A marca, pouco (ou nada) conhecida no Brasil, vendeu apenas 42 carros no Brasil durante os primeiros quatro meses de 2025. É possível reverter a situação? NETA X: Veja os pontos SUV positivos e negativos (que ainda vendem muito pouco aqui) A neta X é SUV médio que oferece mais espaço no porta -malas do que um jipe híbrido, do que o elétrico Byd Yuan Plus e custa menos do que alguns concorrentes, mesmo em comparação com os modelos movidos exclusivamente à gasolina. Então, por que ele vende tão pouco? A marca, pouco (ou nada) conhecida no Brasil, vendeu apenas 42 carros no Brasil durante os primeiros quatro meses de 2025, de acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Motorizados (Fenabrave). O concorrente chinês Zeekr, também iniciante e sem fama aqui, vendeu 4,4 vezes mais. Havia 186 modelos no mesmo período. O líder é BYD, que colocou 13.281 carros novos nas ruas durante os mesmos quatro meses de 2025. O G1 testou a neta x 500 luxo, a linha superior do SUV médio, para avaliar seus pontos fortes e fracos. É possível reverter este jogo? Neta X tem neta visual minimalista x Front G1 | Fábio Tito, mesmo com a neta mais barata X do que seus concorrentes no Brasil, nas vendas internacionais do mercado da marca também não decolou e fez a empresa repensar muitos de seus planos, envolvendo a demissão nem mesmo de funcionários. De acordo com Wilson Sun, presidente assistente do fabricante, neta significa “espírito que nunca desiste”. Essa persistência será necessária, na verdade. Aqui, a neta x 500 lutas de luxo com o Jeep Compass, que é vendido aqui na versão de combustão e plug-in híbrido. Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Hyundai Creta e Nissan Kicks, todos alinhados nesta linha, ainda estão neste bolo. A primeira diferença de neta X é a aparência minimalista, um alívio no meio de concorrentes adesivos excessivos. Byd, por exemplo, geralmente carimca a marca, escrevendo “Build Yours Dreams” logo abaixo do vidro traseiro e coloca outros detalhes, como atualmente, com as duas versões de golfinho, Han, Seal e Yuan Plus. Até o GWM coloca o nome da marca destacado na cobertura traseira de modelos como Haval e Ora 03, indo para o tanque. Neste último, temos “GWM Tank” em um lado das costas, “300” o outro, enquanto PHEV e HI4-T juntos no fundo. Na neta X, o logotipo da marca está em uma cor que não contrasta com a pintura do carro, e a única adição à tampa do tronco é a letra X, representando o nome do modelo. Além do minimalismo, o resto da aparência do carro não tem tanta personalidade. Não que seja ruim, mas não chama a atenção, e as linhas laterais que podem ser reconhecidas como inspiradas por outros SUVs médios, como o Nissan Kicks e o Honda HR-V. O logotipo da neta é incomum na parte de trás da neta x Fábio Tito/G1 neta X é espaçosa e concentra comandos no centro multimídia Os maiores destaques de neta X estão dentro. O primeiro e mais visível é o acabamento. Existem poucas peças com plástico duro e, em praticamente todos os cantos onde você pode colocar sua mão, o fabricante usa couro ou tecido, sempre macio ao toque. Esse tipo de toque de toque não é exclusivo da neta, mas se destaca por estar presente em um veículo próximo a US $ 200.000. O acabamento predominantemente de couro tende a aparecer apenas em carros mais caros. Interior da neta x com 80% do acabamento Fabio Tito/G1 de couro geralmente um bom espaço para as pernas do passageiro significa um tronco menor. Não é isso que acontece com a neta X, que oferece 508 litros para a bagagem. A esse respeito, ele também supera o Jeep Compass (476 litros) e Byd Yuan Plus (440 litros). Outro destaque é o espaço interno. Existem 2,77 metros de distância entre eixos, com piso plano. Esse espaço é maior que o de seu único concorrente direto, Byd Yuan Plus (2,72 metros), e é mais espaçoso que uma bússola de jipe (2,63 metros). Com o assento do motorista ajustado para uma pessoa de 1,65 metros, há mais de dois pés de espaço entre o joelho do passageiro e o assento à frente. O Neta X possui um bom espaço interno Fábio Tito/G1, pois nem todo carro é perfeito, a neta X tem pontos negativos que precisam ser considerados. A primeira delas é a quantidade exagerada de ajustes de veículos presentes apenas no centro multimídia. Ela é espaçosa (15,6 polegadas), como todo bom carro chinês moderno, e tem resolução para facilitar a leitura de todo o conteúdo, mas mesmo o controle de espelhos laterais depende dela. Outros ajustes que devem estar em lugares mais acessíveis, como controles de farol, modos de condução e teto solar, também estão no centro multimídia. Imagine que, para ligar o farol, fechar o teto solar ou ajustar o espelho retrovisor, você precisa tocar na tela, sair do GPS ou do controle de mídia, inserir os ajustes, selecionar