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segunda-feira, agosto 4, 2025

‘F1: O filme’ empolga até quem não curte Fórmula 1 com ação e tensão filmadas com maestria; g1 já viu

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O filme estrelado por Brad Pitt estréia nesta quinta -feira (26). O trabalho supera os clichês e o script instável, com ação eletrizante e direção nítida de Joseph Kosinski. Faça um favor a si mesmo e veja “F1: The Movie” no cinema. Poderia ser a mais nova tentativa desesperada de fazer os americanos se apaixonar pela Fórmula 1? Sim. E daí? Pode ser uma versão em rodas “Top Gun: Maverick” (2022), com quem o diretor/roteirista Joseph Kosinski compartilha? Sim. E daí? Toda a vida pode ser previsível e um pouco mais longa do que deveria? Sim. E daí? A grande estréia de quinta-feira ultrapassa todos esses problemas mais gritantes com o carisma de um elenco afiado e corridas com filtragem de domínio. De fato, Kosinski se consolida como um dos diretores de ação mais talentosos dos últimos anos – se não forem os melhores. Sua direção coloca o público dentro dos carros a mais de 300 km/ele fecha o cinema lotado com uma tensão construída com cada curva – tanto quanto todo mundo sabe quem vai atravessar a linha de chegada. Porque a história parece retirada de um manual de script dos anos 80, e o ritmo é instável como um grande prêmio sob um céu carregado. Nada disso importa. “F1” pode não ser um filme que irá para a história como um dos melhores dos últimos anos, mas é certamente o trabalho perfeito para levar as pessoas – não apenas os fãs da Fórmula 1 – para os cinemas. “F1”, estrelado por Brad Pitt, vence o trailer; Assista ao retorno do que nunca esteve no filme, o veterano e desacreditado piloto veterano interpretado por Brad Pitt é a última esperança de uma equipe do Azarona para obter sua primeira vitória na categoria de corrida de automóveis do mundo – correndo o risco de ser vendido se o plano não funcionar. No meio do caminho, ele precisa lidar com um gênio e um colega promissor (Damson Idris), um engenheiro difícil, mas bonito e empático (Kerry Condon) e seu amigo de longa data, que também é dono da equipe (Javier Bardem). O roteiro assinado por Kosinski e Ehren Kruger (um dos cinco escritores de “Maverick”) não tem muita lógica, ou talvez faça sentido apenas para aqueles que seguem a Fórmula 1, mas o público em geral não precisa se preocupar. Esta história de superação padrão que mistura o retorno da antiga promessa que nunca se materializou com o veterano Turrão, que ensinará uma lição valiosa para jovens arrogantes serve como uma boa desculpa para raças incríveis, apoiadas pela notável química do quarteto principal. Afinal, quando a maior questão oficial do roteiro é “Por que você corre?” – E o público é “Como exatamente uma vitória salvará uma equipe à beira da falência?” – Tanto o diretor quanto o elenco e os espectadores podem dedicar sua energia à ação. A cena do local de divulgação de ‘F1: The Movie’ está em ação no cinema é algo que “F1” oferece. E prova muito bem que tiros, explosões grandiosas ou lutas de coreografia elaboradas não são obrigatórias no gênero. Desde que a criminalmente subestimou “Rush: in the Limit of Emotion” (2013), não houve competições de carros tão bem representadas no cinema (a série “Senna” chegou perto e, com alguma sorte, pode recuperar a atenção do mundo com o possível sucesso de “F1”). Sempre ao lado dos pilotos, a câmera de Kosinski reproduz as apreensões da faixa, os diferentes efeitos de cada tipo de pneu e a suposta mudança aerodinâmica que dá a Pitt e seu colega/rival a chance de entrar na disputa. Mesmo assim, o filme praticamente cobra um bom sistema de som que pode recriar o barulho dos motores e aumentar o contraste com os silêncios bem empregados pelo diretor. A narração que, por algum motivo, segue desde o início os dois últimos colocados na linha de partida às vezes dificulta a imersão, e a teimosia cheia de clichê dos personagens quase coloca tudo a perder – no enredo e/ou no próprio filme – mas “F1” em breve mostra por que o cinema nunca deixará de existir. Javier Bardem e Brad Pitt na cena de ‘F1: The Movie’ Disclosure Cartle Review Critical G1 G1



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