a declaração do presidente Donald Trump. O Havaí também registrou a chegada das primeiras ondas.

Outros países do Pacífico ativaram protocolos de emergência. China, Canadá, México, Chile, Filipinas e Indonésia emitiu alertas de tsunami. O Monitor do Peru possíveis impactos e o O Equador estima ondas até 1,5 metros nas Ilhas Galápagos.

Leia mais:

Região vulnerável a desastres naturais

A Península de Kamchatka e as ilhas próximas fazem parte do So So -Challed Círculo de incêndio do Pacíficouma área de intensa atividade tectônica, frequentemente associada a Grandes terremotos e erupções vulcânicas. O tremor desta semana tem sido o mais forte do mundo desde 2011, quando um 9.1 Terremoto de magnitude atingiu o Japãoseguido de tsunami devastador.

Na época, mais de 20.000 pessoas morreram ou desapareceram e cerca de 100.000 estavam sem -teto. Ondas de até 45 metros também causaram o colapso de Planta nuclear de Fukushimamarcando o maior desastre atômico desde Tchernabili, em 1986.

Fukushima
Houve evacuação preventiva na fábrica de Fukushima no Japão (Imagem: Santiherllor / Shutterstock.com)

Como uma medida preventiva, Trabalhadores de plantas de Fukushima Eles foram temporariamente removidos do local ao amanhecer na quarta -feira, de acordo com a imprensa japonesa.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Políticas de calidad compromiso de excelencia en fajas.