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domingo, agosto 3, 2025

Fies 2025: dívida de R$ 17,9 bilhões reacende debate sobre educação e crédito

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O Fundo de Financiamento para Estudantes do Ensino Superior (FIES), criado para expandir o acesso ao ensino superior no Brasil, atingiu 2025 sob intenso escrutínio.

Com uma dívida acumulada de R $ 17,9 bilhões em parcelas superam há mais de 90 diasO programa federal enfrenta sua maior crise desde a criação. Os dados revelam que 59,3% dos contratos ativos estão inadimplentesrepresentando um grande desafio financeiro e social.

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Fies
Imagem: Freepik / Edição: Seu crédito digital

Dívida acumulada e seus impactos

De acordo com as informações do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), obtidas por meio da lei sobre acesso à informação, Cada aluno inadimplente deve uma média de R $ 46 mil. No total, o portfólio ativo do programa representa um passivo de R $ 93,8 bilhões para os cofres públicos, dos quais R $ 17,9 bilhões têm mais de três meses de atraso.

Comparativo com anos anteriores

Em 2024, o padrão era de R $ 15,8 bilhões. O crescimento de mais de US $ 2 bilhões em apenas um ano aponta para uma tendência preocupante. Para fins de comparação, em 2015, apenas 33% dos estudantes estavam inadimplentes. Hoje, O padrão mais que dobrou em uma décadademonstrando o agravamento do problema.

FIES: Solução para acesso à crise da sustentabilidade

FIES propósito inicial

Criados para democratizar o ensino superior, a FIES permitiu que milhões de brasileiros entrassem em faculdades particulares, até incapazes de pagar as mensalidades. No auge, o programa até financiou Mais de 700 mil estudantes por ano.

Declínio nas aderências

Atualmente, o número de novos contratos não atinge 40 mil por semestre. O Caindo mais de 90% desde 2014 acompanha o avanço da inadimplência e as alterações nas regras do programa. A partir de 2018, os “Novo Fies”, sancionados durante o governo Michel Temer, eliminaram o período de período de carência total e instituíram acusações durante o curso.

Principais mudanças das novas FIES:

  • Cobrança de acusações enquanto o aluno ainda tem o diploma;
  • Desconto automático da folha após a graduação;
  • Regras mais rigorosas para conceder financiamento.

Impacto direto no orçamento público

Ameaçou apelo público

Como a FIES é financiada principalmente com fundos do Ministério da Educação (MEC), o não pagamento da dívida cai diretamente em Tesouro nacional. Isso significa que o dinheiro que não é mais pago pelos alunos pode ser usado em outras áreas da educação pública, como infraestrutura escolar e formação de professores.

Fatura de ensino superior privado

Na prática, o governo federal acaba com instituições privadas e com as perdas em caso de inadimplência. Especialistas apontam que O modelo atual transfere o risco de inadimplência para o setor públicosem mecanismos efetivos de garantia de retorno.

Por que os alunos não podem pagar?

Dificuldades de permanência

Para a economista Claudia Costin, ex -diretora de educação do Banco Mundial, a FIES expandiu o acesso ao ensino superior, mas falhou em garantir a permanência e a conclusão dos cursos. Muitos estudantes abandonam a graduação, devido a dificuldades financeiras ou pela baixa qualidade do treinamento.

Baixa empregabilidade

Outro ponto central é o baixa taxa de empregabilidade após a graduação. Muitos estudantes treinados por FIES acham difícil entrar no mercado de trabalho com salários que lhes permitem suportar a dívida adquirida.

Tentativas de renegociação e resultados limitados

Em 2024, o governo promoveu uma campanha de renegociação, que resultou na liquidação de 132 mil contratos. No entanto, na primeira metade de 2025, apenas 42 mil contratos foram liquidados. O resultado mostra que, apesar dos incentivos, Adesão tem sido tímida.

Medidas de estimulação da renegociação:

  • Descontos de juros e multas;
  • Pagamento de parcelamento facilitado;
  • Inclusão no programa Dream Brasil para renegociação da dívida pública.

Debate sobre o futuro das Fies

Revisão estrutural na agenda

Dados os números alarmantes, especialistas e representantes do governo defendem um Revisão estrutural do programa. Entre as propostas estão:

  • Link financiamento ao desempenho acadêmico;
  • Expandir a inspeção e o controle de qualidade dos cursos financiados;
  • Reformular o modelo de coleta com base na renda da saída.

Alternativas em discussão

Além da revisão de FIES, a expansão de Programas de bolsas de estudos de estudo parcial e incentivos para permanência no ensino superior, especialmente para estudantes em situações vulneráveis. Outro caminho possível seria o Expansão do ensino superior públicocom vagas gratuitas e maior financiamento direto às universidades federais.

O que os especialistas pensam

Página aberta no telefone celular, ao seu lado está um homem preocupado com a mão na cabeça dele e segurando uma carteira vazia
Imagem: RafaPress e RealPeoplestudio / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

“Fies desempenhou um papel importante na democratização do acesso, mas se tornou insustentável por mais que seja. É necessário repensar completamente o modelo”, diz Claudia Costin.

“A inadimplência em massa indica que os alunos não podem pagar as dívidas assumidas. Isso precisa ser considerado na formulação de novas políticas”, diz o economista Ricardo Paes de Barros.

Conclusão

O Fiesque já foi um símbolo de inclusão educacional, hoje representa um passivo bilionário e uma dor de cabeça para o governo federal. Com a dívida acumulada e o número crescente de inadimplências, o debate sobre sua reformulação se torna urgente. Garantir o acesso ao ensino superior é essencial, mas sem comprometer o futuro das finanças públicas ou a trajetória profissional dos estudantes.

Imagem: Chayanuphol / Shutterstock.com – Edição: Seu crédito digital



Fonte Seu Crédito Digital

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