Segundo os pesquisadores, o novo Airgel de duas camadas absorveu 58% das ondas sonoras emitidas por um motor
Estar no meio do tráfego pode ser tudo menos um momento de paz. O principal fator para isso é o ruído constante dos motores de carros de combustão. Algo que pode mudar no futuro (e nem estamos falando de veículos elétricos).
A inspiração veio de um dos caçadores mais silenciosos da natureza, a coruja. Foi assim que os pesquisadores da Universidade de Tiangong, na China, desenvolveram um novo airgel de duas camadas que permite reduzir o ruído do motor pela metade.

Como as corujas amortecem o som
- A extrema discrição das corujas tem uma explicação em suas penas e pele macia.
- Esses recursos servem para amortecer o som naturalmente.
- Assim, qualquer ruído de alta e baixa frequência é absorvido.
- Inspirados por esse incrível fenômeno natural, os pesquisadores desenvolveram o novo airgel.
- Nos testes, o material absorveu 58% das ondas sonoras.
- No futuro, pode ser usado para reduzir o ruído emitido por carros e até fábricas.
- As descobertas foram descritas em um estudo publicado na revista Materiais Aplicados e Interfaces ACS.
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O produto é eficaz para diminuir o ruído
As corujas excepcionalmente silenciosas despertaram interesse da comunidade científica por anos. Os pesquisadores até usaram as características do animal como base para o desenvolvimento de aerofólios silenciosos para tecnologias como aeronaves, veículos, drones e turbinas eólicas.
A estratégia usada para a criação de airgel imita as estruturas exatas encontradas nas penas e na pele da coruja. A equipe criou uma camada porosa mais baixa e uma camada fofa de nanofibras de silício inspiradas na pena para amortecer sons de várias frequências.

Materiais de isolamento acústico de fibra padrão geralmente têm resultados mais baixos. Isso ocorre porque esses materiais geralmente absorvem apenas sons agudos, como freios de passada ou ruídos baixos, como um motor de caminhão.
Mas o novo produto é incrivelmente eficaz e pode lidar com um grande espectro de ruído. É capaz, por exemplo, reduzir o ruído de um motor de 87,5 decibéis 87,5 para 78,6 decibéis, considerado um nível seguro. Além disso, é durável, mantendo sua integridade estrutural através de 100 ciclos de compressão com deformação mínima. Assim, a invenção é considerada fundamental para combater a poluição sonora.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.