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domingo, setembro 7, 2025

Leilão do túnel Santos-Guarujá tem disputa de protagonismo entre Lula e Tarcísio

EconomiaLeilão do túnel Santos-Guarujá tem disputa de protagonismo entre Lula e Tarcísio




G1 em 1 minuto-Santos: o túnel de Santos-Guarujá recebe a primeira licença ambiental que o leilão do túnel de Santos-Guarda desbloqueia um projeto de conexão entre os dois municípios que são discutidos há quase 100 anos. O primeiro design foi preparado em janeiro de 1927, quando Julius Prestes foi governador de São Paulo, em um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini. Sem avanços por décadas, o projeto foi discutido novamente e o anúncio foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos). Asse o aplicativo G1 para ver notícias reais e gratuitas O trabalho é considerado histórico e estratégico para a mobilidade regional e tem sido alvo de disputa de protagonismo entre os governos estaduais e federais: Lula e Tarcisio destacaram o projeto como uma conquista de sua gestão. Em geral, os discursos políticos adotaram um tom de colaboração institucional. No lançamento do anúncio, depois que Tarcísio agradece e elogie Lula por seu compromisso com o trabalho, o presidente enfatizou que o bom relacionamento é essencial para o projeto avançar. “Não é possível parar de trabalhar juntos, para compartilhar esforços, porque eu não gosto assim -e, assim, o e -e -o e assim não gosta de mim”, disse o presidente na época. Em manifestações para a base dos eleitores e redes sociais, no entanto, uma cita o trabalho sem mencionar o outro. Acontece que, além do ex -ministro do Governo de Jair Bolsonaro, Tarcisio é ventilado como um possível candidato na campanha presidencial de 2026. Como o G1 mostrou, Lula acredita que o governador de São Paulo será o nome da oposição no próximo ano. Começando em parceria assim que o anúncio foi aprovado, Lula defendeu o projeto em suas redes sociais, afirmando que o compromisso do governo federal “está com aqueles que mais precisam” e reforçando que ele nunca perseguiria alguém que votou contra ele. “Nunca pararei de emprestar dinheiro a um prefeito, nunca deixarei de ter um relacionamento com um governador. Não é isso que eu quero ser presidente da República”, disse ele durante um discurso publicado nas redes. O texto inicial do plug -in cada um em seu início, presidente e governador não compartilharam mais a parceria no projeto. Em fevereiro, quando o anúncio foi lançado, o governador argumentou que o projeto seria “uma meta de meta” para Baixada Santista, sem mencionar a participação do governo federal. Texto inicial do plug -in A postura desagradável os aliados do presidente. O representante do estado Antonio Donato chegou a fazer um vídeo “lembrando” de que Tarcisio não realizou o trabalho sozinho, que o projeto era antigo e agora foi o resultado da colaboração entre os governos. Meses depois, durante uma viagem à Dinamarca, na Holanda e na Noruega, para um roadshow, em promover o túnel de Santos-Guarujá para investidores-Tarcisio, comparou o projeto com o maior túnel submerso do mundo. O governador elogiou a engenharia do trabalho e disse que um projeto semelhante chegaria a São Paulo. Mais uma vez, não houve menção ao governo federal. O texto inicial do plug-in (quase) completo com isso, há alguns meses, que o presidente Lula não falou nas redes sobre o túnel-e a expectativa é que o presidente não participe do leilão, sendo representado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e pelo ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho. Algumas das contas do governo federal também mencionaram que o governo de São Paulo tem uma participação no trabalho. A exceção é o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, que sempre menciona a parceria. Texto inicial do plug -in Texto do plug -in inicial O leilão ocorre nesta sexta -feira (4), na sede do B3, em São Paulo, a partir de 16h. O primeiro túnel submerso no Brasil tem um investimento é estimado em R $ 6,8 bilhões, e duas empresas tiveram suas propostas consideradas regulares, sendo capazes de participar do leilão: concessões da ACCIO (Espanha) e Mota-Engtil (Portugal). A empresa vencedora será aquela que oferece o maior desconto na parcela mensal paga pelo governo durante a concessão. No caso de um empate, pode ocorrer uma rodada de lances ao vivo. O contrato durará 30 anos. O túnel será mantido através de uma parceria entre os governos estaduais e federais, com a participação da iniciativa privada – que será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura. Entenda o túnel submerso que conectará Santos à Guarujá Arte/G1 O projeto deve se tornar o maior trabalho do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal (PAC). Dos 1,5 km de comprimento, estima -se que pelo menos 870 metros sejam submersos. De acordo com o anúncio, as obras devem ser concluídas até 2030. Espera -se que o túnel permita o tráfego de veículos de passageiros, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Hoje, cerca de 78.000 pessoas atravessam diariamente entre os dois bancos usando barcos pequenos e balsas. Como o túnel vai construir? Segundo o governo, diferentemente dos túneis saborosos do rock como o metrô, o modelo submerso que conectará Santos e Guarujá será composto de grandes blocos de concreto, pré-fabricados em docas secas e dotado de câmaras de ar internas. “Cada peça é construída em terra, testada e depois transportada por flutuação para o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, montados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedra”, disse o ministério do porto e do aeroporto. A escolha dessa técnica considerou principalmente o solo da região. Composto por argilas macias e sedimentos do rio, ele não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas. “Além disso, o túnel de imersão tem vantagens ambientais e urbanas, exigindo menos expropriações, reduzindo o impacto visual e permitindo uma execução mais rápida e eficiente”, afirmou o ministério em comunicado. A pasta acrescentou que a construção de uma ponte foi descartada devido às restrições da base aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal da porta. Como será o trabalho do primeiro túnel submerso do Brasil? ART/G1 Entenda o passo a passo da construção De acordo com o ministério, o processo de construção do túnel seguirá “etapas rigorosas para garantir precisão e segurança”. Etapa 1: A primeira etapa envolve a preparação do leito: uma escavação será realizada na parte inferior do canal e uma base de concreto aplicada. Nesta fase, os módulos também serão construídos, que serão submetidos a testes de vedação e resistência. Etapa 2 No segundo estágio, os rebocadores transportarão os módulos para o ponto exato em que serão submersos, de maneira controlada. “A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Depois de posicionado, os blocos serão montados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e se acalmam em um sandbellow”, disse o ministério. Etapa 3 Finalmente, a empresa de construção cobrirá toda a estrutura com uma camada de pedras, destinada a proteger o túnel contra impactos e movimentos naturais das correntes do mar.



g1

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