Com fãs de música agitada assistindo, Olivia Rodrigo levará ao palco da pirâmide de Glastonbury no domingo para encerrar o festival mais famoso do mundo.
Aos 22 anos, ela será a segunda mais jovem a fazê -lo, depois de Billie Eilish em 2022 – e a única feminina ativa este ano.
Sua ascensão meteórica à fama levou -a de estrela do Disney Channel para 46 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 14 indicações e colaborações do Grammy com David Byrne e Lily Allen.
Então, como um ator infantil da Disney veio fazer essa jornada nas fileiras para conquistar o slot mais premiado na Worthy Farm?
Conhecida por seus sucessos de coração sobre manga, incluindo carteira de motorista e bom 4 U, parece que Olivia sempre estava destinada a alcançar seus objetivos.
“Eu quero ser compositor – não quero ser a maior estrela pop que já viveu”, disse ela em entrevista.
“Eu trabalhei toda a minha infância e nunca vou recuperá -la.
“Eu não fui a jogos de futebol, não tinha esse grupo de namoradas com quem saí depois da escola. Isso é meio triste.”
Criada em uma cidade do sul da Califórnia por sua professora Jennifer e terapeuta, Chris, Olivia tinha apenas 12 anos quando fez sua estréia como atuação como líder no filme da American Girl Doll Franchise.
Antes disso, o auto-professado “Teatro Kid” estava escrevendo músicas- antes de aprender piano e violão- e foi inspirado pelos tons de Taylor Swift.
Uma vez, ela se declarou a “maior swiftie do mundo” e também era uma grande fã da energia da cara dos anos 90 e grupos de rock alternativo, como sem dúvida.
Em 2016, Olivia foi escalada em Bizaardvark da Disney e, três anos depois, estrelou o musical do ensino médio: The Musical: The Series, um mockumentary que vê um monte de adolescentes fazendo uma produção de palco.
“Lembro -me de estar em reuniões aos 13 anos, e eles estavam me perguntando o que eu queria que minha marca fosse”, disse ela à Vogue.
“Eu fiquei tipo, ‘eu nem sei o que quero usar amanhã’.”
Entre as tomadas musicais do ensino médio, a jovem atriz trabalhou em seu violão, escrevendo mais música, até que os chefes da Disney a convidaram para criar uma música original para sua personagem cantar no programa.
A balada de piano que surgiu – tudo o que eu quero – se tornou viral, e ela logo estava na fila para um contrato de gravação.
Mas, ao contrário de outros que foram da Disney Favorite para a Superstar, como Miley Cyrus e Selena Gomez, Olivia evitou a gravadora interna e decidiu fazer as coisas do seu jeito.
E inspirada em Taylor, ela também se certificou de ter os direitos de seus mestres desde o início.
Tudo mudou da noite para o dia em janeiro de 2021, quando Olivia lançou sua carteira de estréia no meio do bloqueio de inverno.
Tornou -se a primeira música no Spotify a atingir 80 milhões de riachos em apenas sete dias.
A música também disparou direto para o número 1 em gráficos globalmente e a levou ao que ela chamou de “curso intensivo na idade adulta”.
“Essa foi a época mais louca da minha vida”, disse ela naquela época.
“Eu estava sentado no estacionamento de um mercearia e liguei para o meu cara de A&R.
“Acabou de fazer o número 1 na Apple Music, o que é difícil para um ato pop fazer.
“Estávamos olhando um para o outro no FaceTime, sem palavras.
“Esse era o momento em que eu sabia que seria algo maior do que eu esperava.”
Só me lembro de todos sendo tão estranhos e especulativos sobre coisas sobre as quais não tinham idéia.
Olivia Rodrigo
A história de um adolescente de coração partido observando seu ex passar rapidamente levou os fãs a especular que era sobre um triângulo amoroso com sua ex-co-estrela musical do ensino médio, Joshua Bassett, e a atriz da Disney Sabrina Carpenter.
Suas letras – “Você provavelmente está com aquela garota loira, que sempre me fez duvidar”, parecia, pelo menos para os fofocantes de Tiktok, para ser um aceno para o cantor de café expresso Sabrina, mesmo que isso nunca tenha sido confirmado.
Ainda assim, duas semanas depois que a carteira de motorista foi global, a Sabrina lançou Skin, que apresentava as linhas “Talvez você não quis dizer isso, talvez ‘loira’ fosse a única rima” e, “você está dizendo ao seu lado, então eu vou contar a minha”, levantando as sobrancelhas ainda mais.
A novela que se seguiu provou ser uma luta para as duas estrelas jovens, enquanto Joshua Bassett acabou no hospital.
Ele alegou que teve insuficiência cardíaca em meio ao estresse.