a função desejada e controlar apenas o recurso do veículo – houve cerca de três toques no centro multimídia, sempre removendo a atenção da rodovia. Outro ponto negativo, embora menor, é a localização da taxa de câmbio. Está na haste que está na coluna de direção, onde geralmente são os ajustes do limpador de pára -brisa. Este é um lugar comum nos carros dos Estados Unidos, mas não é vendido no Brasil. O Neta X Multimedia Center concentra muitas funções, como o controle dos espelhos e até os faróis de Fábio Tito/G1 na área do motorista, o painel de instrumentos é digital e possui 8,9 polegadas. É moderno, como esperado de um carro atual, mas os indicadores são fixos – não há possibilidade de personalizar o conteúdo exibido. Uma das maiores vantagens desses painéis digitais é precisamente a capacidade de exibir as informações mais relevantes para cada motorista. Na neta X, não há necessidade de mostrar constantemente todas as posições da engrenagem; Seria suficiente destacar o “engajado”. Essas opções podem ser substituídas por outros dados, como ocorre em modelos concorrentes – incluindo veículos muito mais baratos, como o Volkswagen Polo – mas não na neta X. Finalmente, o espelho retrovisor central não tem a função do ofuscado automático dos faróis do carro. Esse recurso, bem como a personalização do painel digital, já é comum mesmo em veículos com preço inferior, como a Volkswagen Nivus. O volante Neta X não oferece controles, como o motorista adaptativo Fábio Tito/G1 Electric é inteligente, mesmo com um motor mais simples à primeira vista, a energia de 164 hp em um carro com mais de 1.700 libras pode sugerir desempenho tímido, especialmente na ultrapassagem da estrada. Este seria o caso de um veículo de combustão, mas não se aplica a um elétrico. O torque instantâneo compensa a menor potência. Para ilustrar melhor: durante os testes, sempre podemos fazer a neta X em frente às motos, abrindo o semáforo e nos fornece ultrapassagem segura na estrada. Comparado a um SUV de tamanho semelhante, mas com a motorização de combustão, a neta X oferece um desempenho equivalente ao motor de 1,4 ou 1.6 esperado, ambos turbo. A suspensão é macia, como em quase todos os carros chineses. Com eles, o conforto em ambientes urbanos era uma realidade, com o conjunto de amortecimento bem os impactos de buracos, coluna e valas, que dificilmente causam maiores inchaços aos ocupantes. Finalmente, o último ponto negativo do Neta X é o tempo da empresa no Brasil, pois a marca ainda não possui a mesma rede de concessionárias e assistência de um BYD, Volkswagen, GM ou Fiat. Aqueles que compram um carro neste momento inicial da marca precisam estar cientes de que podem enfrentar dificuldades para encontrar peças ou obter reparos especializados fora das capitais. No final, a neta X é vendida por US $ 214.900 e é tão ágil e Arisque, ou ainda mais, um Jeep Compass 4xe, uma versão híbrida do veículo americano, enquanto custa US $ 132.400 a menos – o jipe é vendido aqui por US $ 347.300. O porta -malas é maior, assim como o de Byd Yuan Plus, que é de US $ 20,9 mil mais caros. Outro concorrente eletrificado que a neta X encontra no Brasil é a Toyota Corolla Cross. Possui sistema híbrido completo, que impede que o veículo circule no modo elétrico em grandes distâncias, como pode ser visto, mas tem atraído compradores no Brasil. Custa US $ 219.890 e atualmente é de US $ 10 mais barato. O acabamento da neta X é mais confortável do que os desses concorrentes, além de oferecer mais espaço interno nas pernas. Por outro lado, o centro multimídia concentra mais comandos do que deveria, e o painel de instrumentos digitais não possui personalização. Neta precisa comer feijão para se sair bem no Brasil, o logotipo da neta é um ideograma chinês que pode ser traduzido como “pessoas cercadas pela natureza e esportividade”. A montadora chinesa Neta Auto faz parte do Hozon New Energy Automobile Group, um conglomerado que fornece tecnologia para a indústria automotiva. Fundada em 2014, Hozon registrou mais de 3.000 patentes. Quatro anos depois, ele lançou sua neta, que tem duas fábricas na China e uma na Tailândia. Desde 2018, a neta lançou sete modelos em todo o mundo: GT (que chega até o final do ano), S (um sedan de cupê), U (SUV compacto), L (SUV de tamanho médio) e V (outro utilitário compacto). Talvez uma das saídas para a neta seja mostrar a solidez da empresa, algo que não alcançou até agora. Até a chegada dos recentes gigantes chineses no mercado, havia muita suspeita de que a montadora simplesmente desaparecesse. Com um bom carro e um preço melhor do que os oponentes, a neta agora precisa ser mais popular. Neta X Key é pequena como uma caixa de maquiagem Fábio Tito/G1
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