O documento enviado à agência tem um caráter de uma carta rogatória, um mecanismo usado para as determinações judiciais de um país para ser executado em outro
O Tribunal de Justiça Superior (STJ) recebido nesta sexta -feira (15), um pedido do Justiça Federal da Flórida (EUA) para que o ministro Alexandre de Moraesdo Supremo Tribunal Federal (STF), seja sugerido em um Ação movido por empresas Rumble e Trump MediaEste último pertencente ao presidente dos EUA, Donald Trump.
O documento tem um personagem de carta rogatóriaMecanismo usado para as determinações judiciais de um país a ser executado em outro.

No Brasil, a decisão sobre a autorização da conformidade com o procedimento de citação chamado “exequatur” – Cabe ao Presidente do Stj, ministro Herman Benjamin. Se concedido, Um juiz será designado Para convocar Moraes. Se negado, a justiça brasileira considerará a ação infundado e o ministro do STF não será oficialmente citado.
Moraes também pode optar por manifesto ao STJ para receber a cotação. Caso contrário, Herman Benjamin pode encaminhar o processo para analisar um Rapporador.
Leia mais:

Rumble e Trump x Moraes
- A ação nos Estados Unidos, arquivada em 11 de julhofoi motivado por uma decisão de Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio de uma conta de Rumble associada ao comentarista Rodrigo ConstantinoAlém de exigir o envio Dados do usuário;
- A ordem ainda estabelecida Fina diária de R $ 100 mil em caso de não conformidade;
- Segundo as empresas Rumble e Trump Media, a medida foi irregular por ser enviado diretamente para e-mail Rumble sede, sem observar tratados internacionais ou comunicação ao governo dos EUA;
- Eles também afirmam que a conta em questão pertence a um cidadão dos EUA, é inativo desde Dezembro de 2023 e Não é acessado no Brasilonde está a plataforma bloqueado desde Fevereiro de 2025 por ordem do próprio Moraes.

O que as empresas defendem
As empresas mantêm esse pedido de dados viola a legislação dos EUA e envolve o conteúdo de Crítica ideológica não violenta sobre democracia e instituições brasileiras.
Além disso, a petição ressalta que a decisão de Moraes foi emitida dois dias depois de Trump Envie uma carta ao Presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) expressando preocupação com o tratamento dado pelo Brasil às empresas de tecnologia dos EUA.
Disputa entre Moraes e Rumble vence o novo capítulo nos EUA
A disputa entre o ministro Alexandre de Moraesda Suprema Corte Federal (STF) e a plataforma de vídeo Rumble Ganhou um novo capítulo nesta semana. A empresa, associada a Verdade socialRede social do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpcontesta os tribunais brasileiros e reivindica a violação das leis dos EUA.
Um novo pedido para Intimação de justiça da Flórida contra Moraes foi emitido após alegações de que o ministro teria praticado censura ao exigir o bloqueio Mantido pelos brasileiros nos Estados Unidos.
Leia o artigo completo aqui

Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.