Sobre 42 mil anoso Homo sapiens Europeu criou um tipo de Renascença pré -históricachamado Aurignanian. Nesse momento, criações artísticas e ferramentas refinadas surgiram quando o tema é estético. Entre eles está o que seria O primeiro bumerangue no mundo.
Ele foi muito bem esculpido de um Mammoth Prey e estava localizado em uma caverna na Polônia, onde os arqueólogos acreditam que recebeu um ritual em que a peça foi usada.
“Essa descoberta é incomum No registro paleolítico europeu, como acredita-se que os colegas de caçadores aborígines inventaram os primeiros bombeiros por milhares de anos como brinquedos e armas para sobrevivência no ambiente desafiador da Austrália ”, escreveu os autores no artigo que fala sobre a descoberta, publicada em PLoS um.
No entanto, enquanto os bolimeranges mais velhos na Austrália têm sobre dez mil anosos pesquisadores estimam que o artefato tem entre 39.280 mil e 42.290 anos.
Detalhes do bumerangue polonês
- O bumerangue polonês foi descoberto em CaVen Ob’azowa em 1985 E se assemelha muito a Queensland Boomerang (o que não retorna depois de ser liberado);
- Simulações apontam que o artefato Tem comportamento semelhante;
- Antes, ele era datado como sendo 18 mil anosMas foi confirmado que ele veio de Aurignacian. Assim, é considerado agora O bumerangue mais antigo do mundo;
- Outro ponto observado pelos arqueólogos é que, embora muitos desses artefatos da Idade da Pedra sejam feitos madeiraA peça polonesa é única, pois é composta apenas por marfim.
Leia mais:
E o dedo humano? Quais são os detalhes dele?
Perto do objeto, os pesquisadores encontraram um osso do dedo humano e artefatos aurignacianos típicos. “Foi sugerido que fósseis humanos e bumerangue podem ter sido parte de um Ritual xamânico“Eles explicaram, acrescentando que essa interpretação é baseada no arte rupestre antigo em toda a Europa, retratando Mãos humanas sem dedos.
Para o IflscienceUm dos autores do estudo, Sahra Talamo, disse que “conhecemos as culturas aborígines [australianas] Hoje em dia que existe um tipo de ritual para cortar os dedos […] E isso levou o arqueólogo que cava o lugar para pensar que este é um ritual em vez de uma arma de caça. ”
O argumento de Talamo é apoiado pelo fato de que Nenhuma outra peça de marfim foi encontrada em Ob’azowa, o que sugere que o bumerangue polonês Não foi feito na cavernatendo sido transportado de outros locais, indicando um item altamente valorizado no momento.

Também IflsciencePaweee Valde-Newak, outro autor do estudo, explicou que o bumerangue estava em uma dispersão de pedregulhoe cada um pesava sobre 60 kg. Eles foram trazidos para a caverna de um próximo leito do rio.
“Nesse arranjo de pedregulhos, também havia objetos de importância excepcional para pessoas paleolíticas – ornamentos feitos de Arctic presosupostos assobios fósseis de Conus (que foram cortados), artefatos de pedra de rock que ocorrem para 300 quilômetros de distância E Ocher ”, disse Valde-Newak.
“Essa combinação de elementos neste cluster deve ser tratada como evidência dos rituais do Homo sapiens primitivosAssim, não apenas Em termos de conhecimento de uma arma de arremesso, como um bumerangue ”, continuou ele.
No entanto, como observado por Talamo, essas conclusões levantam várias questões sobre a natureza das práticas de sapiens Isso morava lá. “Se houve um ritual, Deveríamos ter encontrado tais bombeiros em toda a Europa … mas nenhum outro lugar Com um bumerangue como esse. Então, por que não temos outros objetos como este neste período? A única resposta que temos no momento é que Não escavamos lugares suficientes“Ele concluiu.