Olivia disse: “Eu divulguei sem saber que seria essa reação, então foi realmente estranho quando o fez.
“Só me lembro de todos serem tão estranhos e especulativos sobre coisas sobre as quais não tinham idéia.”
Após a carteira de motorista, a carreira de Olivia passou de força em força.
Seu segundo single, Deja Vu, foi certificado quatro vezes a platina nos Estados Unidos; então, maio de 2021 viu o lançamento de seu álbum de estréia, com o pop-punk bateu o Good 4 U se seis vezes platina nos EUA.
Ela ganhou ótimas críticas de críticos, enquanto artistas, incluindo Taylor Swift e Avril Lavigne, elogiaram ela.
Sua primeira apresentação ao vivo no Reino Unido foi no Brit Awards em 2021, enquanto sua estréia no festival aqui foi em Glastonbury no ano seguinte.
Durante o set dela lá, ela trouxe o hit de Lily Allen e Sang Allen em 2009, F *** você.
Olivia também se juntou a seus heróis sem dúvida no palco na Coachella de 2024, na Califórnia, e se apresentou ao lado de Chappell Roan em Los Angeles em agosto passado.
No início deste mês, ela cantou com David Byrne, de Talking Heads, durante sua manchete no Governors Ball de Nova York.
Os dois cantaram uma capa do sucesso da banda queimando a casa.
A documentária Olivia Rodrigo: dirigindo para casa 2 U (um filme azedo) – que se seguiu à criação de seu primeiro álbum – estreou exclusivamente no Disney+ em março de 2022.
‘Eu não beijo e digo’
E a Netflix lançou Olivia Rodrigo: Guts World Tour, sobre sua caminhada global, em outubro passado.
O desgosto continua sendo seu assunto favorito para escrever.
Mas ela manteve grande parte de sua vida privada em segredo desde a tempestade sobre o single de estréia e uma vez insistiu: “Eu não beijo e digo”.
Em vez disso, a maioria de seus sentimentos é expressa em sua música.
Pegue seu hit 2023 vampiro, no qual ela marca um misterioso ex mais um “Bloodsucker” que estava apenas com ela pela fama.
Ela namorou o produtor Adam Faze por sete meses antes do fim das coisas no início de 2022, depois entrar em um breve relacionamento com o executivo de música Zack Bia no mesmo ano.
Mas, apesar de sua dor anterior, ela agora é amada pelo ator britânico Louis Partridge, conhecido por interpretar Sid Vicious em uma série sobre as pistolas sexuais.
Ele disse em uma entrevista no ano passado: “O namoro provavelmente não deve ser feito aos olhos do público … Há o suficiente entre duas pessoas.
“Você não precisa das vozes de milhares de outras pessoas na sua cabeça.”
Mas isso não os impediu de ir, no verdadeiro estilo da geração Z, “Official do Instagram”.
E em novembro passado, Louis, 22, levou Olivia a Old Trafford para assistir ao Manchester United enfrentar o Chelsea.
Lidar com a pressão da publicidade está longe de ser o único problema que Olivia se encontrou.
O cantor de Hole Courtney Love levou às mídias sociais para chamar semelhanças entre a obra de arte de seu álbum de 1994 ao vivo por isso e material promocional para um concerto de Olivia Rodrigo, ambos com os cantores vestidos como rainhas do baile segurando flores enquanto rímel cortava seus rostos.
“Minha capa foi minha ideia original. Uma coisa que você talvez tenha que viver a vida para adquirir?” Escreveu os anos 90, a estrela do rock Courtney, embora a dupla parecesse consertar as coisas.
No entanto, as alegações de violação de direitos autorais envolvendo hits no álbum de estréia de Olivia e músicas de Taylor Swift e Paramore custariam a Star Millions.
Ambos os atos acabaram recebendo não apenas 50 % dos royalties das faixas que haviam inspirado, Deja Vu e Good 4 U, mas foram incluídos nos créditos de composição.
A natureza franca de Olivia não ajudou, pois ela mencionou anteriormente o verão cruel de Tay foi a inspiração direta para seu sucesso.
Mesmo na semana passada, ela foi acusada de fazer um local de Nashville derrubar imagens de Taylor Swift antes de filmar lá em 2023, embora mais tarde tenha sido confirmado que as remoções foram feitas por razões legais.
“Eu era tão verde sobre como a indústria da música funcionava, o lado litigioso”, disse Olivia.
A destaque Glastonbury, ao lado dos shows de 1975 e Neil Young, que Olivia percorreu um longo caminho, especialmente em meio a rumores que seu terceiro álbum poderia ser lançado este ano.
Ela pode parecer a doce garota ao lado, mas sua determinação de dirigir sua própria carreira prova que ela é tão punk quanto o resto deles.