O túnel conectará a região de Oveirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Divulgação/Governo de São Paulo O leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que conectará as cidades de Santos e Guarujá, ocorre nesta sexta -feira (4), na sede da B3, em São Paulo, a partir das 16h. O investimento é estimado em R $ 6,8 bilhões, e duas empresas tiveram suas propostas consideradas regulares, sendo capazes de participar do leilão: concessões da ACCIO (Espanha) e Mota-Engtil (Portugal). Asse o aplicativo G1 para ver notícias reais e gratuitas que a empresa vencedora será uma que oferece o maior desconto na parcela mensal paga pelo governo durante a concessão. No caso de um empate, pode ocorrer uma rodada de lances ao vivo. O contrato durará 30 anos. O túnel será mantido através de uma parceria entre os governos estaduais e federais, com a participação da iniciativa privada – que será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura. Entenda o túnel submerso que conectará Santos à Guarujá Arte/G1 O projeto deve se tornar o maior trabalho do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal (PAC). Dos 1,5 km de comprimento, estima -se que pelo menos 870 metros sejam submersos. De acordo com o anúncio, as obras devem ser concluídas até 2030. Espera -se que o túnel permita o tráfego de veículos de passageiros, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Hoje, cerca de 78.000 pessoas atravessam diariamente entre os dois bancos usando barcos pequenos e balsas. O Projeto Santos-Guarujá Turnel deixará o jornal após quase 100 anos; Veja o Projeto Centenário de Cronologia G1 em 1 minuto – Santos: Santos -Guarujá Tunnel recebe a primeira licença ambiental A construção de um túnel entre os dois municípios é discutida há quase 100 anos. O primeiro projeto foi preparado em janeiro de 1927, quando Julius Prestes foi governador de São Paulo, com um plano apresentado pelo engenheiro Enéas Marini. Sem avanços por décadas, o projeto foi discutido novamente e o anúncio foi lançado no início deste ano pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos). O trabalho é considerado histórico e estratégico para a mobilidade regional e tem sido alvo de disputa de protagonismo entre os governos estaduais e federais: Lula e Tarcisio destacaram o projeto como uma conquista de sua administração. Em geral, os discursos políticos adotaram um tom de colaboração institucional. No lançamento do anúncio, depois que Tarcísio agradece e elogie Lula por seu compromisso com o trabalho, o presidente enfatizou que o bom relacionamento é essencial para o projeto avançar. “Não é possível parar de trabalhar juntos, para compartilhar esforços, porque eu não gosto assim -e, assim, o e -e -o e assim não gosta de mim”, disse o presidente na época. Mais recentemente, no entanto, em manifestações para a base de eleitores e redes sociais, uma cita o trabalho sem mencionar o outro. Acontece que, além do ex -ministro do Governo de Jair Bolsonaro, Tarcisio é ventilado como um possível candidato na campanha presidencial de 2026. Como o G1 mostrou, Lula acredita que o governador de São Paulo será o nome da oposição no próximo ano. Como o túnel vai construir? Segundo o governo, diferentemente dos túneis saborosos do rock como o metrô, o modelo submerso que conectará Santos e Guarujá será composto de grandes blocos de concreto, pré-fabricados em docas secas e dotado de câmaras de ar internas. “Cada peça é construída em terra, testada e depois transportada por flutuação para o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, montados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedra”, disse o ministério do porto e do aeroporto. A escolha dessa técnica considerou principalmente o solo da região. Composto por argilas macias e sedimentos do rio, ele não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas. “Além disso, o túnel de imersão tem vantagens ambientais e urbanas, exigindo menos expropriações, reduzindo o impacto visual e permitindo uma execução mais rápida e eficiente”, afirmou o ministério em comunicado. A pasta acrescentou que a construção de uma ponte foi descartada devido às restrições da base aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal da porta. Como será o trabalho do primeiro túnel submerso do Brasil? ART/G1 Entenda o passo a passo da construção De acordo com o ministério, o processo de construção do túnel seguirá “etapas rigorosas para garantir precisão e segurança”. Etapa 1: A primeira etapa envolve a preparação do leito: uma escavação será realizada na parte inferior do canal e uma base de concreto aplicada. Nesta fase, os módulos também serão construídos, que serão submetidos a testes de vedação e resistência. Etapa 2 No segundo estágio, os rebocadores transportarão os módulos para o ponto exato em que serão submersos, de maneira controlada. “A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Depois de posicionado, os blocos serão montados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e se acalmam em um sandbellow”, disse o ministério. Etapa 3 Finalmente, a empresa de construção cobrirá toda a estrutura com uma camada de pedras, destinada a proteger o túnel contra impactos e movimentos naturais das correntes do mar.
g1