Donald Trump disse que é praticamente impossível marcar uma reunião entre Putin e Zelensky enquanto seus esforços continuam frustrados.
Zelensky disse que está pronto e disposto a se encontrar – mas o Kremlin confirmou hoje nada no diário.
Trump disse: “Vamos ver se Putin e Zelensky estarão trabalhando juntos.
“Você sabe, é como petróleo e vinagre, um pouco. Eles não se dão muito bem, por razões óbvias.”
Trump acrescentou “veremos” se ele precisaria participar de qualquer reunião.
O presidente dos EUA disse desde a reunião da Casa Branca de segunda -feira que está trabalhando para marcar uma reunião.
Após quatro dias de diplomacia pesada, ele parecia otimista – e havia uma esperança generalizada de impulso em relação à paz.
Trump fez uma ligação de 40 minutos de Putin no meio de sua reunião com líderes europeus – então disse que as rodas estavam em movimento e um local só precisava ser escolhido.
Um plano foi esboçado para que os líderes russos e ucranianos se encontrem – potencialmente seguidos por uma cúpula trilateral com Trump também à mesa.
Mas Sergey Lavrov, o topo de Putin, confirmou na sexta-feira que não há planos para um frente a frente entre Putin e Zelensky.
Com o passar da semana, houve um sinal mínimo de Putin de que ele realmente quer conhecer Zelensky – e seu demandas implacáveis da Ucrânia não mudou.
Lavrov afirmou na quinta -feira que o tirano estava a bordo – mas somente depois de trabalhar em uma lista de “questões” vagas.
Ele insistiu que a reunião só acontecesse “com o entendimento de que todos os problemas que exigem consideração no mais alto nível serão bem resolvidos”.
O ministro das Relações Exteriores acrescentou: “Se – esperançosamente, quando – se trata de assinar acordos futuros, será resolvida a questão da legitimidade da pessoa que assina esses acordos do lado ucraniano”.
Isso se refere à mancha de longa data de Putin contra Zelensky de que sua liderança é ilegítima – depois de expirar em 2024.
Kyiv insiste que a posição de Zelesnky é sólida, pois as eleições têm sido impossíveis durante a guerra.
Os medos estão crescendo que o encontro de Trump no Alasca com Putin foi infrutífero – e que de fato deu ao ditador exatamente o que ele queria.
Kaja Kallas, o principal diplomata da UE, alertou na sexta -feira que Putin está deitando uma armadilha para o Ocidente, exigindo manter a terra ucraniana.
Ele também quer morrer de fome na Ucrânia de botas ocidentais no chão, proibir o país de se juntar à OTAN e limitar o tamanho de seu exército, revelaram fontes do Kremlin.
Durante sua cúpula do Alasca com Trump, Putin exigiu toda a região do Donbas Oriental da Ucrânia – apelidado de “cinto da fortaleza” – em troca de paz.
A Rússia já ultrapassou a maioria de suas duas áreas, Donetsk e Luhansk, mas a Ucrânia está bravamente se apegando a um canto bem fortificado.
Zelensky deixou claro que ele não está disposto a terra para a Rússia como parte de qualquer acordo de paz.
Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia, disse que essas demandas são uma “armadilha que Putin quer que entremos”.
O diplomata disse ao BBC: “Putin está apenas rindo, não parando o assassinato, mas aumentando o assassinato. Estamos esquecendo que a Rússia não fez uma única concessão”.
Trump apoiou a necessidade de “trocar de territórios” nas negociações de paz – levantando os temores de que ele poderia estar entrando diretamente nessa armadilha.