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domingo, julho 20, 2025

Indústria automotiva vê queda na produção, e se preocupa com alta do IOF e da inadimplência

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A produção de veículos no Brasil registrou uma queda mensal de 5,9% em maio deste ano. Em acumulado do ano, o aumento é de 10,7%. A nova divulgação/Volkswagen da Linha de Produção SUV da Volkswagen, a produção do setor automotivo brasileiro caiu 5,9% em maio, de acordo com dados divulgados na quinta -feira (5) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos (ANFAVEA). No mês passado, 214,7 mil unidades foram produzidas, em comparação com 228,2 mil em abril. Comparado a maio de 2025, houve um aumento de 28,8%, impulsionado pela parada do setor durante as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. No ano, a produção totalizou 1,02 milhão de veículos, um crescimento de 10,7% nos primeiros cinco meses de 2024 (926,8 mil unidades). Apesar do avanço, a ANFAVEA está preocupada com os próximos meses, devido ao aumento do IOF (imposto sobre operações financeiras) e ao crescimento da inadimplência, que atinge 5% entre indivíduos e 3% entre as empresas. “O padrão tem um aumento gradual nos últimos meses, tanto para indivíduos quanto para entidade legal. Isso nos indica que podemos ter uma contração de demanda, aumentando as taxas de juros e diminuindo as vendas de veículos nos próximos meses”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea. Leia mais: Fiat Strada lidera as vendas em 2025, mas as encostas VW Polo; Consulte a lista de vendas de novas motocicletas sobe quase 11% em 2025; Veja os mais vendidos, veja os melhores carros e captadores usados ​​no Brasil até que os veículos leves no segmento de veículos leves, que incluem os carros de passageiro, também podem ter retração. A produção caiu 8,3%, o que representa cerca de 14.000 unidades a menos do que no mês anterior. Em acumulado do ano, no entanto, o cenário é mais favorável: de 695,6 mil unidades em 2024 a 758,6 mil em 2025, crescimento de 9,1%. “Temos um mercado crescente, nossos remessas ao ar livre crescem, mas nosso mercado está sendo capturado por modelos importados. Para nós, que representam produtores locais, é sempre um sinal de alerta”, disse Calvet. Comerciais leves com até 3.500 kg de peso bruto total – como Fiat Strada e Ford Ranger – também aumentaram a produção no período. Entre janeiro e maio de 2025, foram produzidos 199,3 mil unidades desse tipo de veículo, em comparação com 167,1 mil no mesmo intervalo de 2024, um aumento de 19,3%. No entanto, em maio deste ano, 44.500 unidades deste segmento foram fabricadas, aproximadamente 9 mil a menos do que em maio de 2024. Veículos de importação e eletrificados De acordo com o Igor Calvet, a entidade mostra preocupação com o aumento das importações, que cresceu 19,3% no ano. Entre janeiro e maio de 2025, 187.000 veículos importados estavam inchados, em comparação com 156.000 no mesmo período de 2024. Por outro lado, o consumidor brasileiro mostrou uma preferência crescente por veículos eletrificados. De acordo com dados da ANFAVEA, os maiores volumes de platings ocorreram nos segmentos híbridos híbridos e plug-in. Confira os números entre maio de 2024 e 2025: elétrico: de 5.170 a 6.958 unidades; Híbridos: de 4.719 a 8.160 unidades; Híbridos plug-in: 3.718. a 7.144 unidades. “Chegamos a uma marca histórica de veículos com novas tecnologias de propulsão. Havia 10,4% desses veículos, que é o nível mais alto da história. É ainda superior a janeiro deste ano, quando tivemos 10,3%”, explicou Calvet. Esse crescimento pode estar ligado à aceleração de importações por montadoras como BYD e GWM, dada a expectativa de aumento iminente nas tarifas de importação. “Nossa economia cresceu 1,4% no trimestre. Entre os cinco primeiros países em crescimento, nenhum deles é um produtor significativo de carros”, disse Calvet. Veja quais países exportaram mais carros para o Brasil no ano: Argentina: 85.719 unidades; China: 58.118 unidades; México: 12.215 unidades; Alemanha: 10.606 unidades; Uruguai: 7.645 unidades; Tailândia: 3.337 unidades. Exportar apesar do crescimento das importações, a indústria automotiva nacional também registrou um aumento significativo nas exportações. Na comparação entre maio e abril deste ano, houve um aumento de 11,3%. No entanto, o desempenho é ainda mais positivo a longo prazo. Comparado a maio de 2024, as exportações cresceram 92,6%. No quinto mês de 2025, o Brasil exportou 51.534 veículos, em comparação com 26.760 unidades no mesmo período do ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano, o aumento das exportações foi de 56,6%. “Nossos carros embarcaram para outros países tiveram um aumento de 11%, que registra o melhor mês desde agosto de 2018, quando exportamos 56.000 unidades. Isso se deve ao mercado argentino, que cresceu 78% este ano”, disse Calvet. Volkswagen Tera: Veja os 5 pontos positivos e negativos do novo SUV da marca alemã



Fonte Seu Crédito Digital

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Author : mzansi taal.