O juiz rejeita a defesa da empresa e afirma que as queixas do governo são sólidas o suficiente para seguir em tribunal

Tudo sobre Maçã
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) obteve uma vitória preliminar em seu processo antitruste contra a Apple.
Um juiz federal rejeitou a tentativa Da empresa de encerrar o caso antes do julgamento, afirmando que as alegações do governo são suficientes para apoiar a acusação de que a Apple teria agido com a intenção de monopolizar o mercado de smartphones, especialmente os de alto desempenho.

Apple tentou arquivar um processo
- A Apple solicitou a apresentação da ação em agosto de 2024, argumentando que o DOJ não podia provar práticas anti -específicas e que o processo era baseado em uma “premissa bizarra” – que a empresa teria degradado intencionalmente o iPhone para neutralizar possíveis concorrentes.
- Embora a decisão não valida nenhuma das acusações, o juiz Julien Neals afirmou que os argumentos apresentados pelo governo justificam a continuidade do caso.
- A Apple ainda não comentou a decisão.
Esse estágio marca um avanço importante para o Departamento de Justiça, pois essas ações nem sempre poderão continuar em breve. Em um caso semelhante, a Federal Trade Commission (FTC) teve uma ação contra a meta inicialmente rejeitada e teve que apresentar as acusações.

Leia mais:
Apple dificultou o uso de aplicativos dos concorrentes
No processo, o DOJ acusa a Apple de limitar propositadamente a funcionalidade de aplicativos, acessórios e tecnologias concorrentes, criando barreiras artificiais para manter sua posição dominante no mercado.
De acordo com o então chefe da divisão antitruste, Jonathan Kanter, a Companhia impôs regras e restrições contratuais que aumentaram os custos para consumidores e desenvolvedores e sufocou inovações rivais.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.