Aqueles que caminharam pelas ruas nas cidades indianas ou apenas assistiram a vídeos do país nas redes sociais, podem ter observado um ser que caminha silenciosamente pelas ruas que disputam espaço com os transeuntes -a vaca.
Essa cena é comum porque não é um gado, mas um animal sagrado que representa a história indiana. Existem algumas razões pelas quais a vida deste animal é preservada, entre eles é AhimsaPrática que enfatiza a importância da não -violência consigo mesmo e com os outros, seja humano ou animal.
Por que a vaca é um animal sagrado na Índia?
A vaca é considerada um sinal de persistência, abundância e generosidade. Em algumas festividades, está até vestido com tecidos coloridos, guirlandas de flores e adornos na cabeça. Essa tradição nasceu com o hinduísmo – considerado uma religião, mas também uma cultura complexa que abrange até outras religiões, como Shaview e Vaishnavism.
Os selos, textos sagrados da cultura hindu que datam de 1.500 aC, já trouxeram a vaca como um símbolo da vida e da fertilidade e também associados a várias divindades.
Alguns consideram o hinduísmo monoteísta, outros discordam dessa afirmação, mas o fato é que na Índia não apenas um, mas vários deuses são adorados. Entre eles está o Deus Shiva, que, ao lado de Brahma, o Criador, e Vishnu, a preservação, formam a Trindade Hindu.
Leia mais:
Shiva é considerada o deus da destruição e transformação, aquele que diz que, para o novo chegar, o velho ou o que não sente mais deve ser destruído. E ele usa um animal específico como seu veículo de transporte, o touro chamado Nandi.
Mas na cultura hindu, o papel de Nandi não é apenas realizar rotas. Ele tem a missão de controlar as ações impulsivas de Shiva, além de ser um guardião e portador das energias divinas dessa divindade. Outros deuses também são retratados com a vaca, como é o caso de Krishna.
Por ser considerado dócil e manso, a vaca é considerada um animal perfeito porque precisa de pouca água e grama e produz algo tão precioso quanto o leite. A vaca é considerada uma expressão de espiritualidade, e o touro, sendo seu lado masculino, também é sacralizado.

De acordo com o hinduísmo, Lakshmi, considerado a deusa de abundância, riqueza e poder quando se manifesta através da vaca, traz a abundância de leite, considerada líquido sagrado e cheio de nutrientes. Portanto, a maioria da população na Índia oferece preferência a laticínios e não consome carne de vaca.
De acordo com um artigo publicado por Câmara de Comércio Índia Brasil, Organização sem fins lucrativos que promove as relações comerciais e culturais entre os dois países, essa tradição é tão forte na Índia que afeta diretamente os hábitos alimentares.
“Como 80% da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e é baseado na culinária hindus”, diz o artigo.
Outros animais são sagrados na Índia?
Além da vaca, os elefantes também são adorados, muito por causa de Ganesha, uma divindade que remove obstáculos e apresenta com a cabeça de elefante em um corpo humano. Os macacos também são animais importantes, graças ao simbolismo de Hanuman, o macaco de Deus.

Os ratos também são reverenciados. Na Índia, mais especificamente em Deshnok, há o templo Karni Mata, conhecido como o templo de ratos. Pensado como reencarnações humanas, os ratos vivem livremente em uma grande construção que pode ser visitada por turistas e fiéis que geralmente trazem comida para roedores.
Mas em relação ao gado, nem todos são considerados sagrados. Os buffers, por exemplo, não estão nesta lista e são abatidos e usados com alimentos pela população não vegetariana. A carne de búfalo também move o setor econômico externo, sendo exportado para outros países.