Antártica continua sendo o mais misterioso entre todos os continentes. Sem população fixa, poucos animais, um passado rico em vida e muitos mistérios ajudam esse “pedaço de gelo” a ter essa reputação de remoto e isolado.
Um dos principais temas que lembramos quando pensamos neste continente é a “falta de vida”. Condições extremas frias e adversas fazem isso muito difícil Estabeleça -se lá, especialmente para nós humanos.
O continente já foi habitável e local para muitas espécies, incluindo até dinossauros. No entanto, isso foi muito antes de humanos primitivos começam sua expansão em todo o mundo.
Primeiros avistamentos da Antártica
- As lendas de avistamento antártico existiam por séculos;
- O primeiro deles vem de Legenda Maori explorador Hui Te Rangioraque havia passado pelos mares para o sul entre os anos de 600 e 700. De acordo com a história, ele teria visto um “um lugar eneovoid, irônico e escuro, não visto pelo sol“;
- Embora essa conta existisse sobre 1.500 anoso próximo só chegou século XIX;
- Thaddeus von BellingshausenO explorador russo, também viu o continente e descreveu um “Extreme Ice Coast“. A expedição ocorreu durante a década de 1820. Depois disso, houve várias outras viagens de exploração na Antártica.
Leia mais:
A descoberta do crânio
Mas foi em 1980 que uma descoberta colidir Os pesquisadores. Professor Daniel Torres Navarro encontrou um crânio humano Parcialmente enterrado na praia de Yámana, na costa do Cabo (Antártica). O osso era de um Jovem (provavelmente feminino)com a morte estimada entre 1819 e 1825de acordo com informações do Iflscience.
O que causou estranheza, como vimos anteriormente, é que Não havia População humana sentada na Antártica em nenhum momento da história até então. Mas O que explica O crânio é jogado no meio do continente dessa maneira?

De acordo com Daniel Torres Navarro, professor de biologia e ciências naturais da Universidade do Chile, em artigohá duas hipóteses principais. A primeira é que a jovem poderia ter sido parte de um grupo de caçadores de focas do século Nona E, por algum motivo desconhecido, Foi deixado para trás.
A segunda possibilidade é que ela tenha morreu a bordo de um navio e tem sido separadocomo era habitual na época. Nesse caso, seu corpo poderia ter sido levado pelas correntes do mar para o costaonde os pássaros carnice, como Petréis, Molers e gaivotasteria consumido partes do corpo e espalhe os ossoscontribuindo para sua dispersão na praia.
Embora pesquisas adicionais tenham localizado um fêmur e outros fragmentos, a maior parte do esqueleto nunca encontrado. O caso segue sem solução definitivamas levanta questões fascinantes Sobre a presença humana na Antártica mesmo antes de sua “descoberta oficial” pela ciência.
