Áreas de instabilidade atmosférica devem causar intensa precipitação nas cidades do sul, sudeste e meio -oeste do país
A onda fria que derrubou as temperaturas em várias regiões do Brasil tem seus dias numerados. A massa do ar polar começou a dar sinais de enfraquecimento e os termômetros devem subir nos próximos dias.
Em seu lugar, a chuva virá. As áreas de instabilidade atmosférica devem causar intensa precipitação nas cidades do sul, sudeste e Centro -Oeste. A chuva deve ser acompanhada de raios, rajadas de vento e até a possibilidade pontual de granizo em algumas áreas.

Prepare -se para a chuva
- De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas devem começar a aumentar gradualmente a partir desta quinta -feira (26) no sudeste e no meio -oeste.
- O sul do país, no entanto, deve permanecer sob a influência do ar frio até nesta sexta -feira (27).
- Com o deslocamento do ar polar, uma massa mais quente de ar começa dentro do continente.
- Esse fenômeno favorece a formação de uma área de baixa pressão.
- Segundo os meteorologistas, essa combinação gerará áreas de instabilidade.
Leia mais

O mau tempo pode causar danos
A previsão aponta que as chuvas chegarão à região sul do país novamente nesta quinta -feira. As áreas de instabilidade atmosférica devem causar intensa precipitação no centro, noroeste e norte de Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, bem como Santa Catarina e Paraná.
Existem avisos para possíveis danos causados por mau tempo. Isso ocorre porque essas chuvas podem ser acompanhadas por raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo pontual, com volumes entre 30 e 70 mm em alguns locais nesses estados.

Já na sexta -feira, a instabilidade se concentra no centro oeste e sul de Mato Grosso do Sul, South Strip e Costa Leste de São Paulo, Paraná e Catarina do Norte de Santa. Nessas áreas, os volumes esperados devem variar entre 20 e 60 mm.
No sábado (28), a instabilidade se retira para Paraná, Santa Catarina e Centro-North Gaucho, e pode atingir entre 40 e 80 mm, com a possibilidade de volumes ainda maiores no Rio Grande do Sul. Em outras regiões do país, o tempo permanece estável e ensolarado nos próximos dias.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.